Paralisia Cerebral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
Advertisements

Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
PRINCÍPIOS MECÂNICOS: CINÉTICA E FORÇA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Mobilização articular
O CEREBELO “A ÁRVORE DA VIDA”.
MOTRICIDADE Profa. Daniela Carrogi Vianna.
BOLAS SUIÇAS Profª. MSc. Lucia Gill Acad. Daniele Costa.
Diagnostico Cinético Funcional
Distrofias Musculares
Diagnóstico diferencial dos tremores
Técnicas de Mobilização e Manipulação Articular INTRODUÇÃO
Doença de Parkinson Prof. Marlon Santos
Iuri severo Enzo Humberto Cristiano Maglioli
SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO
O que é Postura. O que é Equilíbrio. O que é Controle Postural
Alongamento Prof. Kemil Rocha Sousa.
Alongamento (Continuação)
Cinesioterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa
Deficiência de Desempenho Muscular
Deficiência de amplitude de movimento e mobilidade articular.
LESÕES MUSCULARES E ARTICULARES
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Método dos Anéis de Bad Ragaz
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
CURSO DE PÓS-LICENCIATURA E M ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO
M. Angela Gianni Paralisia Cerebral. M. Angela Gianni Paralisia Cerebral Grupo de desordens motoras não progressivas, porém sujeitas a mudanças, resultante.
Distúrbios do movimento e da postura.
POSTURA CORPORAL.
Fundamentos de Biomecânica e Posturas para Trabalhar
Trabalho de Atletismo Unidade III
Paralisia Cerebral.
Ativação Neural e Tipos de Contrações Musculares
ESTRUTURA MICROSCÓPICA CORRELAÇÕES ANÁTOMO-CLÍNICAS
Desenvolvimento motor
Diagnóstico Precoce da Paralisia Cerebral
CURSO DE PÓS-LICENCIATURA EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO
Microdiscotomia lombar e sua reabilitação
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
KERNICTERUS: AINDA UM DESAFIO ENCEFALOPATIA BILIRRUBÍNICA CRÔNICA
Aprendizagem Motora TEORIA DO MOVIMENTO.
CINESIOTERAPIA PROF. IVANA.
Paralisia Cerebral.
Metas do Exercício Terapêutico
Paralisia cerebral Discinética 2006
MÉTODO DOS ANÉIS DE BAD RAGAZ (MABR)
Deficiênia Motora Paralisia Cerebral.
Leonardo Rocha-Carneiro García-Zapata
ATAXIAS Juliana Freitas.
TÉCNICAS DE REEDUCAÇÃO NEUROLÓGICA
Pontos chaves – como utilizar?
Neurologia 2009 Leonardo José de M Araújo
Rolar
Avaliando a aptidão física
Treinamento Funcional – Membros Inferiores
Aptidão Física Educação Física II.
Distúrbios Musculoesqueléticos
Miologia.
HIDROCINESIOTERAPIA.
NEUROFISIOLOGIA VI - Cerebelo.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM NEUROLOGIA INFANTIL
Síndrome de RETT.
CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLA
Professor: Alison Batista
Tratamento Fisioterapêutico Neurológico Ambulatorial
PROPRIEDADES FÍSICAS DA ÁGUA PROF: Rodrigo Paiva
Transcrição da apresentação:

Paralisia Cerebral

Definição O termo paralisia cerebral (PC) designa uma seqüela de caráter não-progressivo, que acomete o sistema nervoso central imaturo e em desenvolvimento, ocasionando déficits posturais, tônicos e na execução dos movimentos. (Castro, C. et al 2004) A definição de PC mais atual propõe que as desordens do desenvolvimento motor, advindas da lesão cerebral primária, são de caráter permanente e mutáveis, ocasionando alterações músculo-esqueléticas secundárias e limitações nas atividades. (Rosenbaum P et al 2007) É uma síndrome composta por diversas apresentações clínicas, etiologias e formas de evolução.

Etiologia Pré – Natal malformações congênitas; hipertensão materna; infecções congênitas; uso de drogas e álcool.

