Papéis de Trabalho O auditor deve documentar, através de papéis de trabalho, todos os elementos significativos dos exames realizados e que evidenciam ter.

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Transcrição da apresentação:

Papéis de Trabalho O auditor deve documentar, através de papéis de trabalho, todos os elementos significativos dos exames realizados e que evidenciam ter sido a auditoria executada de acordo com as normas aplicáveis.

Papéis de Trabalho É o conjunto de formulários e documentos que contém as informações e apontamentos coligidos pelo auditor, no decurso do exame Ex: as provas por ele realizadas e, em muitos casos, a descrição dessas provas, que constituem o testemunho do trabalho executado e o fundamento de sua opinião.

Finalidades Fornecer um registro escrito permanente do trabalho efetuado; Fornecer informações importantes com relação ao planejamento contábil, financeiro e fiscal; Ser apresentados, mediante solicitação, como evidência que fundamente o relatório emitido; Fornecer aos encarregados a oportunidade de avaliar os atributos membros da equipe.

Preparação A habilidade técnica e a competência profissional dos auditores estão refletidas no papel de trabalho que eles preparam. Um auditor eficiente é capaz de realizar seu trabalho de acordo com as normas usuais de auditoria, empregando o melhor de seus esforços na criação de papéis de trabalho de auditoria de máxima utilidade.

Pontos Essenciais CONCISÃO – de forma que todos entendam sem a necessidade de explicações da pessoa que os elaborou. OBJETIVIDADE – de forma que se entenda onde o auditor pretende chegar. LIMPEZA – de forma a não prejudicar o entendimento destes. LÓGICA – de forma lógica de raciocínio, na seqüência natural do objetivo a ser atingido. COMPLETOS – devem ser completos por si só.

Arquivamento I – Pasta Permanente – inclui todos os papéis que são de importância diária e contínua, ano após ano. Ex.: organograma, estatuto, composição e evolução do capital II – Pasta Corrente – é composta de todos os papéis do exercício em curso. Ex.: planejamento dos trabalhos, balancetes etc.

Arquivamento III – Pasta de Análise das Contas; IV – Pasta de Correspondência.

Organização os papéis de trabalho são geralmente padronizados para facilitar seu uso; as células mestras detalham as contas do razão por área do balanço; as células mestras são comprovadas pelas células detalhadas (programas, células suporte, testes e mapas), que demonstram todo o trabalho efetuado e a compilação de sua evidência.

Arquivo Terminado a auditoria, emitido o parecer e elaborados os relatórios, os papéis de trabalho devem ser arquivados em lugar seguro, mas de fácil acesso, pois estão sujeitos a verificações constantes, para atender a consultas do cliente, sendo certo que serão utilizados pela equipe escalada para a auditoria do ano seguinte, a qual abrirá os novos papéis consultando os anteriores.