SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Mercados.
Advertisements

MARKETING DE SEGMENTOS
O PLANO DE MARKETING.
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Marketing.
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
Fundamentos de Marketing
Administração Estratégica
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
GESTÃO DE MARKETING Análise Ambiental
Análise do ambiente de marketing
A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO
FUNDAMENTOS DE MARKETING –conceitos básicos
Segmentação de mercado
Etapas do Marketing Estratégico Moderno
MERCADO CATARINA E FABIANY
Segmentação de Mercado Prof. Jorge Henrique França
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
DIFERENÇA ENTRE CLIENTE/ CONSUMIDOR
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Planejamento de Campanha – A4
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Sessões de hidroginástica
Estratégias de Segmentação
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
SEGMENTAÇÃO Pode ser por Critérios geográficos
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
O COMÉRCIO VAREJISTA NA ECONOMIA
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
Prof. Marcelo Bárcia Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios.
Segmentação de Mercado
Análises: externa, variáveis ambientais, cenários
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Planejamento Organizacional Integrado
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES Sérgio Caldas.
Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de.
O Ambiente de Marketing
Lavratti.com Análise externa da organização Análise das variáveis ambientais.
AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
Estratégia e o Cenário de Negócios
O Ambiente de Marketing
Segmentação e Posicionamento de Mercado
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
Empreendedorismo ________________________________________
AMBIENTES DE MARKETING
AULA 3 Marketing.
MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.
Segmentação Prof. Eduardo Vilela.
©2000 Prentice Hall Objetivos ä Análise das necessidades e tendências no macroambiente ä Tendências demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas,
O AMBIENTE DE MARKETING
PMA Orientações Metodológicas
Disciplina: Técnicas de Vendas Aula 1
Setor de Tecnologia da Informação – Perfil da Categoria FENADADOS 20 de agosto de 2010.
CAPÍTULO 6 A INSERÇÃO DA PEQUENA EMPRESA NO MERCADO ECONÔMICO.
ANÁLISE AMBIENTAL - ANÁLISE EXTERNA
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Segmentação e Posicionamento
O Macroambiente de Marketing é formado por forças que estão fora do controle da empresa, e que interferem na sua capacidade de desenvolver e manter bons.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 3 Coleta de informações e previsão de demanda.
Segmentação de Mercado
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Comportamento do Consumidor
AMBIENTES DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços.
Variáveis Ambientais Acadêmicos: Adelina D. Felippe Edinara Camila Cenci Fabiana Dagnoni Pradi Thiago Testoni.
Transcrição da apresentação:

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO * Divisão do mercado em grupos de indivíduos. características; necessidades; e modos de atuação semelhantes Segundo seu perfil financeiro, psicológico, visando definir estratégias de marketing. Segmentação de mercado consiste na divisão do mercado em grupos distintos de compradores que podem exigir produtos ou serviços distintos.  

AMBIENTE DE MARKETING Todo processo decisório em Marketing passa, necessariamente, pelo conhecimento do ambiente que cerca a empresa. Conhecer seus desafios e responder à altura faz parte do sucesso das decisões. O ambiente externo da empresa é aquele ambiente que nós não controlamos, sendo por isso denominado de Variáveis Incontroláveis.

AMBIENTES: Econômico; Político/legal; Sócio-cultural; Demográfico; Tecnológico; Concorrência; Natural.

AMBIENTE DEMOGRÁFICO É o estudo da população humana em termos de: Tamanho; Densidade; Localização; Idade; Sexo; Raça; Ocupação e outros dados estatísticos. O ambiente demográfico é de grande interesse para os profissionais de marketing, isso porque ele envolve pessoas, e pessoas constituem mercado.

AMBIENTE DEMOGRÁFICO O ambiente demográfico deve ser o primeiro alvo das preocupações da área de marketing. Muitas empresas se relacionam com o mercado de forma rotineira, como se o ambiente demográfico não sofresse alterações, deixando de aproveitar e desenvolver novas áreas de oportunidade. Uma população crescente significa crescentes necessidades a serem satisfeitas; dependendo do poder aquisitivo, pode também significar crescentes oportunidades de mercado.

AMBIENTE DEMOGRÁFICO Os profissionais de marketing acompanham de perto as tendências e desenvolvimentos dos seus mercados nacionais e estrangeiros – mudanças da estrutura etária e familiar, mudanças na distribuição geográfica da população, características educacionais e diversidade populacional. Com base na observação mais cuidadosa do ambiente demográfico, é possível, desenvolver estratégias de segmentação geográfica (áreas com potencial de demanda das chamadas “classes populares”), por faixa etária e por sexo.

EXEMPLOS DO AMBIENTE DEMOGRÁFICO Crescimento da população mundial: A explosão da população mundial tem sido fonte de grandes ameaças e oportunidades. Composição etária da população: As faixas etárias com mais indivíduos definem o ambiente de marketing. Composição étnica: As diferenças entre as culturas das pessoas influenciam em suas atitudes como consumidor de um determinado produto. Níveis de instrução: Analisando este aspecto, percebemos que conforme o grau de instrução de uma população é criado oportunidades para demanda de produtos específicos.

EXEMPLOS DO AMBIENTE DEMOGRÁFICO Padrões familiares: Com a globalização, novos padrões de vida estão surgindo, e com eles novos padrões de consumo. Mudanças de massas para micromercados: Com as facilidades da internet e das novas tecnologias,as pessoas trabalham para grandes empresas em seu próprio escritório dentro de sua casa. Movimentações geográficas: Vivemos um período de intenso movimento populacional nas megalópoles, especialmente em São Paulo, com migrações internas e externas.

OBRIGADO