Etiologia Perinatal descolamento de placenta; asfixia perinatal com EHI; parto mal conduzido; hiperbilirrubinemia.

Etiologia Pós – Natal infecções de SNC; TCE; AVC; Anóxia por afogamento.

Definição dos termos Reação Associada: é um aumento anormal de tônus em uma parte do corpo, como um resultado do esforço de uma outra parte, que geralmente é menos afetada ou não afetada. Movimentos Associados: são normalmente movimentos coordenados que ocorrem na ausência de espasticidade.

Definição dos termos Balanço (balance): é o resultado da interação das reações de endireitamento, equilíbrio e de proteção. Tônus básico: é determinado pela avaliação do tônus em descanso e sob a mínima estimulação. Compensação: o termo é tipicamente usado para descrever o excesso de movimentos de partes do corpo menos envolvidas.

Definição dos termos Distônico: aumento repentino do tônus que fixa a criança temporariamente em uma postura extrema. Padrões de movimentos: é um meio para descrever essas combinações de ação muscular e as posturas e movimentos resultantes delas, já que a paralisia cerebral é uma desordem da coordenação dos padrões da atividade muscular, não da função individualizada dos músculos e articulações.

Definição dos termos Tônus Postural: inclui componentes neurais e não neurais (biomecânicos). Os fatores neurais são os resultados de reflexos proprioceptivos e cutâneos, todos os quais são influenciados pela estrutura supraespinal. Os fatores biomecânicos são aquelas propriedades visco elásticas das fibras musculares e dos tecidos conectivos, os quais influenciam a produção de força e a habilidade de fazer movimentos eficientes.

Tônus Postural Tônus postural normal: é um estado de semicontração do músculo, preparado para uma contração voluntária; serve para armazenar a energia na marcha (facilitação concêntrico-excêntrica) e para manter a postura (músculos posturais mantêm o tônus aumentado fisiologicamente); realiza-se tanto a mobilidade quanto a estabilidade, ou seja, alto o suficiente para manter-se contra a gravidade, mas ao mesmo tempo, permite movimentos suaves e coordenados

Mecanismos que contribuem para a resistência percebida durante o movimento passivo Tensão produzida pela contração reflexa causada pelo estiramento muscular: Reflexos proprioceptivos e cutâneos: todos os quais influenciados pelas estruturas supraespinais , vias ascendente e descendentes; Quantidade de estimulação; O estado de excitação do SNC em qualquer momento. Propriedades visco-elásticas do músculo: Elasticidade: comprimento, característica subordinada ao músculo; Viscosidade: velocidade, característica subordinada ao músculo; Plasticidade: uma característica de tempo do estiramento muscular;

Mecanismos que contribuem para a resistência percebida durante o movimento passivo Propriedades visco-elásticas do músculo: Contratura: encurtamento do músculo e um número reduzido de sarcômeros, resultando em uma produção reduzida de força; Propriedades das fibras muculares: tipo I (lenta ) , tipo IIb (rápida) e lla (intermediária) ; Comprimento do músculo: músculo produz tensão máxima por volta de seu meio comprimento, ou seja, músculos encurtados (hipertonia) ou alongados (hipotonia), não serão capazes de produzirem tensão e força adequados para realizar um movimento eficiente. A chave do tônus normal mais provável está na habilidade do indivíduo em realizar todos os movimentos necessários eficientemente. (Bobath 2008)

Tônus Postural Tônus postural anormal: Hipertonia: se é constante, embora mude em intensidade, chama-se espasticidade, ou seja é uma desordem do movimento que afeta tanto as características neurais e não-neurais do tônus postural; Hipotonia: é a criança “mole” ou pode ser vista em partes do corpo; Tônus flutuante: típico da criança com atetose que tem movimentos involuntários e mudanças imprevisíveis no grau do tônus; Tônus plástico: as mudanças mais previsíveis no tônus em resposta à estimulação na criança com espasticidade.

