Equipe responsável pela produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discurso na sala de aula de Matemática
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Sérgio Elias Vieira Cury
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Feedback Realimentação ou retroalimentação
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Programa Ler e Escrever
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Observação da sala de aula
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Projeto: Conta que eu conto
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Estrutura do documento:
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Profº. Wagner Profº. Wagner PCNPs - Ciências.   É um trabalho teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um tema. Dissertar.
Planejamento da Rotina Semanal
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Equipe responsável pela produção
Tema da Aula Digital From a message in a bottle to ICT (As mudanças nos meios e formas de comunicação) DisciplinaAnoAula número Língua Inglesa9 º1º AULA.
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Língua Estrangeira Moderna
Tema da Aula Digital Teens & Tech, IT facts ‘n figures DisciplinaAnoAula número Inglês9º02 PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtora: Márcia.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Equipe responsável pela produção
PROFª Leila de Souza Ganem
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Teoria e Prática de Leitura Daniel Bom Queiroz Turma A-2015
Equipe responsável pela produção
Tema da Aula Digital The Earth: maps and routes. DisciplinaAnoAula número Inglês8º03 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor:
PROFª. Leila de Souza Ganem
Equipe responsável pela produção
Tecendo Leituras: modalidades organizativas para atividades de leitura na escola Maria José Nóbrega.
O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando
PROVA BRASIL 2015.
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Equipe responsável pela produção
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Projetos e Sequências Didáticas
TRABALHO COLABORATIVO
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

Equipe responsável pela produção PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor: Mario Sergio Mangabeira Junior Revisor: Edwiges Rêgo Coordenador: Dayse Alves Barbosa Disciplina Ano Aula número Inglês 9° 3 Tema da Aula Digital Having fun online

Competências e Habilidades envolvidas PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas 1. Perceber a entonação e pronúncia de vocábulos, frases e períodos, conforme os padrões fonológicos da Língua Inglesa. 2. Compreender e usar vocabulário (com pronúncia adequada) referente ao tema da aula. 3. Reconhecer recursos linguísticos utilizados para emitir opinião. 4.Reconhecer a relação entre o uso das formas verbais e sua função comunicativa (descrever hábitos). 5. Identificar, em gêneros textuais instrucionais, recursos linguísticos que indicam a sequência das instruções/orientações 6. Inferir o significado de palavras e expressões. 7. Desenvolver estratégias de compreensão, associando som e imagem. Referencial Teórico http://www.wiziq.com/tutorial/78926-Leisure-Time-Activities-And-Adverbs-Of-Frequency http://www.eslflow.com/Routineslessons.html http://letcteachers.wordpress.com/2011/03/06/classroom-activity-teaching-adverbs-of-frequency/ http://busyteacher.org/3902-how-to-teach-the-imperative-form.html

PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

Activity 1: Connecting Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade promove a revisão do que foi visto na aula anterior. Questões são propostas a fim de relembrá-los sobre o principal tema da aula 2 e, consequentemente, prepará-los para realizarem as atividades na aula em questão. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 minutos. Organização da sala de aula: Individual ou em duplas

Activity 2: Presentation Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade encaminha o tema da aula, partindo da exploração do vocabulário.É importante verificar os conhecimentos prévios do aluno (linguísticos e de mundo), perguntando se conseguem ler/ compreender o questionamento proposto. O título da aula e as palavras cognatas são apoios que facilitam a compreensão. Os alunos devem ser incentivados a ouvir/ler/repetir o vocabulário apresentado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 03 minutos Organização da sala de aula: Individual

Activity 3: Challenge Question Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade propõe a reflexão acerca de uma pergunta que traz à baila o tema da aula.. Incentive-os a trabalhar em duplas e a levantar hipóteses. Registre as possíveis respostas no quadro. Oriente os alunos a adotarem o hábito de começar sempre a refletir sozinho, anotar algumas ideias e depois compartilhá-las/confrontá-las com as de um colega ou as de um grupo, procurando sempre questionar: “But why do you think so?” ou outra pergunta que instigue o(s) colega (s) a se justificar e a pensar sobre o que responder. Para isso, desde sempre, procure relembrar e praticar com os alunos perguntas e expressões básicas que o instrumentalizem para situações como essa, como: “I don’t agree”, “I don’t understand.” etc. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 02 minutos Organização da sala de aula: Duplas

