Luana K., Lázaro L., Mariane F.

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Transcrição da apresentação:

Luana K., Lázaro L., Mariane F. Universidade Federal de Pelotas Curso de Administração Disciplina de Administração Financeira Professor Nilo Karnopp FACTORING Luana K., Lázaro L., Mariane F.

Objetivo Conceito, aplicação, objetivos e principais modalidades. Pós realização teórica, será apresentada uma entrevista com o gerente do Banco do Rio Grande do Sul – Banrisul – da Agência de Arroio Grande, o Sr. Manoel Lourenço N.

Factor - Facere Factoring é um étimo anglo – latino derivado do substantivo latino “factor”, cujo radical origina-se do verbo “facere”, que significa agir, fazer, desenvolver e fomentar.

Conceito Prestação contínua de serviços, conjugada com aquisição de créditos de empresas, resultante de suas vendas mercantis ou prestação de serviços a prazo. Objetivo básico -> fomentar, assessorar e ajudar o pequeno e médio empresário a solucionar todos os problemas do dia-a-dia de suas empresas.

Mecanismo de fomento mercantil, de capitalização e de administração Capitalização: a empresa fomentada vende para a Factoring seus créditos gerados pelas vendas e serviços a prazo e obtém dinheiro vivo, que aumenta seu poder de negociação nas compras a vista de matéria-prima; Administração: a Factoring pode prestar serviços à empresa fomentada em qualquer área de sua estrutura, deixando o empresário com mais tempo para produzir e vender.

Nomenclatura A empresa que vende os créditos para uma empresa de Factoring recebe a denominação de Faturizada. A empresa de Factoring que compra os créditos é denominada de Faturizador ou Factor.

Funcionamento Simples, relação comercial tradicional, o fornecedor dos bens e/ou serviços vende os seus produtos aos seus clientes e, caso lhes conceda crédito, procede à gestão dessa carteira e efetua a cobrança dos mesmos. Ao optar pelo Factoring, o fornecedor dos bens e/ou serviços, o Aderente, celebra um contrato com a Sociedade de Factoring.

Funcionamento Nesse contrato são acordadas as condições de serviço a prestar e de financiamento por antecipação de fundos. O processo inicia-se com a assinatura de um contrato de fomento mercantil entre a empresa e a Factoring onde se estabelecem os critérios da negociação.

Etapas 1- A empresa vende seu bem, crédito ou serviço a prazo, gerando um crédito no valor correspondente. 2- A empresa negocia este crédito com a Factoring 3- De posse deste crédito, a Factoring informa o sacado sobre o fato e a forma de cobrança (carteira ou banco). 4- Findo o prazo negociado inicialmente, a empresa sacada pagará o valor deste crédito à Factoring, encerrando a operação.

Vantagens e Desvantagens A principal vantagem de uma operação de Factoring é não gerar endividamento da empresa. Trata-se de uma antecipação de receita: pela venda de recebíveis, duplicatas ou outros títulos de crédito; a empresa recebe a vista sua venda a prazo

Vantagens e Desvantagens A principal desvantagem é que o custo da operação de Factoring tende a ser maior que de uma operação de crédito, decorrente do fato que na operação de Factoring o risco do recebimento é transferido das mãos do proprietário do título para empresa de Factoring: obedecendo a lei de mercado, quanto maior o risco da operação maior será o custo

Vantagens Diretas 1. Pagamento à vista, de vendas realizadas a prazo, pelo empresário; 2. Garantia de pagamento de créditos comerciais; 3. Ampliação do capital de giro das empresas; 4. Redução do endividamento das empresas, proveniente de clientes inadimplentes; 5. Acesso às fontes legais de recursos, com disponibilidade imediata de dinheiro, amenizando, assim, as restrições impostas as Micros e Pequenas Empresas que dependem de difíceis empréstimos;

Vantagens Diretas 6. Acesso seguro às exportações - pagamento à vista, no ato do embarque- entrada no crédito rating de clientes situados em outros países; 7. Acesso ao Export-import - Comércio internacional, entre duas empresas de Factoring, sendo uma situada no país importador e a outra, no país exportador, integrando uma cadeia internacional; e 8. Capitalização da empresa.