Classificação Espástica: existe uma resistência ao movimento passivo o que varia de acordo com o grau de hipertonia presente , é uma desordem do movimento e é descrita referente a sintomas : Positivos: aumento do tônus, exacerbação de reflexo (ex. indivíduo em pé); Negativos: perda de movimentos seletivos, fraqueza muscular.

Fatores que podem aumentar a espasticidade Uso da espasticidade para movimentar-se; Reações associadas; Falta de movimentos; Estimulação incluindo fatores interoceptivos e exteroceptivos; Repetição de movimentos dentro do padrão de espasticidade.

Espasticidade Moderada Características: Hipertonia moderada ou leve quando em repouso, ou durante atividades que não são muito difíceis; Criança é capaz de mover-se, o tônus modifica-se de acordo com a posição, esforço e movimento; Contraturas são mais perigosas devido à maior amplitude disponível ocorrendo facilmente luxações; Reações associadas – podem ser fortes e vistas como um movimento, podendo resultar em contraturas; Reações de balanço - parcialmente presentes e sua confiabilidade modifica-se de acordo com o grau de hipertonia; Emocional – inseguros e frustram-se mais facilmente

Espasticidade Severa Características: Muita co-contração exagerada, mais evidente na região proximal do que na distal. A hipertonia não se modifica em nenhum grau quando em repouso, movimento ou em graus diferentes de excitação; Pouco ou nenhum movimento observado nas partes afetadas; Nenhum movimento involuntário e as reações associadas são percebidas apenas como uma mudança de tônus; Contraturas ocorrem mais na posição central; Reações de balanço estão ausentes; Problemas associados a: respiração, alimentação e fala; Emocional – muito temeroso, não consegue ajustar-se emocionalmente, frequentemente passivo.

Distribuição Usual Fonte: http://3.bp.blogspot.com

Classificação Hipotônica: normalmente é um estado transitório para outras formas de paralisia cerebral, porém pode ser severa ou leve, apresentando um tônus postural baixo, utilizando excessivamente a superfície de apoio e apresenta hipermobilidade das articulações. Características: Co-contração insuficiente, principalmente nos músculos de tronco e pescoço, crianças apresentam posturas extremas. Estado de alerta reduzido, incapacidade de resposta a diferentes tipos de estimulação.

Hipotônica Características: Problemas respiratórios e para alimentação. Emocionalmente tranquilos, são passivos. Falta de alinhamento devido à insuficiente estabilidade proximal. Frouxidão de ligamentos.

Atetose Resultado de uma lesão principalmente nos gânglios da base, pois sua função principal é refinar a informação transportada às áreas de associação do córtex e às áreas motoras do córtex, são responsáveis em dimensionar a amplitude do esforço motor, ajudam na realização prática do planejamento motor, têm uma parte importante para atingir a meta de uma atividade. Devido à lesão ocorrem os movimentos involuntários. Significa sem postura fixa, o resultado da flutuação do tônus é um controle postural contra a gravidade descontínuo e instável. Estabilidade proximal insuficiente para dar establidade às partes móveis. Ausência de inibição em todos os níveis de função do SNC.

Características Gerais Tônus postural anormal: flutuante por causa da presença de tipos diferentes de movimentos involuntários, são eles: - espasmos móveis: movimentos alternados dos membros em flexão/ extensão, pronação/supinação, movimentos retorcidos, dança do atetóide; - Contrações passageiras irregulares e localizadas: ocorrem sem previsão, posturas e movimentos grotescos e exagerados; - Espasmos tônicos intermitentes: distônicos, sempre subordinado à mudança da posição da cabeça, podem envolver o corpo inteiro ou partes proximais.

Características Gerais b) Graduação insuficiente ou nenhuma nos movimentos posturais e voluntários: inibição completa dos antagonistas, controle pobre na linha média; c) Padrões Posturais: muito assimétricos, controle de cabeça e tronco muito pobres; d) Controle postural: reações de equilíbrio e endireitamento insuficientes e ausentes nos distônicos; e) Contraturas e deformidades: variam de acordo com o tipo de atetose;

Características Gerais f) Problemas associados: - disártricos, fala na inspiração, dificuldade de sustentar sons, fala varia com o estado emocional; Seletividade e coordenação insuficiente nos movimentos da deglutição; Visão: dificuldades na focalização, nistagmo; Instáveis emocionalmente, não graduam suas emoções. Tipos diferentes de atetóides: discinéticos: criança movimenta-se demais e não controla seus movimentos; Distônicos: mudanças repentinas no tônus. Distribuição: geralmente quadriplégicos.

