Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?

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Transcrição da apresentação:

Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?

Debate c. Há regras para o debate? Quando essas regras devem ser definidas? d. Por que as regras são necessárias?

Debate e. Qual a importância dos argumentos em um debate? f. Você defenderia uma ideia com a qual você discorda?

Debates em sala devem ter regras Objetivo Discussões ajudam aluno a respeitar outras opiniões e a aumentar o poder de persuasão. Uma aula totalmente ocupada com conversas entre os alunos, mas tudo com muita ordem, respeito e, principalmente, conteúdo.

Objetivo Promover debates em sala de aula é uma maneira saudável de trabalhar assuntos que nem sempre são tratados nos livros ou discutir temas atuais para complementar aulas teóricas.

Objetivo O aluno que participa da atividade aprende a respeitar a opinião dos colegas e organizar as ideias para convencer quem está ouvindo, além de melhorar o vocabulário.

Organização Para não virar bagunça, um debate deve ter planejamento e regras. Conheça alguns passos que garantem que a atividade seja efetiva:

Preparação O professor apresenta o tema, assunto ou conteúdo sobre vários aspectos.

Preparação Os alunos devem pesquisar textos instrutivos e informações que permitam a troca de ideias, fazendo com que eles reflitam com maior profundidade a respeito do assunto.

Regras É importante definir o tempo para cada participante argumentar, contra argumentar ou para réplica e tréplica.

Argumento Argumentar  é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia. O objetivo desse tipo de texto é convencer, persuadir, levar o leitor a seguir uma linha de raciocínio e a concordar com ela.

Contra argumento Contra argumento, também conhecido como retribuição, é uma objeção a uma objeção.

Contra argumento Um contra argumento pode buscar lançar dúvida sobre a veracidade de uma ou mais premissas iniciais de um argumento.

Réplica Direito à resposta, objeção.

Tréplica Resposta à réplica.

Regras O professor deve mediar e interferir se houver transgressão do que foi combinado. O conflito de ideias é válido, desde que haja respeito.

Avaliação Depois que a discussão for feita, o professor deve fazer uma avaliação da atividade junto com os alunos e destacar o que não foi abordado, se alguma ideia ficou vaga ou se será preciso pesquisar mais sobre determinado assunto.

Avaliação A turma pode avaliar sobre a necessidade de um novo debate.

Papel do professor: mediador A opinião do aluno deve ser respeitada e não é possível apontar quem está certo ou errado.

Papel do professor: mediador O professor deve intervir quando um aluno se exalta ou quando precisa ser “provocado”.

Papel do professor: mediador A sala deve ser organizada de maneira diferente, com as carteiras em círculo.

Tema Conflito dos pais na educação dos filhos: autoridade ou autoritarismo?

O que será avaliado a. o desempenho do moderador, verificando se ele manteve a discussão sempre sob seu controle, exercendo com competência sua função; b. os debatedores tiveram oportunidade de falar e souberam ouvir?;

O que será avaliado c. houve igualdade de condições  e respeito para todos os debatedores  durante o debate; d. a linguagem empregada foi adequada à situação;

O que será avaliado e. o tema proposto foi bem apresentado e discutido; f. qual dos grupos apresentou argumentos bem fundamentados, principalmente em momentos de réplica ou tréplica.