Desenvolvimento de Novos Produtos e Marca

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Estratégica Conceitos
Advertisements

AULA 10 E 11 ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
CICLO DE VIDA.
Mix de Marketing Novos Produtos
O PLANO DE MARKETING.
Empreendedorismo AULA 5
Administração Estratégica João Carlos Bragança
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
Desenvolvimento de Novos Produtos.
MBA EM GESTÃO Fundamentos de Marketing: produtos de sucesso
Como lidar com a concorrência
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
MKT EMPREEENDEDORES UNIP – 2007 PROF: MEROFA.
Posicionamento.
Estratégias do agronegócio
Empreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
Introdução ao Composto de Marketing
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PREÇO – O que é e como fazer?
Aplicações Contemporâneas da Pesquisa de Marketing
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Repensando a Logística
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Planejamento Estratégico
Estratégia no nível de negócios
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Comportamento do consumidor
Introdução ao Marketing
Estratégia Organizacional
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Capítulo 9 Desenvolvimento de Novos Produtos e Estratégias para o Ciclo de Vida dos Produtos.
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Empreendedorismo ________________________________________
Carlos Freire 2014 Produtos, Marcas, Embalagens e Seviços Administração de Marketing Kotler e Keller.
Curso: Superior de Tecnologia
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Desenvolvimento de novos produtos
Estratégia Competitiva
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Empreendedorismo ENCONTRO EMPREENDEDORISMO  “O Empreendedor é alguém capaz de gerar novos conhecimentos a partir de uma determinada plataforma,
Análise do Ambiente Competitivo
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
Grupo 19R. 1) Qual a principal finalidade da cadeia de logística integrada? 2) Como uma empresa pode agregar valor ao seu cliente? 3) Explique o que é.
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Disciplina de marketing
Estratégia de Marketing
Marketing de Relacionamento CARLOS FREIRE – Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo – Hooley, Saunders e Piercy – Prentice Hall.
Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento
Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES/GF Faculdade de Santa Catarina – FASC Curso de Administração Disciplina: Gestão Mercadológica.
GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE – Gestão de Marcas Carlos Freire – Prova dia: 03/12 Trabalho não haverá apresentação Entrega: 26/11.
Tecnológico de Marketing
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Sucesso de Longo Prazo Apresentação de Novas Ofertas ao Mercado.
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães. Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto Avaliação da oportunidade de comprar negócios.
TRABALHO PRÁTICO Inovação e Empreendedorismo no Turismo A oportunidade e a ideia de negócio.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de Novos Produtos e Marca Administração de Marketing Kotler e Keller Carlos Freire 2014

Lançamento de Novos Produtos Produtos e Marca Lançamento de Novos Produtos Carlos Freire 2014

Uma empresa pode agregar novos produtos de duas maneiras: Produtos e Marca Uma empresa pode agregar novos produtos de duas maneiras: por intermédio de aquisição; por intermédio de desenvolvimento. Carlos Freire 2014

A aquisição pode se dar de três formas: Produtos e Marca A aquisição pode se dar de três formas: pela compra de outras empresas; pela aquisição de patentes; pela aquisição de licenças ou franquias. Carlos Freire 2014

Produtos e Marca O processo de desenvolvimento, por sua vez, pode se dar de duas formas: desenvolvimento de novos produtos em laboratórios próprios ou setores de P&D; contratação de pesquisadores independentes ou empresas para desenvolvimento de novos produtos; Carlos Freire 2014

Produtos e Marca O processo de desenvolvimento, por sua vez, pode se dar de duas formas: desenvolvimento de novos produtos em laboratórios próprios ou setores de P&D; contratação de pesquisadores independentes ou empresas para desenvolvimento de novos produtos; Carlos Freire 2014

Pode-se classificar os produtos novos em 6 categorias: Produtos e Marca Pode-se classificar os produtos novos em 6 categorias: Produtos Inteiramente novos: produtos que criam um novo mercado; Novas linhas de produtos: novos produtos que permitem entrar em novos mercados; Acréscimos à linhas de produtos: produtos que complementam linhas de produtos já existentes; Carlos Freire 2014

Pode-se classificar os produtos novos em 6 categorias: Produtos e Marca Pode-se classificar os produtos novos em 6 categorias: Aperfeiçoamento e revisão de produtos existentes: produtos que oferecem melhor desempenho ou maior valor percebido e substituem produtos preexistentes; Reposicionamentos: produtos existentes que são direcionados a novos mercados ou novos segmentos; Carlos Freire 2014