Sub – grupos de crianças com atetose Atetose pura e coreoatetose: Tônus postural flutua entre baixo e razoavelmente normal; Espasmos móveis: ritmico, alternado e dança do atetóide; Movimentos involuntários distalmente nas crianças com atetose pura e proximalmente nas com coreoatetose; Reações de equilíbrio e endireitamento: mal coordenadas, atrasadas e exageradas; Deformidades: geralmente não tem devido aos movimentos em todas as direções e ADM. Cuidado com sub-luxação, devido à hipermobilidade em ombros, quadris, mandíbula e dedos.

Sub – grupos de crianças com atetose Atetose com espasmos intermitentes – espasmos distônicos: Tônus flutuante hipo e hiper rapidamente; Espasmos distônicos afetam principalmente as partes proximais; Reações de equilíbrio e endireitamento: geralmente ausentes e não confiáveis, reações de proteção inadequadas. Deformidades: grande perigo por causa da assimetria, luxações devido à postura dos quadris, escoliose.

Sub – grupos de crianças com atetose Atetose com espasticidade: Espasticidade moderada nas regiões proximais (CE e CP); Movimentos involuntários em regiões distais; Reações de equilíbrio e endireitamento: dependem do grau de espasticidade; Deformidades: contraturas nos flexores de joelho, quadril, cotovelos e flexores plantares, escoliose. Tônus postural flutua entre muito alto e normal.

Ataxia É extremamente raro a ataxia pura, normalmente ela é combinada com espasticidade, atetose ou ambos. Classificação internacional: Ataxia simples congênita. Diplegia atáxica; Síndrome do desequilíbrio. Surge provavelmente de uma lesão no cerebelo, levando às desordens do movimento caracterizadas pelas dificuldades na intensidade da força, direção e graduação do movimento.

Características Tônus postural baixo, permitindo algum controle postural e movimento contra a gravidade; Falta de co-contração: incapacidade em manter posturas firmes; Coordenação do movimento: imaturos e globais, falta seletividade, dificuldade de coordenação; Distúrbios de inervação recíproca: tremor de intenção, oscilação de tronco, dismetria, nistagmo, movimentos aos arrancos; Reações de balanço: atrasadas, descoordenadas, com amplitude excessiva e pobremente direcionada. Espasticidade de leve a moderada quando presente, afeta grupos flexores proximalmente.

Plano de Tratamento Tipo e força do tônus postural: grau de espasticidade, rigidez, flacidez, flutuações; tônus base (sem estimulação) e tônus durante o estímulo; movimentos involuntários; movimentos em alta velocidade, baixa velocidade; Padrões motores primitivos e razoavelmente normais: tônus razoavelmente normal ou com espasticidade, ataxia ou atetose; atraso de DNPM, parou em qual fase; que padrões ela perdeu; Padrões patológicos de postura e movimento: assimetria; padrões patológicos em prono, supino, sentada….; em quais movimentos esses padrões interferem nas diferentes posturas; Contraturas e deformidades: estão presentes em quais regiões;

Plano de Tratamento Reações automáticas básicas: a criança tem controle de cabeça nas diferentes posturas; reações de balanço presentes ou ausentes; a velocidade, direção e ADM são apropriadas; De que maneira e até que ponto as várias partes de seu corpo estão envolvidas: que tipo de compensações estão presentes; se apresentasse menos compensações ela poderia usar melhor as partes afetadas de seu corpo; Qual é a idade da criança: gravidade de seu comprometimento físico e cognitivo; para quais atividades devemos prepará-la primeiro; que limitações permanentes devemos considerar;