Mercado de Capitais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA
Advertisements

Macroeconomia Aula 2.
Fluxo de Fundos para instituições e mercados financeiros
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
FINANÇAS CORPORATIVAS
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
“Investimentos – Parte 2 ”
“Investimentos - Parte 1”
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
CUSTO DE CAPITAL E DECISÕES DE INVESTIMENTO DE LONGO PRAZO
Questões sobre SFN.
ATUAL CRISE AMERICANA.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
SISTEMA MONETÁRIO.
MERCADO FINANCEIRO.
RECEITAS E CUSTOS AULA 25 RECEITAS: do projeto são o fluxo de recursos financeiros (monetários) que o mesmo recebe em cada ano da sua vida útil, direta.
Debêntures São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direitos contra.
MOEDA.
Economia Brasileira_26/02/2007
Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2011
Analise da empresa com índices financeiros e econômicos
Mercado Financeiro e de Capitais
Departamento Economia: Mercado de Capitais Pedro Paulo H. Wilhelm 1 CAPITALISMO:Forma de organização de uma sociedade econômica, onde as decisões de produção.
Fontes de Financiamento
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE POUPANÇA E INVESTIMENTO
Instituições Financeiras do SFN
Demonstrações Contábeis
Administração Financeira e Orçamentaria
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
Mercado de Capitais Profa. Jucilene Ruzza.
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Mercados Financeiros.
Fundamentos de Economia
Introdução à Macroeconomia
Poupança, Investimento e Sistema Financeiro
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
Introdução ao Mercado de Capitais
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Mercado do Títulos Público
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
FORMAS DE INVESTIMENTO
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Instituições Financeiras Bancárias Bancos Comerciais Bancos Múltiplos Caixas Econômicas.
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
FRANCISCO ROSSIVALDO; EDUARDO; LUIZINHA AURILÉIA; GERSON JUNIOR; WENDEL CARLOS.
Mercado de Capitais Financiamento de Capital de Giro
AULA 2 – Mercados Financeiros
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Mercado Financeiro: noções
Disciplina: Organização do Trabalho
Fundos de investimento
Mercado Financeiro e Investimentos
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
Sociedade Anônima Características
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
M ERCADO DE C APITAIS Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre Licenciatura em Administração de Publicidade e Marketing – 2º ano 2º Semestre.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
MERCADO FINANCEIRO Prof. Glauco Conceitos Básicos.
Transcrição da apresentação:

Mercado de Capitais

O que é Mercado de Capitais O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

Importância Por ser um canal fundamental na captação de recursos que permitem o desenvolvimento das empresas, gerando novos empregos e contribuindo para o progresso do País, o mercado acionário também se constitui em uma importante opção de investimento para pessoas e instituições. Assim, quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais.

Função Facilitar a transferência de recursos e a conversão de ativos líquidos em investimento com a vantagem de não gerar massa monetária através de qualquer efeito multiplicador, evitando, portanto, tensões inflacionistas por esta via.

No mercado de capitais, os principais títulos negociados são os representativos do capital de empresas ou de empréstimos tomados, via mercado, por empresas que permitem a circulação de capital para custear o desenvolvimento econômico. É constituído pelas bolsa de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

Tipos de Mercado Mercado de crédito Os contratos são feitos de forma individualizadas entre as duas partes e as obrigações resultantes em geral não são transferíveis. Há intermediação financeira, no caso o banco comercial é o intermediador entre o tomador do empréstimo e o proprietário do recurso. Podem ser divididos em: curto prazo longo prazo

Mercado de títulos Os contratos são mais genéricos e padronizados de forma que podem ser transferíveis a terceiros, ou seja, tais contratos podem ser negociáveis em mercados secundários, ganhando liquidez. Não há intermediação financeira, o banco apenas promove o encontro entre investidores e tomadores com a cobrança de uma taxa de corretagem. Divide-se em: Títulos de Propriedade (Ações) Títulos de Dívidas (Debêntures, Commercial Papers, bônus-bonds)

Principais valores mobiliários Ações; Debêntures simples ou conversíveis; Notas Promissórias; Quotas de Fundos de Investimento; Derivativos; Contratos de investimento coletivo; Certificados de Recebíveis e de Audiovisual; Recibos de Depósito; Bonds e Commercial Papers

Componentes do mercado de capitais Mercado Primário compreende os ativos financeiros que iniciam a sua circulação no mercado através de emissões (públicas ou privadas). Mercado secundário compreende os ativos financeiros que já estão em circulação no mercado e que são objeto de transações nas Bolsas de Valores ou fora delas, procurando assim, assegurar a liquidez dos valores mobiliários.

