Luzia Aparecida Palaro – Coordenadora Institucional PIBID UFMT

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Bacharelado em Sistemas de Informação
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Planejamento e 7 de março de 2014.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
PROFESSOR EM FORMAÇÃO: TECENDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO – UFRRJ ROSA MARIA MARCOS MENDES COORDENADORA INSTITUCIONAL SOLANGE VIANA P. B. BRANDOLINI COORDENADORA DE.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
O Programa PIBID na UFRN
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
Brasília, DF, 09 de abril de Hélder Eterno da Silveira
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA UNEMAT CAMPUS DE LUCIARA-MT
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
O papel do Estagio na Formação de Professores
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Por Mônica Norris Ribeiro
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Carmen Moreira de Castro Neves Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB A Formação de Professores para a Educação Básica na CAPES.
vídeo
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC/CAPES/FNDE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DO IFPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
O papel pedagógico do órgão gestor
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Luzia Aparecida Palaro – Coordenadora Institucional PIBID UFMT Maria Cristina Teobaldo - Coordenadora de Gestão do PIBID UFMT Renilson Rosa Ribeiro - Coordenador de Gestão do PIBID UFMT Sergio Antonio Wielewski - Coordenador de Gestão do PIBID UFMT Glauce Viana de Souza - Coordenadora de Gestão do PIBID UFMT Cuiabá, 11/2014

Pibid Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). É uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Objetivo maior é o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

Algumas Ações dos Subprojetos do Pibid-UFMT Ações na UFMT Reuniões semanais do(s) coordenador(es), supervisor(es) e bolsistas de cada subprojeto para: Estudo Planejamento Elaboração de materiais Simulação de aulas Apresentação de seminários temas/assuntos estudados Avaliação reflexiva sobre os planejamentos elaborados e executados

Algumas Ações dos Subprojetos do Pibid-UFMT Ações na Escola e Secretaria de Educação Diagnóstico escolar. Identificação do perfil sócio-econômico educativo dos alunos. Participação na semana de planejamento, nas reuniões pedagógicas, na sala do educador, conselho de classe, reuniões de pais e mestres e demais eventos. Diálogo com a Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso e/ou Secretaria Municipal de Educação do Município envolvido.

Algumas Ações dos Subprojetos do Pibid-UFMT Ações na Escola – em sala de aula Participação nas aulas do professor supervisor: ora observando ora atuando como monitor ora se responsabilizando pelo desenvolvimento de alguma atividade Ações na Escola – nos laboratórios Implementação e/ou organização dos laboratórios de Biologia, Química, Física e Informática Desenvolvimento de práticas de laboratório

Algumas Ações dos Subprojetos do Pibid-UFMT Ações na Escola – em contraturno Oferta de monitoria para rever e tirar dúvidas de conteúdos que estão sendo estudados em sala de aula. Oferta de minicursos de conteúdos considerados pré- requisitos para o que estão estudando ou irão estudar Oferta de oficinas temáticas Aulas preparatórias para o ENEM

Algumas Ações dos Subprojetos do Pibid-UFMT Ações na Escola – em contraturno Realização de eventos semestrais na escola, com o objetivo de compartilhar as experiências realizadas com a comunidade interna e externa. Os eventos são compostos de: Ciclos de palestras Oficinas Minicursos Feiras de ciências Exposições temáticas Semanas culturais etc.

Algumas Ações dos Subprojetos do Pibid-UFMT Ações fora da Escola Desenvolvimento de oficinas interdisciplinares, na escola ou em outras escolas ou na Universidade, envolvendo mais de um subprojeto (Licenciatura). Aulas de campo, envolvendo mais de um subprojeto, como tentativas de atividades interdisciplinares.