Pode-se classificar os produtos novos em 6 categorias: Produtos e Marca Pode-se classificar os produtos novos em 6 categorias: Reduções de custo: produtos que oferecem desempenho semelhantes a outros preexistentes a um custo menor. Carlos Freire 2014

Novos Produtos e Marca Menos de 10% dos produtos novos são realmente inovadores. São produtos que envolvem os maiores custos e os maiores riscos porque são novos para a empresa e para o mercado. A maior parte das novidades consiste de aperfeiçoamentos e complementações. Carlos Freire 2014

Produtos e Marca Alguns cuidados auxiliam no desenvolvimento de novos produtos,reduzindo os riscos: Trabalhar com clientes em potencial: envolver representantes do segmento alvo no desenvolvimento do produto; Deixar os empregados escolherem o projeto: designar como líderes pessoas capazes de envolver e motivar os empregados no desenvolvimento do novo produto; Carlos Freire 2014

As ideias serão julgadas com o teste: “Real, Vencedora, Vantajosa” Produtos e Marca 3. Dar aos funcionários tempo para brincar: dar tempo para que os envolvidos no projeto possam fazer tentativas sem a preocupação de errar. As ideias serão julgadas com o teste: “Real, Vencedora, Vantajosa” A oportunidade é real? Podemos vencer? Podemos ganhar dinheiro com ela? Carlos Freire 2014

Produtos e Marca 4. Saber quando desistir: saber avaliar e ter sensibilidade para abandonar um projeto ou aproveitar os experimentos para o desenvolvimento de outros. Carlos Freire 2014

O que leva ao fracasso no desenvolvimento de um novo produto? Produtos e Marca O que leva ao fracasso no desenvolvimento de um novo produto? . Ignorar ou interpretar mal as pesquisar; . Superestimar o tamanho do mercado; . Altos custos de desenvolvimento; . Projeto insatisfatório; . Posicionamento incorreto; . Propaganda ineficaz ou preço errado; . Apoio insuficiente à distribuição . Reação dos concorrentes. Carlos Freire 2014

Produtos e Marca Estima-se que, nos USA, haja um índice de 95% de fracasso no desenvolvimento e lançamento de novos produtos e 90% na Europa. Além dos fatores já mencionados, outors aspectos concorrem para o insucesso: Carlos Freire 2014

Produtos e Marca . Escassez de ideias significativas em algumas áreas (aço e detergente); . Mercados fragmentados: a necessidade crescente de segmentação ocasiona nichos incipientes; . Restrições sociais e governamentais: maior exigência do consumidor e legislações cada vez mais restritivas; Carlos Freire 2014

Produtos e Marca . Menor prazo para desenvolvimento: a necessidade de inovar, ditada pelo mercado, reduz os prazos para desenvolvimento e, consequentemente, a sua eficácia; . Menores ciclos de vida dos produtos: as inovações de sucesso são copiadas rapidamente pelos concorrentes, desmanchando a vantagem competitiva e determinando a necessidade de mais inovações. Carlos Freire 2014

Com essas características do cenário de negócios: Produtos e Marca Com essas características do cenário de negócios: . Redução do ciclo de vida de produtos; . Necessidade inovação constante; . Mercado mais exigente e . Acirramento da concorrência. Lançar novos produtos tornou-se indispensável, apesar dos riscos a que a empresa se expõe. Carlos Freire 2014

Assim, para manter-se no mercado, é preciso inovar. Produtos e Marca As empresas enfrentam sérias dificuldades em aumentar ou manter vendas de um mesmo produto, para um mesmo mercado, ao longo do tempo. Assim, para manter-se no mercado, é preciso inovar. Carlos Freire 2014

Próxima aula, 24/9/2014, apresentação dos seminários. Produtos e Marca Data da Prova: 8/10/2014 Próxima aula, 24/9/2014, apresentação dos seminários. Carlos Freire 2014

Atividade de Avaliação: Vídeo Marriot Produtos e Marca Atividade de Avaliação: Vídeo Marriot Carlos Freire 2014

Questões: Produtos e Marca Discuta a competição na Marriott. Como a Marriott identifica e analisa a competição entre suas marcas? Explique como a Marriott é bem sucedida nas estratégias de diferenciação de marca. Seja específico. Discuta como a Marriott diferencia a sua identidade de marca dos concorrentes. Carlos Freire 2014