C URSO “A LFABETIZAÇÃO M ATEMÁTICA ” DER Pindamonhangaba João Marcos Cunha, Juliani Caltabiano e Magali Sene.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
O que não é o caso Múltiplas acepções de “caso”:
TAREFAS SOLICITADAS NO ÚLTIMO ENCONTRO
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Projeto do Semestre Apresentação de conceitos Grupo: 96 Turma: 19 Tema: R07 Organização: Rosário Subgrupo X: Isabel, Rejane e Meire Subgrupo Y: Marcos,
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Novas Tecnologias: contribuições para a aprendizagem na Educação Infantil. Prof ª. Danielle Pinheiro Prof ª. Ana Clara Nogueira.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Rotina na Alfabetização:
Programa Ler e Escrever
Currículo por Competências e Habilidades.
AÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR
Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Núcleo Pedagógico DE Centro Sul
O novo programa de Matemática para o ensino básico
LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Projeto: Conta que eu conto
CGEB PLANEJAMENTO 10/FEV/2015.
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Habilidades e competências
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
MATEMÁTICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Curso “Alfabetização Matemática”
Organização do Trabalho docente “O registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no Ciclo da Alfabetização” UNIDADE 8.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Matemática em Ambiente Computacional
Slides before 1st Section Divider
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Resolução de problemas: concepções
Ano 2 Unidade 1.
C URSO “A LFABETIZAÇÃO M ATEMÁTICA ” DER Pindamonhangaba João Marcos Cunha, Juliani Caltabiano e Magali Sene.
Docência do Ensino Superior
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
C URSO “A LFABETIZAÇÃO M ATEMÁTICA ” DER Pindamonhangaba João Marcos Cunha, Juliani Caltabiano e Magali Sene.
C URSO “A LFABETIZAÇÃO M ATEMÁTICA ” DER Pindamonhangaba João Marcos Cunha, Juliani Caltabiano e Magali Sene.
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
PROFª Leila de Souza Ganem
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Rita Prates e Sueli Araujo
PROFª. Leila de Souza Ganem
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I REFERENCIAIS TEÓRICOS- METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA Discentes: Juliana, Liliane.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
PLANEJAMENTO DE ENSINO
REPLANEJAMENTO 2015.
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA DE PROBLEMAS Grupo2 Disciplina: Planejamento curricular.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Processos Psicológicos Básicos I
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Projetos e Sequências Didáticas
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Formação continuada 2º Encontro
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS NIVELAMENTO 17/03
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

C URSO “A LFABETIZAÇÃO M ATEMÁTICA ” DER Pindamonhangaba João Marcos Cunha, Juliani Caltabiano e Magali Sene

5º encontro 19/11/2014

R ETOMANDO... Currículo de Matemática Tomando como base o que foi apresentado no vídeo e no texto, localize no Currículo de Matemática as competências que constituem os três eixos norteadores da ação educacional. Na sequência, discuta com seus colegas o papel da alfabetização matemática diante desses três eixos João Marcos Cunha, Juliani Caltabiano e Magali Sene

R ESOLUÇÃO DE PROBLEMAS : HABILIDADES Atividade 1 Encontre as habilidades correspondentes às questões da Avaliação da Aprendizagem em Processo. Grupo 1: 1, 4, 7, 10, 13, 3, 6, 9, 12. Grupo 2: 2, 5, 8, 11, 2, 5, 8, 11. Grupo 3: 3, 6, 9, 12, 1, 4, 7, 10, 13. █ AAP – 1º semestre 2014 █ AAP – 2º semestre 2014 João Marcos Cunha, Juliani Caltabiano e Magali Sene

CAFÉ João Marcos Cunha, Juliani Caltabiano e Magali Sene

R ESOLUÇÃO DE PROBLEMAS : HABILIDADES Atividade 2 Cada grupo escolhe uma questão analisada na Atividade 1. Discute com os colegas a melhor maneira de resolver o problema levando em consideração a Alfabetização Matemática. AAP_RPM_6_EF_professor_1sem.pdf AAP_RPM_6_EF_professor_2sem.pdf João Marcos Cunha, Juliani Caltabiano e Magali Sene