Poupança É a parcela da renda, de pessoas, empresas ou instituições superavitárias, que não é gasta no período em que é recebida, e por conseqüência é guardada para ser usada num momento futuro.

SEGURANÇA; RENTABILIDADE; VALORIZAÇÃO; PROTEÇÃO; DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO; LIQUIDEZ

Situação da Poupança no Brasil No Brasil, as contas de poupança que também são chamadas de "cadernetas de poupança", são destinadas à pequenos depositantes e investidores financeiros. A Caixa Econômica Federal é o maior depositário e incentivador desse tipo de investimento, havendo ganhado pelo terceiro ano consecutivo o prêmio Top of Mind no segmento poupança.

Investimento É a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo).

investimento bruto: corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital e formação de estoques. investimento líquido : exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, equipamentos, e instalações desgastadas pelo uso. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, á ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia.

Tipos de investimento público Investimento a fundo perdido É um investimento realizado sem expectativa de retorno de montante investido. Esse tipo de investimento é realizado geralmente pelo Estado no sentido de melhorar as condições de existência de setores de baixa renda, como a construção de moradias populares, saneamento básico, ou mesmo realizações de obras de infra-estrutura como estradas, que estimulam os investimentos privados através da oferta de um produto ou serviço antes inexistente.

Investimento autônomo É um investimentos que acontece em função de avanços tecnológicos , ou aqueles que se realizam sem expectativa de obtenção de uma taxa média de lucro, ou mesmo são realizados a fundo perdido.

Investimento induzido São os investimentos destinados a atender à demanda gerada pelo aumento da renda pois é realizado em decorrência de um aumento da renda Investimento Financeiro São as operações de compra e venda de títulos financeiros como letras de câmbio, ações

Investimento estrangeiro É a aquisição de empresas, equipamentos, instalações, estoques ou interesses financeiros de um país por empresas, governos, ou indivíduos de outros países. O investimento estrangeiro pode ser: Direto: quando aplicado na criação de novas empresas ou na participação acionária em empresas já existentes. indireto: quando assume a forma de empréstimos e financiamentos a longo prazo.

Por que Investir ? À medida que cresce o nível de poupança, maior é a disponibilidade para investir. A poupança individual e a poupança das empresas constituem a fonte principal do financiamento dos investimentos de um país. Tais investimentos são o motor do crescimento econômico e este, por sua vez, gera aumento de renda, com conseqüente aumento da poupança e do investimento, e assim por diante. Esse é o esquema da circulação de capital, presente no processo de desenvolvimento econômico. As empresas, à medida que se expandem, carecem de mais e mais recursos, que podem ser obtidos por meio de: empréstimos de terceiros; reinvestimentos de lucros; participação de acionistas.

Onde investir ? Investimentos Imobiliários Envolvem a aquisição de bens imóveis, como terrenos e habitações.  Investimento em Títulos Abrangem aplicações em ativos diversos, negociados no mercado financeiro, que apresentam características básicas com referência a: renda - variável ou fixa;  prazo - variável ou fixo; emissão - particular ou pública;

Como Investir ? Para operar no mercado secundário de ações, é necessário que o investidor se dirija a uma sociedade corretora membro de uma bolsa de valores, na qual funcionários especializados poderão fornecer os mais diversos esclarecimentos e orientação na seleção do investimento, de acordo com os objetivos definidos pelo aplicador. Se pretender adquirir ações de emissão nova, ou seja, no mercado primário, o investidor deverá procurar um banco, uma corretora ou uma distribuidora de valores mobiliários, que participem do lançamento das ações pretendidas.