Algumas Ações dos Subprojetos do Pibid-UFMT Apresentações de trabalhos em eventos Seminário integrador do PIBID e Seminário Tutoria Semana Acadêmica Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e Seminário Nacional do Pibid Eventos específicos de cada área

Algumas Ações dos Subprojetos do Pibid-UFMT Produções Registro da ações em portfolio ou similar, contendo análise reflexiva; Elaboração de materiais didáticos, apostilas, roteiros de laboratório etc.; Projetos e relatórios de pesquisas; Produção de resumos e banners para apresentação em eventos; Produção de Artigos para publicação; Produção de capítulos de livros; Elaboração de relatórios parciais e finais; Trabalhos de conclusão de curso etc.

Inserção dos bolsistas dos Subprojetos do Pibid-UFMT A inserção/vivência dos bolsistas Pibidianos nas escolas tem por eixos norteadores: a) práticas docentes interdisciplinares, b) fomento de tecnologias educacionais e recursos didáticos inovadores, c) gestão escolar, d) formação pela pesquisa. Formulários sergio Plataforma moodle

Vantagens em ser Pibidiano Melhora sensível dos alunos tanto em conteúdo específico como em metodologias; Aprimoramento na análise e produção de textos bem como no desenvolvimento de estratégias de socialização; Maior autonomia no envolvimento de atividades de pesquisa e extensão; d) Potencialidade e segurança para pibidianos egressos atuarem como professores substitutos na própria UFMT e demais Universidades, tanto públicas como particulares; e) Bom aproveitamento de alunos egressos pibidianos para atuarem como professores contratados principalmente nas Escolas em que participaram como bolsistas; f) Mais incentivo para buscar programas de Pós-Graduação. Formulários sergio Plataforma moodle

Algumas dificuldades em relação ao próprio Curso de Licenciatura... a) Os bolsistas do PIBID representam apenas uma parte pequena dos alunos que atuam no Curso; b) As ações e resultados do PIBID não são devidamente socializados com os demais alunos do Curso bem como com os componentes do Colegiado de Curso; c) Não são realizadas atividades integradas dos bolsistas do PIBID com os demais alunos do Curso de Licenciatura; d) Normalmente o Colegiado de Curso não tem acesso ao Relatório do PIBID e desconhece as ações que estão sendo desenvolvidas; e) Existem pouca ou quase nenhuma pesquisa desenvolvida comparando a atuação do aluno pibidiano com o não-pibidiano. f) Muitas atividade do PIBID na UFMT não são “oficializadas” e, dessa forma não podem ser “aproveitadas” nas Atividades Complementares de cada Curso; g) Pouca produção de TCC do Curso de Licenciatura envolvendo a experiência vivenciada no PIBID. Formulários sergio Plataforma moodle

Algumas inovações a serem implementadas... Implementação de um Blog denominado “Suporte PIBID UFMT 2014” Na parte Administrativa: Termos de Compromisso on-line para todos os integrantes; Formulário on-line de Exclusão de integrantes; Formulário on-line de Cadastro de Egressos do PIBID; Formulário on-line de Inclusão de integrantes; Formulário on-line de Cadastro Sociológico-Educacional do aluno pibidiano; Formulário on-line de Solicitação de Certificados. Na parte de Gerenciamento Pessoal: Perfil do aluno pibidiano – como eu quero ser visto na comunidade pibidiana; Formulário de Contato de integrantes do PIBID UFMT visando possibilidades de video-conferências; Formulários sergio Plataforma moodle

Algumas inovações a serem implementadas... Na parte de Gerenciamento do Sub-Projeto: Formulário on-line de Caracrterização e Diagnóstico das Escolas que o PIBID atua; Formulário on-line de Determinação do Perfil do Professor da Escola que o PIBID atua; Formulário on-line de Cadastro de Atividades do PIBID; Formulário on-line de Cadastro de Registro de Objetos de Aprendizagem; Formulário on-line do Relatório Anual do PIBID. Na parte de Gerenciamento da Avaliação do PIBID: Formulário on-line de avaliação de ações do PIBID-UFMT pelos Alunos Bolsistas, Supervisores e Coordenadores de Área; Formulário on-line de Produção de Portfólio pelos alunos pibidianos; Formulário on-line de divulgação e notícias para o Site do PIBID-UFMT. Na parte de Gerenciamento Pedagógico ao PIBID-UFMT: Disponibilização de Textos e materiais de referência para Capacitação; Documentos e Legislação necessários para uso do PIBID; Banco de Atividades Didático-Pedagógico. Formulários sergio Plataforma moodle

