CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
PIBID UFF ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA COORD.: PROF.ª DRA. SIGRID GAVAZZI
Programa e Plano de Ensino
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
SEMINÁRIOS Profa. Marta.



ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFª. ESP.BRUNA KELY DA SILVA GALVÃO LIMA.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Rotina na Alfabetização:
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Linguagem: Formas e Usos – Língua Portuguesa II
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
Faculdade de Educação de Costa Rica
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
GRAMÁTICA TEXTUAL ACADÊMICAS: Eva A. Outeiro I. Rodrigues
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estrutura do documento:
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Replicação Metas Curriculares de Português
a)Se constrói numa relação entre um eu e um tu;
Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão.
Prof. Francisco Roberto Savioli
CIED I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO Grupo de Estudos do Discurso da Universidade de São Paulo Linguística Textual: LINGUÍSTICA TEXTUAL:
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Concepções de linguagem e ensino de português
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Prof. Benedito Salazar Sousa
Língua Portuguesa Rosimeire M. faria
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
Metodologia do Trabalho Acadêmico
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Período: Carga Horária: 45 h PLANO DE CURSO Prof. Emerson F. Jaguaribe s:
Professor: José Medina
Reflexões sobre Produção Textual
DISCIPLINA OPTATIVA: TOPICOS FEBAC APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CURSO
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CURSO PROFESSORA ESPECIALISTA
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Profª Ms Patrícia Maria Serrano
Engenharia de Produção 2° semestre de 2010
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
“Um país se faz de homens e livros”
POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
Plano de Ensino Planejamento e Gestão em Serviços Sociais II 6º período Noturno – 2015/2 Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Oficina do Trabalho Profissional Profª Virgínia Pertence
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
Metodologia de Pesquisa Científica IES/Funcec Administração 2009 Prof. Breno Eustáquio.
Faculdade Piaget - Brasil
Ensino de gramática em uma perspectiva reflexiva - uma proposta de análise semântica dos períodos compostos. Área de conhecimento - Ciências Humanas –
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR - UCSal CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA (CST) CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º - 2012.2 CARGA HORÁRIA 60 HORAS DOCENTE LÍCIA MARGARIDA OLIVEIRA

EMENTA A natureza da comunicação humana. A linguagem. Teorias da linguagem. Elementos da comunicação escrita. Noções sobre a textualidade. Mecanismos de leitura e interpretação de texto. Uso de vocabulário técnico. Elementos da comunicação e expressão escrita. Estrutura e organização da produção de textos acadêmicos. Discurso e oralidade.

OBJETIVOS GERAL: Promover ampla discussão sobre a comunicação e sua importância para o sucesso acadêmico e profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. Habilitar o aluno a se expressar com clareza, correção e coerência, ampliando seu domínio da modalidade culta da língua portuguesa escrita e falada, bem como torná-lo apto a produzir textos adequados e coerentes com sua realidade acadêmica e profissional. 2. Buscar desenvolver no aluno a consciência dos diversos usos da língua e sua necessária adequação aos contextos de produção variáveis às diversas relações sociais que a atividade humana propicia, buscando respeitar as diferenças dialetais encontradas em seu cotidiano. 3. Proporcionar ao aluno, por meio de leituras de diversos gêneros textuais ligados à sua área de trabalho, acesso ao vocabulário técnico atualmente utilizado. 4. Relacionar os aspectos que envolvem a organização do texto e a gramática que o sustenta, visando estimular no aluno uma postura autônoma e crítica diante dos ritos da comunicação técnica e acadêmica, por meio da análise do processo de produção de sentidos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TEORIA DA COMUNICAÇÃO E DA LINGUAGEM Língua, Fala, Discurso, Linguagem e Comunicação; Conceitos básicos; Elementos da comunicação; Funções da linguagem; Diversidade linguística;   TEORIA DO TEXTO E DOS GÊNEROS Conceito; Tipos e gêneros textuais; Oralidade e escrita; Princípios que conferem textualidade à produção escrita.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESTRATÉGIAS DE LEITURA   Conceito; Fatores constituintes da produção da leitura; Estratégias de leitura; Leitura e análise de textos variados.   TEORIA E PRÁTICA DA PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA Resumo, resenha e fichamento; Seminário. O USO DA LÍNGUA PADRÃO NOS AMBIENTES PROFISSIONAIS – (ORIENTAÇÃO GRAMATICAL)

METODOLOGIA DE ENSINO As aulas são conduzidas de maneira a levar o aluno a atingir os objetivos da disciplina por meio das seguintes estratégias didático-pedagógicas: Análises críticas de textos diversos. Debates. Exercícios em sala de aula. Exposições dialogadas. Leitura Fílmica Prova escrita. Trabalhos em grupo.

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO Unidade I – aspectos teóricos norteadores da disciplina Prova escrita – 10,0 - 24/09 (data provável) Unidade II – prática textual – oral e escrita. Retextualização. (5,0) -29/10 (data provável) Seminário em equipe: - 5,0 - 19,26/11 e 03/12 (data provável) Trabalho Efetivo Docente - TED Visita Técnica e retextualização; Preparativos para o seminário; Leitura Fílmica e produção textual.

RECURSOS 1. CD Player; 2. Data show; 3. Quadro branco e pincel; 4. Material xerografado; 5. DVD.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA ANDRADE, Ana Margarida de. Comunicação 2 ed. São Paulo: Atlas, 2001 BORDENAVE, Juan E, Díaz. O que é Comunicação? São Paulo: Ed. Brasiliense, 2000. FAVERO, Leonor Lopes. Oralidade e escrita. São Paulo: Cortez, 2005. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever aprendendo a pensar. São Paulo: FGV, 2006. VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 2006. VANOYE, Francis. Usos da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ABREU, A. S. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000. BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 37 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2009. BELTRÃO, O. Correspondência, linguagem e comunicação: oficial, comercial, bancária e particular. 25 ed. São Paulo: Atlas, 1985. BLIKSTEIN, Isidoro. Técnicas de Comunicação Escrita. 20 ed. São Paulo: Ática. 2003. GUIMARÃES, Elisa. A articulação do texto. 9ed. São Paulo: Ática, 2004. KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e Linguagem. 2 ed - SP: Cortez, 2009. MARTINS, Eduardo. O português simplificado com todas as letras. São Paulo, Ed. moderna, 2009 MEDEIROS, João Bosco; TOMASI, Carolina. Ortografia: novo acordo ortográfico da língua portuguesa. São Paulo: Atlas, 2009. NEVES, Maria Helena de Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007. PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação empresarial. Campinas: Alínea, 2004. SCHULER, Maria (coord.). Comunicação Estratégica. SP: Atlas, 2004.