 As redes de integração são formadas com base na reciprocidade,ética e confiança.  Noriah aponta três razões para o crescente numero de formação dessas.

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Transcrição da apresentação:

 As redes de integração são formadas com base na reciprocidade,ética e confiança.  Noriah aponta três razões para o crescente numero de formação dessas redes:  Emergência do novo padrão de competitividade  Ascenção das economias asiáticas  E o próprio amadurecimento do conceito de integração entre empresas.

 Pequenas e médias empresas muitas vezes ficam sob o controle de sistemas de subcontratação ou sob o domínio financeiro/tecnológico de empresas de grande porte.  No entanto,também tomam a iniciativa de estabelecer relações com várias empresas grandes e/ou com outras menores e médias, encontrando nichos de mercado ou empreendimentos cooperativos.A partir deste conceito as empresas formam o que chamamos de Alianças Estratégicas.

 É um modelo organizacional que surgiu nos últimos anos e refere-se a interligação de empresas de grande porte com pequenas e médias.

 É um novo conceito que implica ações e atitudes duradouras, com cumplicidade, que signifiquem ir além da tradicional parceria nos negócios com compra/venda, apenas.  Deve ser algo que represente o ganha - ganha para os dois lados.

 O acesso a mercados e a recursos de capital é freqüentemente trocado por tecnologia e conhecimentos industriais: em outros casos duas ou mais empresas empregam esforços juntas para desenvolver um novo produto ou aperfeiçoar uma nova tecnologia, em geral sob patrocínio de governos ou órgãos públicos.

 Depoimento do diretor Comercial Artur Gandini, do Supermais Supermercados.  Necessidade: Apoio para aumentar o fluxo no Supermais Supermercados,  Aliado:Forno de Minas  O Supermais Supermercados precisava de preço, muito prazo e sem olhar o volume de vendas.  Forno de Minas também estava começando.  Em pouco tempo seu produto virou a vedete do Supermais.  De uma aposta arriscada minha loja virou referência na venda de Pão de queijo era recorde sobre recorde, cheguei a ser a maior venda em metro quadrado dos produtos Forno de Minas”,  O desempenho de suas vendas ajudou muito a fornecedora que ainda buscava seu espaço no mercado.  A garantia do Supermais à Forno de Minas era de que não compraria grandes estoques, mas que o desempenho seria excelente.

 Depoimento do gestor Adriano Gonçalo, da Central de Supermercados do Rio Grande (Cergran)  Uma dessas alianças é com a Sucos Mid/Ajinomoto.  Desde o final de janeiro, a rede, com 15 lojas, comercializa o sucos em todos os seus pontos de venda.  O produto é fornecido à Cergran abaixo do preço que é vendido para o mercado em geral e oferece 5% de fidelidade.Percentual que é repassado ao associado da rede na forma de desconto no pagamento da mensalidade.  Na prática, ao final de cada mês 5% do faturamento sobre o suco é devolvido para a central.  Outra vantagem é que a indústria de sucos coloca uma promotora em cada loja para demonstrar o produto.  A parceria consiste ainda na cessão do espaço da rede para treinamentos de funcionários da Mid.  O resultado é que a indústria tem ponto de venda garantido para seus produtos e as lojas um fornecedor em que podem confiar, já que se os produtos não forem vendidos, serão trocados por outro item ou por uma remessa mais nova.  A Cergran mantém parcerias também com o Café Utan, a Santa Amália e outros fornecedores da região.  Outra aliança é feita com uma empresa da região para a venda de carvão da marca própria da Cergran.

 Quando seus concorrentes estão unidos por Alianças  Se está insatisfeito com a Aliança atual  Para vencer os desafios futuros  Quando necessita de novas competências e não tem recursos financeiros suficientes.

 Melhoria da competitividade  Aumento de penetração em novos mercados  Aperfeiçoamento do produto de acordo com o Perfil de clientes  Agregação de novas habilidades e competências  Redução de custos com economia de escala  Acesso rápido a tecnologias novas e emergentes  Desenvolvimento de novos produtos  Domínio de novos conhecimentos  Melhoria da qualidade

 Preenchimento de lacunas no mercado atual e nas bases tecnológicas.  Redução do risco e dos custos de entrar em novos mercados.  Aceleração do processo de lançamentos de novos produtos.  Geração de economia de escala.  Extensão do Objetivo das operações existentes.  Redução dos custos de saída no caso de abandono de operações

 As organizações estão sempre em busca de novas técnicas para melhorarem a participação no mercado ou conquistar novos mercados.  A Aliança Estratégica traz ou abre as portas para crescimento e desenvolvimento das partes envolvidas ou aliadas, com o intuito de satisfazer as necessidades do mercado consumidor, para na realidade alcançar o objetivo principal: o aumento dos lucros da organização.

 A era da informação:Economia, Sociedade e Cultura- Volume I – A sociedade em Rede,Manuel Castells, editora Paz e Terra,SP,2006.Tradução Roneide Venancio Majer.  Alianças Estratégicas- pdf, AMIS 2006  Como construir Alianças Estratégicas com Sucesso- pdf, Active management, 2005  Competitividade, Alianças Estratégicas e Gerência Internacional,Suzana Braga Rodrigues,editora Atlas,SP,1999. 