Algumas inovações a serem implementadas... Implantação da Plataforma Moodle do PIBID-UFMT para possibilitar: Agilidade no Gerenciamento Administrativo; Facilidades quanto ao Gerenciamento Pedagógico; Ampliar a estruturação e o desenvolvimento de Sub-Projetos específicos; Transparência quanto ao Gerenciamento Financeiro; Divulgação instantânea de notícias e informações entre todas as esferas do PIBID; Criação de “fóruns de discussão” específicos; Criação de Cursos e Capacitações à Distância (Sistema AVA), podendo eles serem desenvolvido na UFMT bem como nos Laboratórios de Informática das Escolas; Realização de Vídeo-Conferências; Intercâmbio efetivos entre os Subprojetos, socializando informações, metas e resultados obtidos; Mais dinamismo na produção de e-books, manuais didáticos e revistas eletrônicas; Outros. Formulários sergio Plataforma moodle

Algumas inovações a serem implementadas... Estimular o Desenvolvimento de pesquisas envolvendo: Egressos; Temas para TCC; Rendimento Pibid / Não-Pibid; Ampliar a produção de Objetos Educacionais; Testagem de materiais A dinâmica quanto ao uso de Atividades Midiáticas; Comparação de diferentes aplicações metodológicas; Atividades integradas e interdisciplinares. Promover Eventos de Socialização: Para a integração no próprio Curso de Licenciatura; Para integrar áreas afins e facilitar a possibilidades de atividades interdisciplinares; Para ampliar a relação e integração entre Escola e UFMT; Formulários sergio Plataforma moodle

O que demostram os resultados das ações do Pibid A reafirmação dos estudos de Nóvoas (2009) sobre os princípios para a formação e desenvolvimento profissional de professores, ou seja: Formação de professores referenciada no trabalho na escola e na vivência de casos concretos; Formação de professores realizada com a combinação do conhecimento teórico e metodológico dos professores das instituições de ensino superior e o conhecimento prático e vivencial dos professores das escolas públicas; Formação de professores atenta às múltiplas facetas do cotidiano da escola e à investigação e à pesquisa que levam à resolução de situações e à inovação na educação; Formação de professores realizada com diálogo e trabalho coletivo, realçando a responsabilidade social da profissão.

Alguns “números” do PIBID UFMT

Editais >>> >>> >>> >>> Edital MEC/CAPES/FNDE 2007 >>> instituições federais de educação superior Edital CAPES 2/2009 >>> instituições federais e estaduais de ensino superior Edital CAPES 18/2010 >>> instituições públicas municipais e comunitárias, confessionais e filantrópicas em fins lucrativos Edital conjunto 2/2010 CAPES/Secad instituições que trabalham nos programas de formação de professores Prolind e Procampo >>> >>> Edital CAPES 1/2011 instituições públicas em geral Edital CAPES 11/2012 >>> instituições de ensino superior – ampliação ou implementação Edital CAPES 61/2013 >>> Instituições de Ensino Superior (IES) >>> Edital CAPES 66/2013 Pibid-Diversidade

Evolução do número de bolsas concedidas Dezembro de 2009 a dezembro de 2013 Fonte: Capes

Bolsas Concedidas pelo Pibid e pelo Pibid Diversidade para o Ano de 2014 Tipo de Bolsa Pibid Pibid Diversidade Total Iniciação à Docência 70.192 2.653 72.845 Supervisão 11.354 363 11.717 Coordenação de Área 4.790 134 4.924 Coordenação de Área de Gestão 440 15 455 Coordenação Institucional 284 29 319 87.060 3.194 90.254

