O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Constitucional I
Advertisements

MINISTÉRIO PÚBLICO.
ESTRUTURA E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO
Objeto e legitimação ativa
FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DE ESTADO NO BRASIL
Profa. Grasiele A.F. Nascimento
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
Conhecendo o MPF e a PRR-3
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
Meio Ambiente: o papel do Ministério Público.
Bases jurídicas para uma boa Administração
Ministério Público Art O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo- lhe a defesa da ordem.
O PAPEL INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO II FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA CENTRAL CONSULT Material.
Tópico III – Princípios Fundamentais
TEORIA GERAL DO PROCESSO
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
I - PROCESSO CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a.
Justiça Pública e Poder Judiciário
Diálogo Público 2005 Qualidade dos gastos públicos: contribuições dosQualidade dos gastos públicos: contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
A INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO: UM PROBLEMA TEÓRICO OU CASUÍSTICO? Luís Cláudio Almeida Santos Promotor de Justiça, Professor.
O Ministério Público e a Constituição Federal de 1988
O Ministério Público e o Direito do Consumidor à Saúde e à Informação
A Intervenção do Ministério Público do Trabalho na Condução Estratégica de RH Wolnei Tadeu Ferreira abril / 2013.
CORREGEDORIA-GERAL Órgão da Administração Superior do MP, orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta de membros do Ministério.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ 1 O que é o Ministério Público? A Constituição Federal, que é a lei mais importante do País, define o Ministério Público.
Deveres do Ministério Público e da Magistratura
Direito Constitucional
Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
FORUM DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO DO ESTADO DO PARANÁ
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
A REGÊNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA ANEEL
CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a fim de ser prestada.
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
AUTONOMIA MP CF ART. 127 CE ART. 109/110 LEI 8625 ART. 1/4 LEI
Roteiro de Aula Convicência DO PODER JUDICIÁRIO
LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU
Os institutos do direito processual coletivo
TUTELA Jurisdicional Direito do consumidor.
Legislação Trabalhista Aplicada – Profª Hellen Araújo
ÓRGÃOS ESSENCIAIS À JUSTIÇA
Instituições de Defesa do Trabalhador
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA
DIREITO CONSTITUCIONAL II
Interesses Difusos e Coletivos – 2009
PONTOS RELEVANTES Profº Carmênio Barroso
ESMP – MAIO/2008 Curso de adaptação para estagiários do Ministério Público – 14º Concurso de Credenciamento Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude.
REVISÃO JUSTIÇA DO TRABALHO Fundamento Fundamento: Art. 92, IV Órgãos Órgãos: Art. 111 Composição do TST Composição do TST: Art. 111-A – 27 Ministros –
Direito processual do Trabalho
Fundamentos de Economia
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Profª Roberta C. de M. Siqueira ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso constante.
Natureza jurídica da ação:
Histórico do SS no MPPR A CF/88, deu nova conformação ao Ministério Público definindo-o em seu artigo 127 como: “uma instituição permanente, essencial.
A defesa dos interesses gerais
Ministério Público do Estado de Minas Gerais BH-dezembro/ 2006 Élida Rezende de Freitas Promotora de Justiça Coordenadora CAOPPDI CENTRO DE APOIO OPERACIONAL.
PODER JUDICIÁRIO.
Ciência Política e Teoria Geral do Estado Prof. Marcelo Thimoti 1.
ASPECTO SUBJETIVO DO PROCESSO: Ministério Público; Advocacia; Defensoria. juiz; Auxiliares (ponto 4.1); Partes (ponto 2)
ADVOGADO.
MINISTÉRIO PÚBLICO. 1. Funções Persecução penal Defesa de instituições, bens e valores fundamentais ou pessoas Preservação dos valores fundamentais do.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
Ministério Público A atuação do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, transtornos ou altas.
NORMAS GERAIS DO CONTROLE INTERNO PROJETO DE LEI NACIONAL DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
CARREIRAS JURÍDICAS E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Marco Aurélio Marsiglia Treviso Juiz do Trabalho

DIFERENÇAS ENTRE MPT, MINISTÉRIO DO TRABALHO JUSTIÇA DO TRABALHO. Ministério Público do Trabalho: promove a defesa da sociedade; é uma instituição autônoma e permamente. São membros são os Procuradores do Trabalho. Ministério do Trabalho: está ligada à administração pública (Poder Executivo); é o responsável pela fiscalização do cumprimento da legislação trabalhista, detendo a possibilidade de aplicar multas administrativas. São membros são os Auditores Fiscais do Trabalho. Justiça do Trabalho: poder destinado a resolver os conflitos de natureza trabalhista. Seus membros são os Juízes do Trabalho.

