Plano de curso (Inglês) Ensino Médio 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
O Ensino de Pronúncia no Communicative Approach:
PROJETO RELACIONADO AS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Área do conhecimento: Biologia
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROFESSORA KÁTIA SIMONI MARTINS
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Cefet/ RJ Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Curso: Ensino de Línguas Estrangeiras Disciplina: Metodologia do ensino.
Caros(as) professores(as):
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Level 1 - Expectativas de aprendizagem
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Decisões.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e Estágio Supervisionado em LI
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Profa. Reane Franco Goulart
AQUISIÇÃO LÉXICO-CULTURAL DO INGLÊS ATRAVÉS DE MÚSICAS: (RE)TOMADAS DE POSIÇÕES PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA Jean Santos PRADO (Bolsista PIBID/CAPES)
Prof.ª Irislane Figueiredo
O que é ensinar história?
Unit 4 Word order.
PROJETO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE E CIDADANIA.
Projeto: Conta que eu conto
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estrutura do documento:
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Língua Estrangeira Moderna
PROFª Leila de Souza Ganem
Múltiplos Letramentos: habilidades e competências no novo ENEM
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
PROFª. Leila de Souza Ganem
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Linguagens , Códigos e suas Tecnologias.
As tecnologias da Escola Jan Antonin Bata. Computadores: pesquisa na internet, jogos didáticos, desenvolvimento de projetos, criação de gráficos e elementos.
LEVEL 1: APRESENTAÇÃO DO CURSO ABORDAGEM: Desenvolvimento da competência comunicativa (leitura, oralidade e escrita) com ênfase em estratégias de aprendizagem.
SEMANA DA “CONSCIÊNCIA E VALORIZAÇÃO HUMANA”.  O conhecimento científico desenvolvido na escola de ensino médio deve estar voltado para a formação de.
POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL
Crítica à concepção de currículo cristalizado
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
English Class Teacher Cristiane de Cristiane de Brito Cruz
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Faculdade Piaget - Brasil
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
Transcrição da apresentação:

Plano de curso (Inglês) Ensino Médio 2011 Prof. Euvaldo Júnior C.I.E.P.C.

Ementa Fazer com que o aluno utilize a língua inglesa como instrumento de integração e interação na sociedade da informação e a utilize como meio de acesso a outras culturas e grupos sociais. Além disso, demonstrar o uso real da língua através de textos reais e peças publicitárias, que também será fonte de inspiração para discussões transdisciplinares acerca de assuntos cotidianos como doenças sexualmente transmissíveis, aborto, violência, bullying, ecologia, cidadania dentre outros. Dessa forma o idioma pode ser usado como meio de comunicação universal e instrumento de formação de cidadãos críticos e conscientes acerca da sociedade em que vivem.

Objetivos Utilizar os conhecimentos em língua inglesa como meio de acesso à novas tecnologias , culturas e fontes de informação. Utilizar os mecanismos de coerência e coesão na produção oral e/ou escrita. Desmistificar o aprendizado da língua inglesa, mostrando que ela pode ser utilizada de forma prática no dia-a-dia. Preparar o aluno para que ele desenvolva habilidades na leitura e interpretação de textos, que serão úteis no Vestibular e ENEM.

Procedimentos metodológicos O método a ser aplicado partirá da construção do conhecimento através da leitura, pesquisa e produção de textos e produção oral bem como da apresentação de trabalhos escritos e orais, individuais e/ou coletivos pelos alunos.

Competências e habilidades Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida. H2 - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.

Fumo

DSTs / AIDS

Meio Ambiente

Crianças com autismo

Crianças abandonadas

Planejamento familiar

Aborto

Anorexia / Bulimia

Combate ao uso de drogas

Direitos humanos

Direção segura

Conservação da água

Cuidado com o próximo

Competências e habilidades Competência de área 7 - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas. H21 - Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. H23 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. H24 - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

Competências e habilidades Competência de área 9 - Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar. H28 - Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.

Problemas globais

Combate à xenofobia

Uso consciente da tecnologia

Recursos didáticos Toca CD e DVD, CDs de áudio, DVDs, projetor multimídia, computador, letras de músicas, sítios da internet, textos em geral, reportagens, dicionários e enciclopédias.

Avaliação Através da observação em relação ao interesse, a participação e ao desempenho durante as aulas, aos trabalhos produzidos e das provas escritas.

Conteúdo programático 1º ano 1º Trimestre Reading strategies*, Simple Present, Present Continuous, Present Perfect, Present Perfect Continuous 2º Trimestre Reading strategies*, Simple Past, Past Continuous, Past Perfect, Past Perfect Continuous 3º Trimestre Reading strategies*, Simple Future, Immediate Future, Arranged Future, Future Continuous, Conditions

Conteúdo programático 2º ano 1º Trimestre Reading strategies*, Modals (can, may, must, should, ought to), Passive voice (basic structure, with prepositions, with two objects, with introducing verbs) 2º Trimestre Reading strategies*, Reported Speech (statement, command / request, question, mixed types) 3º Trimestre Reading strategies*, Prepositions (time and date, place and movement, collocations, with verbs, nouns and adjectives)

Conteúdo programático 3º ano 1º Trimestre Reading strategies*, Conjunctions (concession and contrast, purpose and reason, result and consequence, time and comparison) 2º Trimestre Reading strategies*, People and Things (some, any, no and compounds; countable and uncountable nouns; genitive case; degree of adjectives) 3º Trimestre Reading strategies*, Pronouns (personal pronouns, possessives, -self pronouns, relatives), vocabulary study (verbs often confused, false cognates, words often confused, special difficulties )

Bibliografia FTD sistema de ensino:inglês. São Paulo: FTD, 2007 Longman Dicionário Escolar Inglês-Português / Português-Inglês LOCKHEART, Charles; RICHARDS, Jack C. Reflective teaching in second language classrooms. Cambridge: New York, 1996 SERPA, Oswaldo. Gramática da Língua Inglesa. FAE: Rio de Janeiro, 1984 TORRES, Nélson. Gramática prática da língua inglesa: o inglês descomplicado. 9. Ed. São Paulo: Saraiva, 2002. WOODWARD, Tessa. Planning lessons and courses: designing sequences of work for the language classroom. Cambridge: London, 2001