Profª Márcia Regina Martinelli Matheus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
Advertisements

PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
Regina Célia Baptista Belluzzo
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
Bases pedagógicas para prática autônoma e significativa
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Didática e Metodologia no Ensino Superior
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
PSICODRAMA EM CENA.
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
Aprendizagem Significativa
Recrutamento e Seleção
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Desmistificando a Psicologia Organizacional
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Trabalhando com Grupos
A Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos - SBDG é uma entidade sem fins lucrativos que fornece subsídios técnicos, científicos e vivenciais a pessoas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OFICINAS EM DINÂMICA DE GRUPO
Psicologia Educacional
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
DIFERENÇAS DE NOMENCLATURA NAS VIVÊNCIAS
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A Psicologia ou as Psicologias
PSICODRAMA: O ESPONTÂNEO COMO DISPOSITIVO/MÉTODO DO DESENVOLVIMENTO GRUPAL Lidia Mancia Nedio Seminotti
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
FTC – Psicologia Psicologia dos Grupos Prof. Elma Moura.
DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
Psicoterapia Breve Psicodrama.
Lições de Psicodrama J. L. Moreno (13)
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Avaliação de Desempenho Treinamento dos Avaliadores
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Lições de Psicodrama J. L. Moreno (12)
Teorias Psicossociais e Reabilitativas
Lições de Psicodrama J. L. Moreno
Professor: Gustavo Alvarenga Oliveira Santos.
Profª Márcia Regina Martinelli Matheus
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
PSICODRAMA Jacob Levy Moreno Julho,
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
GRUPOS. É POSSIVEL REALIZÁ-LOS EM AMBULATÓRIOS GERAIS e ESFs! Hoje são 12 no AG Marilene Giacomet de Aguiar: gestantes, psicossocial, terceira idade,
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
MÉTODOS E FERRAMENTAS DE INTERVENÇÃO GRUPAL Wladinéia Danielski 2013/2
Teorias Educacionais.
Artefacto2 Técnicas de Atendimento Simulações práticas / Role-playing Cristina Cadete 1.
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Carolina Gonçalves Gabriela Cervo Gilberto Marques Mirelle Paula 1 Lavras – MG 2011.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PROF. ALESSANDRA TONELLI.
Transcrição da apresentação:

Profª Márcia Regina Martinelli Matheus JOGOS DE EMPRESA Profª Márcia Regina Martinelli Matheus

JOGOS DE EMPRESA J OG OS D E E MP R E S A ADMINISTRAÇÃO Estratégia / Negociação JOGOS DE EMPRESA CICLO DE J OG OS D E E MP R E S A PSICOLOGIA Grupos / Motivação / Comportamento ANDRAGOGIA Aprendizado / Treinamento / Comportamento APRENDIZAGEM CULTURA Organizacional / Social / Contextual

PSICODRAMA

Moreno , Jacob Levy PSICODRAMA – Base referencial Médico romeno, lançou as bases do psicodrama, transformando a terapia convencional, queria passar do trabalho individual e isolado para o tratamento em grupos, do método exclusivamente verbal para o método da ação. Quando a expressão corporal se incorpora ao estudo e à análise das palavras, notou que a verbalização adquiria maior profundidade.

Moreno , Jacob Levy PSICODRAMA – Base referencial Seu ponto de partida foi o drama, que significa ação. A dramatização focaliza tanto o indivíduo como o grupo social, e seu objetivo é reconstituir, em cima de um “palco” – contexto dramático – no momento presente, no aqui-e-agora, o acontecimento que se pretende estudar e analisar o mais próximo do real.

PSICODRAMA – Base referencial “Drama” significa "ação" em grego. Podemos, portanto, definir Psicodrama como uma via de investigação da alma humana mediante a ação. É um método de pesquisa e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou de uma pessoa consigo mesma. Mobiliza para vivenciar a realidade a partir do reconhecimento das diferenças e dos conflitos e facilita a busca de alternativas para a resolução do que é revelado, expandindo os recursos disponíveis. Tem sido amplamente utilizado na educação, nas empresas, nos hospitais, na clínica, nas comunidades.

PSICODRAMA – Base referencial O Psicodrama é parte de uma construção muito mais ampla, criada por MORENO, Jacob Levy, a Socionomia. Na verdade, a denominação da parte foi estendida para o todo e, quando as pessoas usam o termo Psicodrama, estão, geralmente, se referindo à Socionomia. Ciência das leis sociais e das relações, a socionomia é caracterizada fundamentalmente por seu foco na intersecção do mundo subjetivo, psicológico e do mundo objetivo, social, contextualizando o indivíduo em relação às suas circunstâncias. Divide-se em três ramos: a Sociometria, a Sociodinâmica e a Sociatria, que guardam em comum a ação dramática como recurso para facilitar a expressão da realidade implícita nas relações interpessoais ou para a investigação e reflexão sobre determinado tema.