Activity 4: Why is this important? Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade apresenta, em link próprio , um HQ produzido por alunos da PCRJ. Nele, os personagens falam sobre as possibilidades de aprendizagem do Inglês na internet. Chame a atenção dos alunos para o vocabulário específico utilizado pelos personagens. Explore o verbal e o não verbal do texto, os cognatos e o vocabulário de uso corrente nno Brasil. Como sugestão, realize uma pesquisa com os alunos, perguntando-os quais as atividades online são realizadas por eles . Oriente-os a participar da pesquisa em Inglês. Exemplo: Teacher: What do you do online? Student: I listen to musiic and chat! Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 02 minutos Organização da sala de aula: Duplas

Activity 5: Educoquiz 1 – What do you already know? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão responder ao quiz, que verifica o que já conseguem compreender sobre o tema da aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem As questões podem ser respondidas individualmente ou em duplas. Tempo de duração da atividade: 04 minutos Organização da sala de aula: Duplas ou individual.

SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 7 a 9 Checagem ATIVIDADE 10

Activity 6.: Moment of Reflection Orientações práticas de aplicação dessa atividade O objetivo do vídeo é apresentar mais um meio de diversão online, bastante familiar aos alunos e explorar a situação comunicativa em questão, através da inferência das imagens, ações dos personagens, entre outros aspectos. Promover uma pequena discussão e levantamento de hipóteses sobre o que será assistido no vídeo. Oriente-os a responder às questõe proporstas, as quais configuram atividade de pre-reading. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem [Se existirem objetos de aprendizagem, orientar sobre sua utilização] Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Duplas

Activity 7: Time to speak. Orientações práticas de aplicação dessa atividade Após assistirem ao vídeo, os são desafiados a expressarem opiniões sobre “chatting online”. Chame a atenção para os chunks apresentados na atividade. O objetivo é dar ao aluno oportunidade de expressão mais livre na língua em estudo, mesmo que seja por períodos curtos, inicialmente Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 07 minutos Organização da sala de aula: Individualmente.

Activity 8: Do you get online all the time? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, os alunos deverão ler o texto proposto, retirado de um blog. É importante que o professor realize uma pré-leitura do texto com os alunos, identificando vocábulos conhecidos, a função do texto, entre outros aspectos. Outra sugestão é lançar o desafio de recontar o que entenderam do texto. A partir das produções orais, levá-los à compreensão global do texto, salientando o uso dos advérbios e o simple present. Seria interessante acessar o link da página e explorar com os alunos as diversas respostas dadas à pergunta proposta pelo blog. Para que verifiquem a compreensão, são solicitados a participar de um quiz online. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula:

Activity 09: Fedina’s always connected. Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade apresenta uma proposta de prática oral, salientando o uso dos advérbios de frequência. Oriente para que ouçam e repitam o modelo. Dê exemplos adicionais de situações com o uso dos advérbios. Chame a atenção dos alunos para o quadro-resumo dos advérbios. Incentive os alunos a extrapolarem a atividade, fazendo com que expressem com que frequência realizam certas atividades. Como sugestão, liste algumas ações e solicite a participação de todos: Exemplo: Read a book, do my homework, go to scholol, play soccer. Student: I ALWAYS go to scholl / I SOMETIMES do my homework. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 8 minutos Organização da sala de aula: Grupos

Activity 10: Educoquiz 2 – What have you learned so far? Orientações práticas de aplicação dessa atividade O quiz aborda questões mais específicas sobre advérbios de frequência. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 04 Organização da sala de aula: Individual ou em duplas.

TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 11 a 13 Checagem ATIVIDADE 14

Activity 11.1: Expressing yourself. Orientações práticas de aplicação dessa atividade O objetivo da atividade é mostrar aos alunos algumas estruturas usadas em Inglês para expressar opinião sobre algo. Explore essas estruturas, possibilitando que os alunos interajam manifestando as opiniões, com situações criadas em sala, pelo professor e pelos próprios alunos. Se achar pertinente, anote no quadro alguns exemplos e peça a eles que os registrem no caderno. Pontue que as estruturas discursivas usadas para “agreeing and disagreeing” não servem apenas para concordar ou discordar de opiniões; servem também para apontar semelhanças ou diferenças. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Individual

Activity 11.2: Exercising Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão ouvir/repetir os itens linguísticos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem . Tempo de duração da atividade: 03 minutos Organização da sala de aula: Individual ou em duplas.