Vantagens Indiretas 1. Capitalização da empresa em tempos de crise - principalmente; 2. Aprimoramento de estruturas financeiras - simplificação contábil e redução de custos fixos nas vendas a prazo, eliminando esforços de cobrança de crédito duvidoso; 3. Reorganização interna dos setores administrativos e contábil, com redução de custos internos; 4. Maior confiança de expansão nas vendas das empresas;

Vantagens Indiretas 5. Otimização da capacidade gerencial do empresário em termos de compras e vendas; 6. Abertura de novos mercados - segurança para o desenvolvimento de negócios, possibilitando maior liberdade ao empresário para se dedicar a sua atividade-fim; e 7. Maior estabilidade empresarial - o Factoring assume riscos de impontualidade do comprador, ou de insolvência da empresa com títulos a vender.

Riscos e Preocupações - Riscos éticos; - Não cumprimento às normas estabelecidas pelo mercado nacional; - Falta de documentação suficiente para as operações de administração das contas de clientes; - Verificar se a Factoring está filiada à ANFAC - Associação Nacional das Empresas de Fomento Comercial; - Ver Código de Ética, Disciplina e Auto-Regulamentação das atividades, no Brasil;

Riscos e Preocupações Preços cobrados / depreciação - A Factoring, ao vender serviços e comprar direitos num mercado de livre iniciativa, evidentemente cobra um preço. Empresas aéticas podem cobrar preços abusivos. - Riscos na Exportação e Importação: riscos de crédito e de câmbio, riscos políticos decorrentes de um país instável. A solução é certificar-se de que uma Factoring brasileira atua de ponte, comprando do exportador nacional todos os direitos (papéis vigentes no mercado) relativos a um negócio.

Modalidades de Factoring Convencional: É a compra dos direitos de créditos das empresas fomentadas, através de um contrato de fomento mercantil; Maturity: A Factoring passa a administrar as contas a receber da empresa fomentada, eliminando as preocupações com cobrança;

Modalidades Trustee: Além da cobrança e da compra de títulos, a Factoring presta assessoria administrativa e financeira às empresas fomentadas; Exportação: Nessa modalidade, a exportação é intermediada por duas empresas de Factoring (uma de cada país envolvido), que garantem a operacionalidade e liquidação do negócio;

Modalidades Matéria-prima: A Factoring nesse caso transforma-se em intermediário entre a empresa fomentada e seu fornecedor de matéria-prima. A Factoring compra à vista o direito futuro deste fornecedor e a empresa paga à Factoring com o faturamento gerado pela transformação desta matéria-prima.

No Brasil Surgiu no Brasil em 1982, com a criação da ANFAC - Associação Nacional de Factoring. A forma impura é a corrente, onde a empresa que vende os recebíveis é cobrada caso os títulos não tenham liquidez, não assumindo os riscos como deveria.

Como funciona o trabalho de Factoring no banco? O banco não realiza serviço de Factoring, mas trabalha com descontos de cheques e duplicatas; diferente do Factoring pode ser realizado tanto com Clientes Pessoas Jurídicas como com Pessoas Físicas, que tenham cadastro compatível e tenham enquadramento na Política de Crédito do Banco. Para que seja aprovada a operação é necessário que não haja concentração, ou seja, nenhum cheque ou duplicata pode ser superior a 15% do valor da operação. Os cheques e duplicatas ficam em poder do Banco e serão descontados nos respectivos vencimentos. É adiantado ao cliente de 70% a 80% do valor da operação, de acordo com a análise e perfil do cliente. A taxa cobrada é de acordo com o mercado (de 2% a 5%)

Quais as vantagens de uma parceria com Factoring? Além da taxa, paga a fidelização dos clientes, pois através desta operação torna-se possível a venda de outros produtos

Com qual Instituição de Factoring a empresa trabalha? Não trabalhamos com nenhuma empresa de Factoring somente com recursos da própria instituição.

Qual o público alvo das operações? Todos os clientes, pessoas Físicas e Jurídicas, que possuem cadastros atualizados e compatíveis com estas operações.

Conclusão A partir do estudo realizado sobre Factoring concluímos que esta modalidade é executada por instituições comerciais para pessoas jurídicas, é uma forma de adiantar ativos, aumentando o capital circulante da empresa e assim aumentar o giro. A parceria com as empresas de Factoring é ótima para alavancagem dos negócios, já que as vendas a prazo tornam-se vendas à vista. No Brasil o Factoring não é utilizado de forma correta, pois as empresas não correm risco nenhum, por trabalhar somente de forma impura, adquirindo assim altos lucros.