GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA A DIA
Organizações Com e Sem Domínio Tecnológico Campus, 1990
Prática Consciente do Gerenciamento da Qualidade Requer a garantia do que é produzido: Por cada um (pessoa, equipe, setor, etc.) Dentro do conjunto Com visão no cliente
Prática Consciente do Gerenciamento da Qualidade Planejamento da Qualidade - o que o cliente deseja, e conseguir traduzi-las em características mensuráveis; Manutenção da Qualidade - através do cumprimento aos padrões elaborados(sistema de correção aos desvios); Melhoria da Qualidade - reflete o dinamismo das necessidades traduzidas em características Juran (1990)
Definição da Função ou Negócio É um conjunto de causas com o objetivo de produzir um efeito (produto) específico Uma sistemática de ações voltadas para a consecução de um objetivo (Juran) MISSÃO Bens Físicos ou Serviços, com determinadas características (Q, C, P, RH) que satisfazem as necessidades e desejos dos clientes Compromisso e dever da Unidade para com a Organização É a própria razão de existência da Unidade Aqueles que abastecem o Processo com insumos (energia, MP, etc.) a serem transformados, tratados ou modificados Podem ser internos ou externos PROCESSOS PRODUTOS CLIENTES Todo aquele que recebe um produto (resultado de um processo) e é afetado, direta ou indiretamente, por sua qualidade FORNECEDORES
GERENCIAMENTO DA ROTINA Ações e verificações diárias Cada pessoa assume as responsabilidades no cumprimento das obrigações conferidas a cada indivíduo e a cada organização Gerenciamento da Rotina base da Administração da empresa.
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DIA A DIA Conceitos Básicos: Arrumando a Casa Padronização Identificação e Eliminação das Anomalias Processo de Gerenciamento para manter e melhorar o Padrão (SDCA / PDCA) Processo de Ação Corretiva e Ação Preventiva
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DIA A DIA Perfeita definição da autoridade e responsabilidade de cada pessoa Padronização dos processos e do trabalho Monitoração dos resultados destes processos e sua comparação com metas
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DIA A DIA Ação Corretiva do Processo Bom ambiente de trabalho Busca contínua da perfeição O Supervisor / Gerente como Líder de mudanças
METAS Toda empresa tem que atingir metas rigorosas Sobreviver numa economia globalizada Para atingir metas rigorosas devem haver mudanças rigorosas O papel do Líder (Supervisor / Gerente)
PROCESSO DE MUDANÇA Compreender que as pessoas podem ser resistentes, porém, devem ser conduzidas para as mudanças necessárias. Fatores decisivos no processo de mudança Liderança Educação Treinamento
O GERENTE LÍDER DEVE: Dar conhecimento do tema ao seu pessoal (educação); Ensinar pessoalmente o seu pessoal a aplicar esse conhecimento (treinamento); Deixá-los fazer, acompanhando-os no início; Elogiar o bom resultado alcançado.
LIDERANÇA TODO LÍDER SABE QUE AS MUDANÇAS SÃO O ÚNICO CAMINHO PARA A SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA.
Melhoria e Manutenção SDCA / PDCA / SDCA
O Processo de Gestão da Qualidade Auditoria da qualidade Conselho da qualidade Times de trabalho Gestores de processos Levantam evidências objetivas de problemas: medem o estado atual dos processos Analisam criticamente as evidências. Identificam problemas, selecionam projetos, estabelecem missões e nomeiam os times de trabalho Estabelecem diagnósticos, propõem soluções e planejam a implementação Implementam as soluções, monitoram o processo, medem a eficácia das soluções, empreendem ações corretivas e padronizam as rotinas
“A ciência deixa bem claro que um organismo que pensa unicamente em termos de sua própria sobrevivência, destruirá invariavelmente o seu meio ambiente e acabará por destruir a si mesmo”. Fritjof Capra em seu livro Ponto de Mutação 1996.