Número de bolsistas na região Centro-Oeste Em 2013 Em 2014 Centro-Oeste 4.471 bolsistas 8.894 bolsistas Mato Grosso 960 bolsistas 2122 UFMT 290 679

2007 - 04 áreas, 10 subprojetos, aproximadamente 120 bolsistas Pibid-UFMT 2007 - 04 áreas, 10 subprojetos, aproximadamente 120 bolsistas Matemática CBA Matemática CUR Matemática CUA Biologia CUA Biologia CUR Biologia CBA Química CUA Química CBA Física CBA Física CUA

2009 - 09 áreas, 18 subprojetos, aproximadamente 190 bolsistas Pibid-UFMT 2009 - 09 áreas, 18 subprojetos, aproximadamente 190 bolsistas Matemática CBA Biologia CUA CUR Pedagogia CBA CUR Química Física CUA Letras-Port CBA Sociologia Filosofia CUR CUA Inglês

2011 - 11 áreas, 24 subprojetos, aproximadamente 200 bolsistas Pibid-UFMT 2011 - 11 áreas, 24 subprojetos, aproximadamente 200 bolsistas Matemática CBA Biologia CUA CUR Pedagogia CBA CUR Química Física CUA Letras-Port CBA Sociologia Filosofia CUR CUA Inglês História CBA Geografia CUR CUA CNM SINOP

2012 - 14 áreas, 28 subprojetos, aproximadamente 290 bolsistas Pibid-UFMT 2012 - 14 áreas, 28 subprojetos, aproximadamente 290 bolsistas Matemática CBA Biologia CUA CUR Pedagogia CBA CUR Química Física CUA Letras-Port CBA Sociologia Filosofia CUR CUA Inglês História CBA Geografia CUR CUA CNM SINOP Ed. Física CUA CBA Música Inglês CUR

2013 - 14 áreas, 38 subprojetos, 679 bolsistas Pibid-UFMT 2013 - 14 áreas, 38 subprojetos, 679 bolsistas Matemática CBA Biologia CUA CUR Pedagogia CBA CUR Química Física CUA Letras-Port CBA Sociologia Filosofia CUR CUA Inglês História CBA Geografia CUR CUA Ed. Física CUA CBA Música Inglês CUR Interdisciplinar SINOP Espanhol CBA Francês Libras Ped-UAB A. ARAGUAIA B. BUGRES GUARANTÃ JAURU Letras-UAB COLIDER LUC DO R VERDE PRIMAVERA

Nº de Bolsistas por Categoria Pibid-UFMT Nº de Bolsistas por Categoria 01 Coordenação Institucional 04 Coordenadores de Gestão 38 Subprojetos 11 Municípios 43 Coordenadores de Área 549 Bolsistas de Iniciação à docência 30 Escolas 82 Supervisores Total: 679 bolsistas

Pibid-UFMT – Distribuição dos Subprojetos e Escolas em Mato Grosso Cuiabá 16 subprojetos, 12 escolas Médio Araguaia 07 subprojetos, 06 escolas Rondonópolis 07 subprojetos, 02 escolas Sinop 01 subprojeto, 03 escolas Colíder 01 subprojeto, 01 escola Lucas do Rio Verde 01 subprojeto, 01 escolas Primavera do Leste 01 subprojeto, 01 escolas Alto Araguaia 01 subprojeto, 01 escolas Barra do Bugres 01 subprojeto, 01 escolas Guarantã do Norte 01 subprojeto, 01 escolas Jauru 01 subprojeto, 01 escolas

Muito Obrigado Cuiabá, 11/2014 Luzia Aparecida Palaro – Coordenadora Institucional PIBID UFMT Maria Cristina Teobaldo - Coordenadora de Gestão do PIBID UFMT Renilson Rosa Ribeiro - Coordenador de Gestão do PIBID UFMT Sergio Antonio Wielewski - Coordenador de Gestão do PIBID UFMT Glauce Viana de Souza - Coordenadora de Gestão do PIBID UFMT Cuiabá, 11/2014