Jules Henri Poincaré Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Advertisements

DE PLATÃO A ARISTÓTELES
As 9 respostas de um Sábio
6- Aplicações da Derivada
THE SUBJECT MATTER PREPARATION OF PROSPECTIVE MATHEMATICS TEACHERS: CHALLENGING THE MYTHS Deborah Ball Objetivo do texto: Discutir a questão do conhecimento.
Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões
Trabalho Escolar de Filosofia
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Conclusões da Terceira Parte
Conclusões da Terceira Parte
PROJETO MAPAS 3°B.
Ligue o som e clique com o mouse Formatação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves Andrade 2012/2013 Físico Química/ TIC Isaac Newton 09 de maio de 2013.
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
MATEMÁTICA Prof. Carlos Alexandre.
Behaviorismo.
Samara,Emanuelle, Karen e Gustavo
A Filosofia Hoje A filosofia atual começa com um afastamento do “EU” como chave para entender a realidade. O pensadores passaram a investigar as “estruturas”
Conceituação de História
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
SOBRE O AUTOR APOSTOLOS DOXIADIS   Nascido na Austrália em 06/06/1953
ALBERT EINSTEIN ( ) O Newton do século XX.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Teoria Da Relatividade
O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA: a necessidade de compreensão do mundo.
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Immanuel Kant
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
ARQUIMEDES Escola Secundária João da Silva Correia
QUINTA FÍSICA ENERGIA MECÂNICA
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
A Geometria Vetorial no Ensino Médio
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
Podemos notar, a partir da visualização da equação (9) que essa exibe simetria com relação à mudança x -x, o que nos sugere a existência de uma bifurcação.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Perguntas de Modelação
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Trabalho de Evolução dos Games
Um Problema para TODAS as Idades
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
Em uma época... em que a frequência de mulheres em universidades... era considerada uma escandalosa violência moral...
Diretrizes Curriculares da Educação Básica Física Coordenação NRE T
Trabalho realizado por:
VERIFICACIONISTAS/REFUTACIONISTAS “Sinto às vezes a inclinação de classificar os filósofos em dois grupos principais – aqueles dos quais discordo e os.
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
Evolução da Jogabilidade
LOM3090 – Mecânica dos Sólidos Aplicada
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO
Faculdades Integradas Pitágoras
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Noções de Estatística - I
O que é Ciência.
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima.
Professor: Suderlan Tozo Binda
David Hume (1711–1776).
Edmund Husserl A REJEIÇÃO DO PSICOLOGISM0 Defende Husserl: –“ As leis lógicas são rigorosamente universais e necessárias e precisamente por.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.
A relação entre a física e a matemática Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação – USP.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

Jules Henri Poincaré Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Evandro Silva Lima Henrique Berezovsky Garcia Guilherme Sousa Vieira Professor: Donizetti Louro

Índice Abstract......................................................3 Vida............................................................4 Matemática.................................................6 Conjectura de Poincaré..............................8 Física.........................................................11 Filosofia.....................................................17 Prêmios......................................................20 Bibliografia.................................................21

Abstract Este trabalho tem o intuito de relatar a vida e obra de Jules Henri Poincaré, destacando pontos como sua biografia, o estudo na área da matemática, física e filosofia. “Desde tenra idade foi um apaixonado pela leitura, e a sua memória era tal que podia sempre dizer em que página e em que linha de um livro tinha visto uma ou outra coisa. Aliás, conservou esta preciosa faculdade durante toda a vida.” (Olga Pombo)

Vida Jules Henri Poincaré nasceu em 29 de abril de 1854, em Nancy, França, filho de uma família influente na sociedade da época. Sua família era tão influente que Raymond Poincaré, seu primo chegou a ser presidente da França durante a primeira Guerra Estudou no Liceu e era um aluno que se destacava em sua turma

Ganhou o primeiro prêmio em matemática nos exames para a Escola de Silvicultura sem ter sido apontado como um dos principais alunos. Ganhou a fama de menino-prodígio ao entrar na École Polytechnique, ninho da matemática francesa. Foi casado com Mlle Poullain d’Andecy e teve quatro filhos Morreu 17 de julho de 1912, aos 58 anos

Poincaré e a matemática Poincaré foi um dos maiores matemáticos que já existiu, tendo destaque nas áreas de teoria das funções, teoria de números, equações diferenciais e topologia, entre outras. Se destacou por um dos itens mais importantes da matemática, a geometria não-Euclidiana

No campo da equações diferencias, Poincaré obteve muitos resultados que são críticos para a teoria qualitativa das equações diferenciais, por exemplo, a Esfera de Poincaré e o mapa de Poincaré. Para concluir, Poincaré publicou um grande número de artigos sobre topologia tratando com grande maestria técnica e plena compreensão todos os campos pertinentes da matemática pura e aplicada.

