COMÉRCIO ELETRÔNICO.

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COMÉRCIO ELETRÔNICO

Conceitos e Definições

Conceitos e Definições Comércio: Troca de valores ou produtos com o fim de obter lucros. Comércio Eletrônico: uso de meios eletrônicos para a condução de transações comerciais. Qualquer forma de transação de negócios na qual as partes interagem eletronicamente, em vez de por meio de compras físicas ou contato físico direto.

Conceitos e Definições Negócio Eletrônico (e-business): É toda aplicação on-line que oferece suporte a negócios, mas que não precisa necessariamente concluir uma venda. Ex. Negociações entre uma empresa e seus fornecedores. Comércio Eletrônico (e-commerce): É um componente do e-business, utiliza mecanismos eletrônicos para a condução de transações comerciais entre empresas, governo e consumidores – é o desenvolvimento de vendas no meio eletrônico.

Conceitos e Definições encontrados na literatura Para Albertin (2002, p. 15) é a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócios num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa das tecnologias de comunicação e informação, atendendo aos objetivos do negócio. Limeira (2003, p. 38) defende que o comércio eletrônico consiste na realização de negócios por meio da Internet.   Uma visão mais ampla de comércio eletrônico inclui todas as interações entre empresas e consumidores que possam ser realizadas utilizando a Internet ou outro meio de comunicação de dados (MEIRA JR, 2002, p 3). Para o SEBRAE a definição de Comércio eletrônico (ou e-commerce) é a automação das transações comerciais pela utilização das tecnologias de informática e telecomunicações.

Conceitos e Definições encontrados na literatura Comércio eletrônico é a realização de negócios por meio eletrônico, tanto de produtos como de serviços, incluindo as atividades pré-venda como marketing e pós-venda como o suporte. Todas atividades de compra ou venda de bens, produtos, serviços ou informações eletronicamente podem ser consideradas como comércio eletrônico. O comércio eletrônico pode ser dividido em três principais partes. (O´ CONNEL, 2002): o Business-to-business (B2B): Troca de produtos, serviços ou informações entre companhias. o Business-to-consumer (B2C): Troca de produtos, serviços ou informações entre companhias e consumidores. É a parte varejista. o Consumer-to-consumer (C2C): Troca de produtos, serviços ou informações entre consumidores. Leilões on-line.

Business-to-business – B2B

Business-to-consumer – B2C

Consumer-to-consumer – C2C Envolve sites que intermediam transações entre pessoas físicas. Ex. Mercado Livre

Outros tipos de modalidades Business-to-employee – B2E Desenvolve interações entre empresa e seus funcionários. Ex. Comunicação interna, endomarketing, treinamento corporativo, etc. Consumer-to-management – C2M ou C2G Entre pessoas físicas (cidadãos) e governo. Desenvolve serviços que antes eram considerados de grande burocracia. O Brasil é destaque nesta modalidade. Ex. Receita federal, leilões de imóveis oficiais. Business-to-management – B2M ou B2G Entre o governo e as empresas para o desenvolvimento de serviços variados. Ex. Licitações para obras públicas.

Principais vantagens Ampliação/diversificação do mercado consumidor, de uma região ou país para potencialmente todo o mundo. Disponibilidade de informações sobre o cliente aumenta a possibilidade de oferecer um serviço personalizado. Facilidade de obtenção de informações sobre preços e outras características dos produtos. Baixo custo das transações eletrônicas. Possibilidade de integrar a cadeia de produção e criar novos serviços que explorem os recursos da Internet.

O perfil do consumidor virtual No começo o comprador tinha o seguinte perfil: entre 25 a 49 anos e está bem de vida. Já completou a faculdade ou alguma pós-graduação. A grande maioria das compras é paga com cartão de crédito. O comprador virtual faz parte da elite.

O perfil do consumidor virtual Vem acontecendo uma mudança do perfil do comprador virtual, devido principalmente: Financiamentos de computadores; Acesso a funcionários de empresas; Acesso a alunos de escolas e universidades; Projetos de inclusão digital; Os novos compradores virtuais têm renda mais baixa e menor nível escolar.

Trabalho - Próximas aulas 1. Defina Comércio Eletrônico? 2. Identifique e descreva os principais componentes da estrutura do Comércio Eletrônico? 3. Quais as principais atividades realizadas por uma organização frente às pressões dos negócios? 4. Explique as principais limitações técnicas e não técnicas do comércio eletrônico? 5. Descreva os benefícios do comércio eletrônico para os consumidores, para as empresas e para a sociedade. 6. Fale sobre as pressões de mercado, tecnológicas, e sociais que guiam as empresas? 7. Quais os tipos de comércio eletrônico de acordo com a natureza das transações? Cite pelo menos um exemplo de cada tipo. 8. Como o comércio eletrônico afeta o marketing direto? Explique e cite exemplos? 9. Como o comércio eletrônico transforma a organização? 10. Explique os fatores críticos de sucesso da Amazon.com?

Trabalho - Próximas aulas 11. Explique o processo de compra em um “Internet Shopping”? 12. Quais as diferenças entre “cybermarketing” partial e total (full)? Cite exemplos. 13. Quais as diferenças entre distribuidor eletrônico e “e-broker”? 14. Explique estratégia proativa e estratégia reativa em comércio eletrônico? Cite exemplos? 15. Descreva os fatores críticos de sucesso da Dell? 16. Explique o que é propaganda na Internet? 17. Quais os principais métodos de propaganda na Internet? 18. Explique o modelo B2M? 19. Como “aparecer” na Web, visto que todos possuem a mesma chance de serem visto? 20. Explique a tecnologia “push” e suas vantagens no marketing na Internet? 21. Por que a tecnologia “pull” de conteúdo na Web é uma estratégia passiva?

Trabalho - Formato Apresentação na data marcada em formato de slides do power point conforme estrutura abaixo: Slide 1: título, autor e orientador Slide 2: objetivos Slide 3: Citações com autores que revelem o cerne deste trabalho Slide 4: Conclusões Entrega em formato de artigo científico no dia __________