DEFINIÇÃO DO MPT Até a EC 01/1969: o MP estava ligado ao Poder Executivo. CF/88: O MP se transforma em uma instituição permanente, autônoma, independente e essencial à função jurisdicional no Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (art. 127/CF). Não é um 4o Poder, mas apenas uma instituição permanente, independente e autônoma. É um órgão a serviço da defesa e da sociedade.

GARANTIAS DO MPT Idênticas garantias asseguradas aos juízes (art. 128, parágrafo 5o da CF). a-) Vitaliciedade: será conquistada após 02 anos de exercício no cargo; b-) Inamovibilidade. c-) Irredutibilidade de subsídio.

PRERROGATIVAS DO MPT Sentar-se no mesmo plano e à direita dos Juízes do Trabalho, mesmo quando atuam como parte ou fiscal da lei. As intimações, nos processos em que atuar, são pessoais, mediante a remessa dos autos às respectivas sedes das Procuradorias Regionais do Trabalho (ou aos ofícios instalados no interior). OBS: Em Udia, existe um ofício do MPT contendo 03 Procuradores do Trabalho.

ORGANIZAÇÃO DO MPT Art. 128/CF: Ministério Público se divide em: Ministério Público da União: composto pelo MPF, MPT, MPM e MP do Distrito Federal. Ministério Público dos Estados. Art. 127, parágrafo 1o da CF: é princípio institucional a unidade e a indivisibilidade do MP: a divisão, portanto, é meramente administrativa.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO É o ramo do MP que atua nas causas de competência da Justiça do Trabalho. Ingresso através de concurso público de provas e títulos. O cargo inicial é o de Procurador do Trabalho. O concurso é nacional. Não há concurso dividido por Estados ou Região.

FORMAS DE ATUAÇÃO DO MPT A atuação do MPT pode ser: Judicial: participação nos processos judiciais, seja como parte, seja como fiscal da lei. Extrajudicial: através de inquéritos civis (investigação a respeito do descumprimento de normas trabalhistas) e elaboração de termos de ajustamento de conduta, ocasião em que as empresas se comprometem a não descumprir normas trabalhistas ou, ainda, a cumprirem obrigações especiais, como, por exemplo, a contratação de trabalhadores portadores de deficiência.

ATUAÇÃO JUDICIAL DO MPT Pode se dar na qualidade de parte ou fiscal da lei (custos legis). Como parte (órgão agente), o MPT possui a possibilidade de ajuizar ações civis públicas e ações civis coletivas (defesa de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos), ação anulatória de cláusulas de convenção ou acordo coletivo de trabalho, ação rescisória (art. 485, inciso III do CPC) e dissídio coletivo de greve em atividades essenciais ou que atentem contra o interesse público (art. 114, parágrafo 3o da CF, com redação dada pela EC 45/04).

ATUAÇÃO JUDICIAL DO MPT Art. 793/CLT: possibilidade de ajuizamento de reclamação trabalhista do menor de 18 anos pelo MPT, na falta dos representantes legais. Como custos legis ou fiscal da lei (órgão interveniente), a atuação do MPT está ligada à defesa dos trabalhadores incapazes (art. 82, inciso I do CPC), nas ACP não movidas pelo MPT (art. 5o da Lei 7347/85), nos MS (art. 12 da Lei 12.016/09).

PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO MPT NA ORDEM TRABALHISTA Combate ao Trabalho Escravo. Combate ao Trabalho Infantil. Combate a todas as formas de discriminação no trabalho. Inserção de pessoas portadoras de deficiência física no mercado de trabalho (art. 93 da Lei 8.213/91). Regularização das relações de emprego, para fim de obrigar os empregadores a respeitarem as normas trabalhistas que consagram direitos sociais. Defesa do meio ambiente do trabalho. Greves em atividades essenciais (ex: greve dos motoristas do transporte público em Uberlândia).