“Didática: Competências e Habilidades Docente”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Formação em ação Segundo Semestre..
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Organização Curricular da Escola
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Programa aluno pesquisador
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Construindo uma identidade profissional
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Projeto Político-Pedagógico
Educação Ambiental - GPEEA
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Projeto político pedagógico uma importante ferramenta educacional
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Afinal, o que é Planejamento?
Programa Ler e Escrever
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Apresentação.
Portfólio de Estágio Supervisionado
Projetos Interdisciplinares de Ensino II
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Professor Profissional
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
A ESCOLA VOLTA-SE PARA SI!! É HORA DE REPENSAR A PRÁTICA.
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Sejam bem vindos!.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Professor: José Medina
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Autores: Elenice P. Juliani Engel Volmar Madeira Gildo Volpato
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
Docente: Dr. Arthur Vianna
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
Faculdade Piaget - Brasil
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

“Didática: Competências e Habilidades Docente” Didática, educação e ensino na atualidade; Tendências pedagógicas (abordagens de ensino); O ciclo docente planejamento, execução e avaliação; gestão das práticas pedagógicas; a relação professor/aluno; o espaço e a dinâmica da sala de aula; processo ensino-aprendizagem. Os saberes docentes. Competências e Habilidades docentes. As tendências de formação de professores.

Objetivos : Refletir sobre o papel do professor e a arte de ensinar bem; Construir um saber teórico-prático através da reflexão e experiências sobre o trabalho docente, comprometido com a busca da educação transformadora; Elaborar planos de ensino que garantam a educação de qualidade; Reconhecer as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos.

Metodologia: As aulas serão desenvolvidas através de dinâmicas participativas, tarefas individuais e em grupos, estudos de caso, reflexões enfatizando o debate; Aulas expositivas com participação dos alunos. Discussões a partir de textos de leitura prévia, interagindo com as experiências dos alunos. Projeção e debate a respeito de filmes sobre questões educacionais como: Vida Maria; Ensaio; Agora não Bernardo; Bem vindos à Holanda?

Conteúdo: Escola, Ensino e Didática: Relação escola sociedade Didática: Um Campo em definição Competências e Habilidades Construção da identidade e trabalho do Professor: Formação e Profissão Construindo a identidade docente Saber docente, saber plural. O cotidiano da sala de aula: desafios e possibilidades A Ação docente frente às diferenças. Relação pedagógica Disciplina: Uma questão de autoridade ou autoritarismo? Planejamento, currículo e avaliação: Plano de ensino e seus elementos constitutivos Currículo: disciplinaridade- interdisciplinaridade Avaliação do processo ensino-aprendizagem

Avaliação:  A avaliação levará em consideração a frequência às aulas, participação, elaboração dos trabalhos individuais (plano de aula) e trabalho em grupo ( plano de ensino) Produção de um livro de literatura infantil , com apresentação compartilhada. 01/12- Meu Primeiro Livro: Apresentação e socialização do livro de literatura infantil, confeccionado pelos alunos.   Leitura de um livro sugerido na bibliografia do curso, valendo horas complementares (8 horas). Trabalho Individual: Plano de Aula / Elaboração de um livro de literatura infantil/ leitura de um livro sugerido na Bibliografia. Trabalho em grupo: Plano de Ensino.  

Bibliografia 1 - LIBÂNEO, José. Carlos. Didática. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2001. 2 - LIBÂNEO José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998. 3 - LOPES Antônia Osima. Repensando a didática.17 ed.Campinas: Papirus 2000. 4 - BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias do ensino-aprendizagem. 22 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 5-MORIN Edgard. Os sete saberes necessários à educação futura. São Paulo: Cortez, 2000. 6-PIMENTA Selma Garrido (Org.) Didática e formação de professores: percurso e perspectiva no Brasil e em Portugal. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000.  7- VEIGA, Ilma. Repensando a Didática. Campinas: Papirus, 1992. 8– COLL, César. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre. Ed. Artmed. 1994.

Cronograna: 04/ 0utubro – Visita a EE Jardim Iguatemi Conhecendo uma sala de Leitura e trabalhando “Sequencia Didatica”, 19:30 Rua Confederação dos Tamoios, 182 Jd. Iguatemi-2059-8055 01/Dezembro – “Meu 1º. Livro” 16:00 Auditório da Faculdade Paschoal Dantas Socializando “Leituras Compartilhadas”

Para Pensar e Refletir: Perguntaram a um Pedreiro: _O que você esta fazendo? _Assentando um tijolo. Perguntaram a outro: _O que está fazendo? _Construindo uma Catedral. Perguntaram a um professor: _O que está fazendo? _Dando uma aula. Perguntaram a outro: _O que está fazendo? _Formando uma Nação! Paulo Ronca

E VOCÊ...? Que Professor quer ser?