Conjectura de Poincaré A Conjectura de Poincaré intrigou grandes matemáticos no decorrer de um século,sendo finalmente resolvida em 2003 pelo matemático russo Grigori Perelman. Esta conjectura entrou definitivamente na história da matemática após ser incluído na lista dos sete problemas do milênio no ano 2000 pelo instituto privado americano Clay Mathematics Institute, sendo oferecido um prêmio de um milhão de dólares pela sua resolução. Porém, apesar de conseguir resolver a conjectura, o russo esnobou o prêmio de um milhão de dólares e a medalha Fields, que seria como um prêmio Nobel da matemática

Mas, o que é a Conjectura de Poincaré? Antes de saber exatamente sobre a conjectura de Poincaré, é necessário conhecer sobre topologia. De acordo com João Oliveira Batista, colunista do cienciahoje.pt, topologia é “o ramo da matemática que estuda as propriedades geométricas de superfícies e espaços que não se alteram quando estes espaços são deformados de forma progressiva. Isto quer dizer, por exemplo, que aos olhos da topologia as superfícies de uma bola de futebol e de uma bola de râguebi são indistintas, pois são superfícies de dimensão 2 que podem ser obtidas uma da outra por deformação. Ao invés, a superfície de um donut já é distinta das anteriores, pois apesar de ter também 2 dimensões, já tem um buraco no meio, e por muito que a superfície seja deformada (sem rasgar, partir ou colar), não se consegue transformá-la na superfície de uma bola, pois o buraco permanecerá sempre lá. “ Na figura, o círculo de dimensão 2 pode ser compactado até se tornar um ponto. A conjectura de Poincaré afirma que isso também é verdade para uma esfera de dimensão 3.

A Conjectura de Poincaré é exatamente esta mesma questão, mas para superfícies e espaços de dimensão 3. “Será que a superfície a 3 dimensões de uma esfera é o único espaço fechado de dimensão 3 no qual todos os contornos ou caminhos podem ser encolhidos até chegarem a um simples ponto ?”. Este é, grosso modo, o aparentemente simples conteúdo da conjectura, e foi a esta questão que Perelman respondeu afirmativamente, demonstrando porquê. A dificuldade do assunto está na parte de demonstrar matematicamente, pois outros matemáticos já haviam afirmado que sim, porém não conseguiram demonstrar com cálculos.

Poincaré e a física Poincaré contribuiu principalmente para a área da mecânica celeste, que rendeu o primeiro prêmio numa competição realizada pelo rei da Suécia em 1885 entre matemáticos de vários países.

Todos os anos Henri Poincaré dava aulas de física matemática diferentes na Faculdade de Ciências de Paris. Estas aulas cobrem um campo enorme de assuntos: teoria do potencial, condução de calor, capilaridade, electromagnetismo, hidrodinâmica, termodinâmica, electricidade, teoria da elasticidade, óptica...

Obras redigidas sobre física La Théorie de Maxwell et les oscillations hertziennes La télégraphie sans fil Leçons d’électricité mathématique

Sabe-se que Poincaré foi o verdadeiro precursor da teoria da Relatividade de Einstein, tendo feito publicações anteriores ao físico. A famosa equação E=mc² foi desenvolvida por Poincaré, apesar da crença popular de que isso se deve a Einstein.

Poincaré contribuiu também para a eletricidade, eletromagnetismo e movimento do elétron. Poincaré não realizava nenhuma experiência, prevendo os resultados de suas teorias sempre através de cálculos matemáticos

Poincaré também realizou trabalhos relacionados à geografia física e geodesia, publicando uma nota sobre a figura da Terra em 1888 e dois artigos sobre medida da gravidade e desvios da vertical em geodesia em 1901.

Poincaré : Filosofia & Lógica As suas contribuições para a física e a filosofia não podem ser dissociadas. Uma vez que ele apresentava soluções em um espaço não-euclidiano, para a matemática e para a física, isto levava a uma mudança na forma de pensar o espaço, filosoficamente. Alem de idealizar o tal de universo não-euclidiano ,em um dos volumes de sua trilogia sobre Filosofia da Ciência, ele destaca o Tempo como a quarta dimensão;

Que é um dos principais fundamentos da teoria da relatividade do Albert Einstein. Para Poincaré, o método matemático não pode desprezar a intuição, que atua como ponto de partida para construir um sistema que reproduz todas as situações, além de considerar a ciência como um sistema de relações:     “A ciência, em outros termos, é um sistema de relações. Ora, como acabamos de dizer, é apenas nas relações que a objetividade deve ser buscada; seria inútil procurá-la nos seres considerados como isolados uns dos outros.”[POINCARÉ, O valor da ciência, p. 165].

Em um artigo de 1904 (Principles of mathematical physics), ou seja, um ano antes de Einstein publicar seu trabalho sobre a relatividade especial, Poincaré faz uma análise do futuro da física matemática e muitas de suas hipóteses foram realizadas ao longo dos anos até nossos tempos.

Prêmios mais importantes Prêmio Poncelet (1885) Medalha Sylvester (1901) Medalha Bruce (1911)

Bibliografia http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Biografias/Poincare/Poincref.html http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/poincare/index.htm http://www-chaos.umd.edu/misc/poincare.html http://www.dma.ufs.br/palestras/Almir_1.pdf http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=9551&op=all