PSICODRAMA – Base referencial O Psicodrama é parte de uma construção muito mais ampla, criada por MORENO, Jacob Levy, a Socionomia. Na verdade, a denominação da parte foi estendida para o todo e, quando as pessoas usam o termo Psicodrama, estão, geralmente, se referindo à Socionomia. Ciência das leis sociais e das relações, a socionomia é caracterizada fundamentalmente por seu foco na intersecção do mundo subjetivo, psicológico e do mundo objetivo, social, contextualizando o indivíduo em relação às suas circunstâncias. Divide-se em três ramos: a Sociometria, a Sociodinâmica e a Sociatria, que guardam em comum a ação dramática como recurso para facilitar a expressão da realidade implícita nas relações interpessoais ou para a investigação e reflexão sobre determinado tema.

PSICODRAMA – Base referencial A Sociometria, através do teste sociométrico, mensura as escolhas dos indivíduos e expressa-as através de gráficos representativos das relações interpessoais, possibilitando a compreensão da estrutura grupal. A Sociodinâmica investiga a dinâmica do grupo, as redes de vínculos entre os componentes dos grupos. A Sociatria propõe-se à transformação social, à terapia da sociedade. A Sociodinâmica e a Sociatria têm objetivos complementares e utilizam-se das mesmas técnicas: o Psicodrama, o Sociodrama, o “Role Playing”, o Teatro Espontâneo e a Psicoterapia de Grupo.

PSICODRAMA – Base referencial Enquanto técnicas, a diferença entre o Psicodrama e o Sociodrama consiste em que no primeiro o trabalho dramático focaliza o indivíduo - embora sempre visto como um ser em relação - e no segundo focaliza o próprio grupo/contexto social. A transformação social e o trabalho com a comunidade era o grande sonho de Moreno. No começo do século XX, ele ia às praças e ruas de Viena e relacionava-se com crianças e adultos, estimulando-os a descobrirem novas formas de estar no mundo. A filosofia do momento, que embasa a teoria e a prática psicodramática, foi sendo configurada através de sua observação do potencial criativo do ser humano.

PSICODRAMA – Base referencial Desde então, o Psicodrama vem se transformando, desenvolvendo-se como teoria e como prática. A prática psicodramática, em suas inúmeras modalidades, começa pelo envolvimento das pessoas com o tema ou com a experiência a ser vivenciada, através de lembranças ou histórias do cotidiano dos indivíduos e/ou das organizações.

PSICODRAMA – Base referencial Cabe ao “diretor/facilitador” manejar as técnicas psicodramáticas, como recursos de ação, para garantir o envolvimento do grupo e a escolha da cena protagônica, que refletirá a experiência dos presentes. Ele vai convidando todos para participarem na criação conjunta do enredo, favorecendo a emergência da realidade grupal. Neste sentido, o Psicodrama é o facilitador da manifestação das idéias, dos conflitos sobre um tema, dos dilemas morais, impedimentos e possibilidades de expressão em determinada situação. Fundamentado na teoria do momento e no princípio da espontaneidade, promove a participação livre de todos e estimula a criatividade na produção dramática e na catarse ativa.

PSICODRAMA – Base referencial Finaliza-se com os comentários, inicialmente dos participantes da cena e depois do grande grupo, com a identificação da realidade que acaba de ser vivenciada e com o levantamento de soluções possíveis para as questões abordadas. No trabalho com o social, buscam-se soluções práticas e reais para os problemas, contribuindo para a descoberta de alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável nas comunidades.

PSICODRAMA – Base referencial Acredita-se que o principal objetivo da ação dramática é favorecer aos membros do grupo a descoberta da riqueza inerente em vivenciar plenamente o status nascente da experiência grupal, participando com a maior honestidade possível no momento. Desta maneira, os participantes recriarão no grupo seus modelos de relacionamento, confrontando e sendo confrontados com as diferenças individuais, condição necessária para aprenderem a distinção entre sua experiência emocional e a dos outros, sendo cada um deles agente transformador dos demais.

PSICODRAMA – Base referencial Constatamos que o Psicodrama vem expandindo suas fronteiras, surpreendendo-nos favoravelmente com a diversidade de experiências psicossociais em desenvolvimento. Da mesma forma, a produção científica tem procurado aprofundar as questões provocadas por esta prática renovada. Os psicodramatistas são profissionais de diferentes áreas: médicos, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, profissionais de RH, todas as pessoas que em seu exercício profissional trabalham com grupos.

Sugestão de Bibliografia Complementar KROEHNERT,Gary. “Jogos para Treinamento”.Editora Manole Ltda.SP - 2001 BUENO,José Hamilton. “Manual do Selecionador de Pessoal”. Editora LTR.SP-1994 KROEHNERT,Gary. “Jogos para Treinamento”. Editora Manole Ltda.SP – 2001 Sites recomendados : http://www.febrap.org.br http://www.homemdemello.com.br Pesquisar : Rogers, Carl* Jung, Carl Gustav* * Muito importante!