GESTÃO DO CONHECIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Advertisements

Sistema de Informação Gerencial
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Administração Estratégica
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Gestão do Conhecimento em Organizações
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba A Gestão do Conhecimento na prática.
Inteligência empresarial
Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
Gestão do Conhecimento com WINISIS
A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Práticas de Apoio à Gestão
As empresas no contexto atual
Bibliotecários... Até quando?
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Práticas de Apoio à Gestão
Modelo de Excelência em Gestão
Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
Gestão por Competências
GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
Tecnologia da informação
Tema Gestão do Conhecimento:.
Gestão Estratégica do Capital Intelectual.
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Conhecimento hoje é a engrenagem da Inovação, Produtividade e Qualidade Os executivos das grandes empresas do mundo preocupam-se hoje com 3 fatores: pessoas,
Arquitetura do marketing
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Inovação Tecnológica Vanilde Manfredi Aula 2. Objetivos da aula 1 - Conhecer as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento numa organização.
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Estratégias de Gestão do Conhecimento

Instituição de Ensino São Francisco
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
Gestão Estratégica de Pessoas
GESTÃO DO CONHECIMENTO
MBA Saúde GC 15/out/2003 Gerenciando Conhecimento PRICHARD, Craig; HULL, Richard; Chumer, Mike; Willmott, Hugh , MacMillan Business.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Disciplina: Inteligência Artificial
Gestão de Pessoas.
Gestão da Tecnologia da Informação Turma 2008 Disciplina Inovação Tecnológica Prof. Ronaldo Barbosa
Gestão do Conhecimento GC
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
PROJETOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
Ronald H. Ballou. Aos gerentes de logística e da cadeia de suprimentos de todo o mundo: Daniel 5:14 Tenho ouvido dizer a teu respeito...que a luz e o.
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: GESTÃO DE PROCESSOS PROFº.: JOSÉ PAULO DE ANDRADE ESPECIALISTA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH: EVOLUÇÃO E TENDÊNCIA MÓDULO.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DO CONHECIMENTO Princípios de Gestão do Conhecimento Universidade Gama Filho Prof. Carlos A S Carvalho

O que é Gestão do Conhecimento? + A Gestão do Conhecimento é um conjunto de processos que governam a criação, uso e disseminação do conhecimento na organização

O que é Gestão do Conhecimento + “Gestão do Conhecimento significa organizar as principais políticas, processos e ferramentais gerenciais e tecnológicas à luz de uma melhor compreensão dos processos de GERAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO, VALIDAÇÃO, DISSEMINAÇÃO, COMPARTILHAMENTO e USO dos CONHECIMENTOS estratégicos para gerar resultados (econômicos) para a empresa e benefícios para os colaboradores”. Jose Claudio Terra (www.terraforum.com.br)

GESTÃO DO CONHECIMENTO Múltiplos fatores levaram à explosão do conhecimento: Percepção e realidade de um novo mundo competitivo globalizado; Rápidas mudanças; Inovações Tecnológicas; Busca de sustentabilidade etc. O Movimento pelo Conhecimento mostra às empresas como devem atuar hoje como melhorar seus produtos amanhã. PORTANTO: Muitas empresas estão agora lutando para entender melhor o que sabem, o que precisam saber e o que fazer a respeito.

GESTÃO DO CONHECIMENTO Inteligência Conhecimento Informação Dados Para Davenport; Prusak: “ (...) a única vantagem competitiva sustentável que uma empresa tem é aquilo que ela coletivamente sabe, a eficiência com que ela usa o que sabe e a prontidão com que ela adquire e usa novos conhecimentos.”

Visão de GESTÃO DO CONHECIMENTO ( Knowledge Management/KM) no Brasil Fonte: HSM Management

ADOÇÃO DA GC NAS ORG. Pesquisa com 200 empresas de grande porte no Brasil, veiculada na HSM Management, revelam a intenção e aplicação da GC. Fonte: HSM Management

GC: “área guarda-chuva” A GC consolidou-se como uma grande “área guarda-chuva”, que incorpora várias abordagens gerenciais, observadas as interfaces, comunicações e relacionamentos. Há a necessidade de trabalhar ... principalmente, a gestão das pessoas e dos talentos humanos.

Gestão do Conhecimento Tecnologia da Informação GC: A convergência A gestão do conhecimento tem suas origens na GRI (Gestão de Recursos Informacionais), e esta, integrada a outras contribuições de diversas áreas e campos de conhecimento, constitui os fundamentos ou pilares nos quais se estrutura o que hoje se denomina gestão do conhecimento. Gestão do Conhecimento Computadores pessoais Ciência da Informação Administração Tecnologia da Informação Cultura organizacional Aprendizagem organizacional Redes Desenvolvimento de software Base de dados Desenvolvimento organizacional Gestão de pessoas Estudos de usuários Organização e tratamento da informação Fonte: Barbosa e Paim (2003, p.16)

IMPACTOS DA GC Fonte: HSM Management

ENVOLVIMENTO DAS ÁREAS EM GC Fonte: HSM Management

DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO Fonte: HSM Management

BENEFÍCIOS DA GC Fonte: HSM Management

De GI à GC Da gestão da Informação à Gestão do Conhecimento – da gênese à revelação A gestão do conhecimento não se limita à gestão de informações. A gestão do conhecimento vai além, por se preocupar com uma miríade de outros temas, tais como: a criação e o uso do conhecimento; a gestão da inovação e da criatividade; o compartilhamento das informações; a mensuração e consolidação do capital intelectual encontrado nos capitais humano, estrutural e do cliente; a criação de condições favoráveis que devem ser propiciadas pela organização.

De GI à GC A criação de um contexto favorável pela organização é condição sine qua non para as atividades de gestão do conhecimento. Há a necessidade de trabalhar não só a gestão da informação, mas também, e principalmente, a gestão das pessoas e dos talentos humanos.

De GI à GC A Gestão da Informação e a tecnologia da informação são elementos constituintes da Gestão do Conhecimento A GC não é um “modismo gerencial” e tem se estabelecido como um consistente paradigma gerencial do século

Do Saber ao Fazer

De GI à GC A Gestão da Informação e do Conhecimento são elementos-chave para a competitividade organizacional dos tempos atuais.

MODELO DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO Fonte: Nonaka e Takeuchi

INOVAÇÃO X CONHECIMENTO Para inovar, uma empresa necessita criar um ambiente certo, uma cultura certa para inspirar as pessoas e potencializar suas mentes a atingir todo seu potencial. Não adianta comprar máquinas, processos, sistemas e não trabalhar o indivíduo. Conhecimento é a chave para abrir as portas da inovação e está diretamente ligado com a qualidade de nossas fontes e o treinamento intelectual que nos colocamos Charles Bezerra em http://www.hsm.com.br/editorias/chave-para-inovacao

O que queremos dizer com conhecimento ? PRINCÍPIOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO O conhecimento tem origem e reside na cabeça das pessoas. O compartilhamento de conhecimento exige confiança. A tecnologia possibilita novos comportamentos ligados ao conhecimento. O compartilhamento do conhecimento deve ser estimulado e recompensado. Suporte da direção e recursos são fatores essenciais. Iniciativas ligadas ao conhecimento devem começar com um programa piloto. Aferições quantitativas e qualitativas são necessárias para se avaliar a iniciativas. O conhecimento é criativo e deve ser estimulado a se desenvolver de forma inesperadas.