Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede PERGAMINHO OU TABLET,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Patrícia da Silva Campelo Costa, Eliseo Berni Reategui
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Área do conhecimento: Biologia
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
Curso de Docência Universitária
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
O Uso Pedagógico do Blog
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Universidade Federal do Amapá
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
Jornal na escola: Pesquisar, ler e escrever, é só começar!
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico e prático a ser explorado” Ariane Mieco Sugayama Assistente técnica da A Cor da Letra, professora.
Universidade Federal do Amapá
Rethinking Literacy Education in New Times:
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
Discentes: Dayane Santos Iraildes Assunção Jozilene Assis Lisânia Reis
Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Edilaine Aparecida Dairell Davi Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIRETORIA DE ENSINO – RIBEIRÃO PRETO.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
I ENCONTRO DE LÍNGUA PORTUGUESA Formadora: Profª Lenís Almeida da Silva Perez Graduada em Letras Vernáculas - UEFS Especialista em Estudos Literários –
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Redes Sociais Virtuais: ressignificando espaços e tempos pedagógicos Prof. Dr. Robson Santos
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA CIBERCULTURA Autor: Hebert Gomes de Oliveira Orientador: Vinicius Silva Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO.
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede PERGAMINHO OU TABLET, PENA OU TECLADO?: A LITERATURA DAS PÁGINAS DO LIVRO À SALA DE AULA E INTERNET, NO AGRESTE DE PERNAMBUCO Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Objetivo Investigar um projeto de Literatura, nos Ensinos Fundamental II e Médio, em Santa Cruz do Capibaribe-PE, a partir da perspectiva de discussão dos fatos literários, produção e apresentação dos alunos, assim como o caráter cognitivo das atividades e a comunicação digital na relação docente-discente.

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Das Páginas do Livro à Sala de Aula Sala de aula  Laboratório de desenvolvimento cognitivo Ensino da Literatura: Limite da sala de aula x Exercício literário “A função social da literatura só se manifesta em sua genuína possibilidade ali onde a experiência literária do leitor entra no horizonte de expectativas de sua vida prática. [...]” (JAUSS apud ZILBERMAN, 1999, p. 83)

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha A Literatura e o Digital: Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado? “[...] um novo espaço de leitura e escrita, as letras concretas e palpáveis se transformaram em bites digitais; a página em branco é o campo do monitor; a pena é o teclado e há uma estranha separação entre o nosso corpo real, e o texto, virtual.” RAMAL (2002, p. 65) Computador  Instrumento de cultura e auxílio ao professor Desenvolvimento da autonomia, criatividade, criticidade e autoestima positiva do aluno.

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Blog “[...] um espaço onde os estudantes praticam a autonomia na publicação, a descentralização da produção e o trabalho colaborativo.” (RIBAS, 2007, p. 171) “Cultura “Cultura de participação” (JENKIS apud VARGAS, 2005) e “faça você mesmo”. Folhetins dos jornais (séculos XVIII e XIX) x Publicação em blogs (século XXI)

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Metodologia Pesquisa Qualitativa-Descritiva Universo e Sujeitos Escola Santo Antônio (1969) Ensinos: Fundamental II e Médio; Turnos: Matutino e Vespertino. Campo e Coleta de Dados Projeto “Seminário de Literatura”: 2º semestre (2011) e 1º semestre (2012); Publicação de postagens e comentários dos participantes.

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Blog “Baú do Seminário” Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Fonte:

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Resultados Tecnologia  Inteligência Coletiva (LÉVY, 2003); Professor  mediador e colaborador; Blog  via de mão dupla de leitores e produtores de ideias e conteúdos “(...) fica evidente que cada leitor é um co-autor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.” (BOFF, 2000:9-10)

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Postagens “(...) Quando chega fim de ano, bate uma saudade das corridas contra o tempo, dos ensaios demasiados, mas acima de tudo do resultado que ficava. Foi tudo tão bom e inesquecível, que com certeza todos que participaram pelo menos uma vez, carregarão lembranças como eu vou carregar.” CARINE AYANNE “(...) sou suspeita pra falar desse ‘baú de ensinamentos’. Porque foi exatamente nele que eu aprendi lições e valores que eu carrego e vou carregar comigo pra toda vida. Valores que eu passei adiante, que compartilho com os amigos, com a família, com o mundo!” THAÍS NASCIMENTO

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Considerações finais O ensino de Literatura necessita ser repensado e capaz de incentivar a formação de leitores competentes e críticos, levando o aluno a ser o sujeito central do processo. Acima de tudo, o convite à Literatura deve surgir com a oportunidade de transitar entre as preferências literárias dos alunos, aproximando-os de situações que permitam a reflexão e a valorização da diversidade sociocultural e da convivência solidária.

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Referências ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Informática na escola: da atuação à formação de professores, Disponível em: BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana, 36 ed., Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, Disponível em: Disponível em: Acesso em: 01 de junho de Disponível em: Acesso em: 06 de junho de FREITAG, R. M. K. A internet e a língua portuguesa: mudanças à vista? In: III Congresso Online, Observatório para a cibersociedade, GUTIERREZ, Suzana. O Fenômeno dos Weblogs: as possibilidades trazidas por uma Tecnologia de publicação na Internet. Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre, v. 6, n. 1, p , jan/jun, RAMAL, Andrea Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Título do Trabalho Autor(es) Recife Novembro/2012 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação Comunidades e Aprendizagem em Rede Sessão de Comunicação Pergaminho ou Tablet, Pena ou Teclado?: A Literatura das Páginas do Livro à Sala de Aula e Internet, no Agreste de Pernambuco Adelmo Teotônio da Silva Rita de Cássia Coutinho Cunha Referências RIBAS, B. Blogs como ferramentas de ensino do jornalismo. In: MACHADO, E. e PALACIOS, M. (Orgs.) O ensino do jornalismo em redes de alta velocidade: metodologias & softwares. Salvador: Edufba, SANTOS, Jair Ferreira. O que é Pós-Moderno? São Paulo: Brasiliense, SCHMIDT, J. Blogging practices: An analytical framework. In: Journal of Computer-Mediated Communication, 12(4), article VARGAS, M. L. B. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina, ZILBERMAN, Regina. Leitura literária e outras leituras. IN: BATISTA, A A. Gomes e GALVÃO, Ana M. de Oliveira. Leitura: práticas, impressos, letramentos. Belo Horizonte: CEALE/AUTÊNTICA, ZINANI, C.J.A.; SANTOS, S.R.P. dos. Ensino da literatura: lugar do texto literário. In: ZINANI, C.J.A. et al. Transformando o ensino de língua e de literatura: análise da realidade e propostas metodológicas. Caxias do Sul, RS: Educs, 2002.