Pratica como componente curricular Professora: Vanessa Marruche
O ensino da Língua Inglesa no Brasil:
Expectativa vs. Realidade O ensino da Língua Inglesa em Escolas Públicas no Brasil: Expectativa vs. Realidade
Propostas para melhorar a qualidade do ensino: =
Preparo dos professores Importância da comunicação; Professor crítico-reflexivo; Interação do aluno.
Autonomia – o que é? Autonomia de acordo Paulo Freire; Autonomia e o despreparo; Autonomia dos alunos; Pedagogia da autonomia.
O professor que desrespeita a curiosidade do educando, o seu gosto estético, a sua inquietude, a sua linguagem, mais precisamente, a sua sintaxe e a sua prosódia; o professor que ironiza o aluno, que o minimiza, que manda que “ele se ponha em seu lugar” ao mais tênue sinal de sua rebeldia legítima, tanto quanto o professor que se exime do cumprimento de seu dever e propor limites à liberdade do aluno, que se furta ao dever de ensinar, de estar respeitosamente presente à experiência formadora do educando, transgride os princípios fundamentalmente éticos de nossa existência.
Desenvolvimento de estratégias Estratégias de aprendizagem em escolas públicas. Como tornar a aula de L. Inglesa mais interessante? Ensino- aprendizagem efetivo.
Saberes construídos Ensinar exige rigorosidade metódica; Ensino exige pesquisa; Respeito aos saberes do educando; Ensinar exige criticidade; Estética e ética; Concretização das palavras pelo exemplo; Aceitação; Reflexão critica sobre a pratica; Reconhecimento e assunção da identidade cultural;