OFICINAS SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE DE EMBALAGENS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Advertisements

A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O USO DO LIXO PARA DESENVOLVER O RACIOCIONIO EM MATEMÁTICA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Corpo Docente As qualificações dos docentes são satisfatórias? Avaliação Externa: A Sim.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA JOSIANY FRANÇA
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
POR QUE UM ADOLESCENTE DO TERCEIRO MILÊNIO DEVE APRENDER HISTÓRIA?
Educação Ambiental - GPEEA
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Mobilização da Comunidade Escolar
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Trabalho: Plano de Aula Professora: Kuniko I
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
Dominando as práticas pedagógicas
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
Como avaliar o conteúdo energético dos alimentos?
O novo programa de Matemática para o ensino básico
JORNAL SEMESTRAL : UMA ALTERNATIVA PARA REVISÃO DE CONTEÚDO.
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL (ASB)
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL (ASB)
CAMAPUÃ/MS 22/10/2014. * NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO DA E.E.CAMILO BONFIM: 358.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Professora Míria Gomes
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
RELATO DE TRABALHO PARA A II MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL
Teorema de Tales na resolução de problemas
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
PLATAFORMA ADAPTATIVA DE APRENDIZAGEM
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Edição Atual. Produção dos novos jornais do mês de abril/2014 confeccionados pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio.
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
E.E. Cel. Paulino Carlos.
Projeto Interdisciplinar Relatório – 2º Trimestre
Professor(es) Apresentador(es):
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
Geekie+ PLATAFORMA ADAPTATIVA DE APRENDIZAGEM. O que é a Plataforma Geekie É uma plataforma de aprendizagem adaptativa que visa colaborar com o processo.
Educação Financeira para crianças e Jovens
Plano de Trabalho Docente
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

OFICINAS SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE DE EMBALAGENS COLÉGIO ESTADUAL AMARO CAVALCANTI OFICINAS SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE DE EMBALAGENS EQUIPE Professor Articulador Alexandre Oliveira de Souza Professora Aline Barbosa do Nascimento Professora Clarissa Mattana de Oliveira

OBJETIVOS Tratar o tema consumo consciente em sala de aula; Desenvolver atividades didáticas sobre o ciclo das embalagens; Incentivar o protagonismo de alunos matriculados na 1ª. e 3ª. Séries do Ensino Médio nas Turmas 1005 e 3001 do CEAC.

As Oficinas e os Conteúdos ONDE ESTAMOS NO CONSUMO? Analisando da utilização e descarte de embalagens. ONDE CHEGAMOS COM O CONSUMO? Reconhecendo que existem padrões distintos de consumo na sociedade e que não podemos generalizar. Identificando indicadores ambientais de excesso de consumo. CONSUMO CONSCIENTE EM CASA. Relacionando a quantidade de resíduos produzida com os hábitos de consumo doméstico.

Onde estamos no Consumo? Após um debate sobre a venda de produtos em embalagens sedutoras, foram comparadas algumas embalagens com propagandas emblemáticas relativas a algumas “vantagens” na sua utilização e em seguida, registros dos ciclos de vida de uma embalagem foram feitos por cada grupo de estudantes.

Resultados

Onde Chegamos com o Consumo? Individualmente, cada aluno contabilizou a sua pegada ecológica e em grupos estabeleceram propostas para alterar sua pegada; pesquisaram em grupos uma reportagem da Revista Horizonte, relacionando com o tema consumo consciente e apresentando para a classe na forma de seminário.

Resultados Seminários na Turma 1005 Seminários na Turma 3001

Gráfico da Pegada Ecológica dos alunos.

Consumo Consciente em Casa. Nesta atividade os grupos examinaram o pôster do Kit, lendo as legendas numeradas e estabeleceram suas conclusões sobre o consumo consciente de embalagens no dia a dia em suas residências.

Resultados

Conclusões Os objetivos propostos para cada oficina foram obtidos com êxito. O envolvimento das colegas professoras e dos alunos das Turmas 1005 e 3001, foi completo e satisfatório. As oficinas propiciaram aos envolvidos discutir o tema consumo consciente, tendo sido o material fornecido muito útil.