Activity 11.3:Exercising Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos deverão ouvir/repetir os itens linguísticos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 02 minutos. Organização da sala de aula: Individual ou em duplas.

Activity 12: Expressing preferences. Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os itens linguísticos apresentatados nas atividades anteriores instrumentalizam os alunos a realizarem este atividade oral. Dessa forma, oriente a atividade de produção, dando exemplos no quadro. Incentive a participação autônoma dos alunos, solucionando possíveis dúvidas, quando necessário. Garanta a exposição oral da produção. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Duplas.

Activity 13: Learning more. Orientações práticas de aplicação dessa atividade O link direciona a uma página com um texto instrucional sobre a criação de blogs. A partir do que for respondido na questão proposta, conduza uma leitura inferencial do texto, solicitando aos alunos que relatem suas impressões e ideias referentes à compreensão das informações. Fomentar a consulta ao dicionário sempre que necessário. Os alunos devem observar a reescrita do texto original. Apesar de diagramação e estrutura diferentes, alcançam o mesmo objetivo comunicativo: fornecer instruções. Chame a atenção dos alunos para o uso dos operadores firstly, secondly, then, no intuito de levá-los a compreender que essas palavras suprem a função dos numerais utilizados no texto original. Logo, assumem a função de ordenar/sequenciar instruções. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: Duplas.

Activity 14: Learning more Orientações práticas de aplicação dessa atividade Na atividade, o aluno produzirá um parágrafo, reescrevendo as instruções ordenadamente, utilizando os vocábulos firstly, secondly, then. É de suma importância que os alunos tentem realizar a atividade com a maior autonomia possível. Verificar as produções e solicitar que alguns alunos apresentem seus resultados, oralmente ou por escrito, no quadro. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: Duplas.

Activity 15: Learning more Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos irão identificar que, em textos instrucionais, a forma verbal utilizada é o imperativo. Oriente essa reflexão dando exemplos que achar pertinente. Garanta a realização da atividade proposta , bem como sua correção. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: Duplas.

Activity16: Educoquiz 3 – What else have you learned? Orientações práticas de aplicação dessa atividade O quiz enfoca questões de uso do imperativo e expressões de opinião. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 02 minutos Organização da sala de aula: Individual.

QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 15

Activity 17: You are being challenged Orientações práticas de aplicação dessa atividade A proposta da atividade procura evidenciar ao máximo o contexto de produção do gênero blog. Em link próprio, uma proposta de produção do gênero,é apresentada, a fim de que possam planejar a atividade. Oriente os alunos a considerar aquelas questões básicas de toda produção textual, como: público-alvo/interlocutor projetado; veiculação do texto, propósito comunicativo da produção etc. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 minutos. Organização da sala de aula: Duplas

QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 16 Resumo ATIVIDADE 17 Próximo tema ATIVIDADE 18

Activity 18: Building a summary Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos terão a oportunidade de construir um sumário sobre a aula e, também, realizar uma autoavaliação sobre os conteúdos estudados. Para o professor, é um momento privilegiado da aula, no qual será possível verificar, mediante as respostas dos alunos, quais aspectos precisam ser retomados. Pergunte aos alunos: “What have you learned? Jot down some words/expressions related to the lesson today.” Os alunos poderão responder a essa solicitação no caderno digital. Para cada item que os alunos marcam YES, solicite que eles deem exemplos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 02 Organização da sala de aula: Individual

Activity 19: Educosynthesis Orientações práticas de aplicação dessa atividade Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula:

Activity 20: Next class... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula:

GOING FURTHER Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital http://eslgamesworld.com/members/games/vocabulary/hangman/adverbs_of_frequency.html HOMEWORK Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/various/imperative.htm http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/adjectives_adverbs/adverbs_of_frequency1.htm