ESCOLA ATIVA MONTESSORIANA SISTEMA MONTESSORI DE EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ESPECIALIZADO Profa. Dra. Nely Garcia
Organização Curricular da Escola
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Deficiência Sensorial
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente; Produzido pelas universitárias:
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente;
Plano de estudo 2006 Conhecimento Lingüístico;
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Competências necessárias para o educador das classes de 3 a 6 anos.
MÉTODO EDUCACIONAL MONTESSORI.
Nido Montessori, um espaço para a vida
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
John Dewey ( ).
Tema MATERIAL DOURADO.
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 24 de abril de EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 24 de abril de 2013.
Jornal como Recurso Didático
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Sejam bem-vindos!.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Faciminas – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Maria Helena Alves Roldan Professora:
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tecnologias da Informação e Comunicação
Metodologia de projetos
Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
PEI – Programa Educacional Individualizado
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Escola Palavra Viva Ensino Fundamental
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias.
Alfabetização e /ou letramento?. O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do.
Documentos e Propostas legais
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
A ALFABETIZAÇÃO MONTESSORIANA
Transcrição da apresentação:

ESCOLA ATIVA MONTESSORIANA SISTEMA MONTESSORI DE EDUCAÇÃO

Montessori disse: “Eu não inventei um método de educação, eu simplesmente dei a algumas crianças a chance de viver.”

Maria Montessori Maria Montessori (1870-1952) Médica e educadora Contexto: Itália, início do séc. XX Pedagogia Científica Criou a Casa dei Bambini (Casa das Crianças).

O Sistema Montessori de Educação

A filosofia do Sistema Montessori tem como objeto o homem como um todo, e visa fundamentalmente respeitá-lo como ser humano.

Princípios Montessorianos Liberdade Ordem Cooperação Responsabilidade Atividades significativas Materiais Ritmo próprio Independência Autonomia Respeito às diferenças Livre escolha Ambiente adequado

Currículo da Escola Montessoriana Vida Prática Educação Sensorial Matemática Linguagem Educação Cósmica (Ciências, Geografia, História, Física, Química) Música Artes

Vida Prática ou Desenvolvimento Social Exercícios de Vida Prática: são aquelas atividades diárias realizadas para manter a ordem no ambiente e para restabelecer condições propícias a sua utilização.

Quatro grupos de exercícios: Cuidados no Ambiente Exercícios de conquista do ambiente Exercícios de conservação do ambiente interno Exercícios no ambiente ao ar livre Movimentação específica para alimentação Cuidados Pessoais Relações Sociais Exercícios Coletivos de Refinamento dos Movimentos – Linha

Objetivos dos Exercícios de Vida Prática: - Ajudar a criança a crescer com independência, considerando: A execução dos movimentos elementares. Os cuidados consigo mesmo. Os cuidados com seu ambiente. As relações sociais.

LINHA MONTESSORIANA - DEFINIÇÃO: Grupo de movimentos que são isolados e cujo resultado em equilíbrio, auto-conhecimento e ritmo, será aplicado na vida prática, isto é, na realização de todos os outros movimentos. - OBJETIVOS: Silêncio (inibição de todos os movimentos – normalização), coordenação perfeita de todos os movimentos.

PASSOS DA LINHA MONTESSORIANA - Atenção - Concentração - Desconcentração ou Relaxamento

EDUCAÇÃO SENSORIAL É um trabalho do movimento e da inteligência. É desenvolvimento interior(materiais) com conceitos básicos que são classificados: ordem, qualidades e gradações de qualidades.

Objetivo do Material Sensorial: Converter à criança num voluntário explorador do ambiente, tornando-a mais segura e independente.

Educação dos Olhos às Dimensões; Educação dos Olhos às Cores; Classificação: Educação dos Olhos às Dimensões; Educação dos Olhos às Cores; Educação dos Olhos às Formas; Educação do Sentido Tátil (digital e estereognóstico); Educação do Sentido Bárico; Educação do Sentido Auditivo; Educação do Sentido Gustativo; Educação do Sentido Olfativo; Educação do Sentido Térmico.

Alfabetização Fonética Método Fonético: Associar os sons dos fonemas às suas formas gráficas. Parte do específico para o geral: vogais, consoantes, famílias silábicas, palavras, frases e textos. Fatores básicos para o seu sucesso: preparo dos alunos, materiais didáticos, ambiente educador, professor e família.

Preparação Indireta para a Alfabetização Iniciada no Mini/Maternal. Objetivo: Desenvolver o mecanismo motor da escrita através de exercícios para a Vida Prática e Sensoriais.

Preparação Direta para a Alfabetização Realizada no Infantil I, Infantil II e Alfabetização. Objetivo: Associar os sons às representações gráficas.

Maria Montessori Montessori disse: “Para ser eficaz, uma atividade pedagógica deve consistir em ajudar a criança a avançar no caminho da independência.” Maria Montessori

BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, Talita de. Desenvolvimento Social – Vida Prática. Rio de Janeiro: Presence Editora, 2005. MAFRA, Regina Ruiz. Manual de Introdução ao Método Montessori. Brasília: Valci, 1987. MONTESSORI, Maria. Pedagogia Científica. Rio de Janeiro: Portugália, 1965. ROSAS, Jurema Yara. Manual do XIX Curso Intensivo do Sistema Montessori de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Salvador: digitado, 2006.

sheilapitombo@yahoo.com.br