COMÉRCIO E NEGÓCIO ELETRÔNICO 2º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Advertisements

Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
UNIDADE 03 – REPENSANDO A LOGÍSTICA
Administração de Recursos Materiais Capítulo 8
Unidade 6 Distribuição: transportes e centro de distribuição visão integrada Grupo: 19FY Athos Oliveira 08/25085 Rafael Flores 08/38837.
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Repensando a Logística
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Administração de Sistemas de Informação
E-card.
Sistemas de Informação
Implementação de Sistemas
34 © 2004 by Pearson Education Liquidez Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca.
LOGÍSTICA Grupo 97..
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
Repensando a Logística
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Repensando a Logística Pág. 55 a 82
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Unidade 4 REPENSANDO A LOGÍSTICA
ABC OFFICE SHOP O auxílio da Tecnologia da Informação e Comunicação em relação ao fluxo da cadeia de suprimento na empresa ABC Office Shop J04, 19Y Ana.
Profª: Adriana Vettorazzo
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Introdução ao Composto de Marketing
Administração de e-Business
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Logística Empresarial
O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico
Repensando a Logística
Repensando da logística
ABC OFFICE SHOP J04, 19Y Ana Luiza Rodrigues Luma Batista
Administração de Marketing I
Business to Business – B2B
Sistemas de Informação da Qualidade ERP Enterprise Resources Planning Uma abordagem objetiva.
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Enumere os fatores que têm afetado os distribuidores, tornando o papel futuro destes, incerto. - consolidação e estreitamento das bases do fornecedor e.
Gildo de Almeida Leonel
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Comércio Eletrônico.
E-commerce Pedro Vasconcelos e Oraci Pinheiro Jr..
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Planejamento Estratégico
Capítulo 8 Distribuição
Repensando a Logística
E-COMMERCE COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Sistemas de Informação
Definição de marketing para o século XXI
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
Equipe Prof. Henrique Freitas
Logística Integrada Engenharia de Produção
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Unidade 8 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
ASPECTOS LOGÍSTICOS EM E-COMMERCE
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
A Tecnologia da Informação nas Empresas
NEGÓCIOS NA INTERNET O mercado eletrônico obtido através de aplicação intensiva de tecnologia de informação do mercado tradicional, é considerado uma.
Canais de Distribuição
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Segurança em Comércio Eletrônico Comércio tradicional realizado de maneira centralizada cercado de restrições legais Comércio eletrônico realização de.
Apresentação “Terceirização Estratégica” TERCEIRIZAÇÃO ESTRATÉGICA O Novo Paradigma.
CANAIS DE MARKETING 2 Facilitadora Rejane.
ERP Enterprise Resource Planning Fontes: Ed Summers (UT / Austin) Shankarnarayanan (Bann - India) Whatis.com SAP Prof. Fabio Gallo Garcia.
Transcrição da apresentação:

COMÉRCIO E NEGÓCIO ELETRÔNICO 2º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS PROF. ADM WILLIAN ARAUJO COMÉRCIO E NEGÓCIO ELETRÔNICO AULA PARA AS TURMAS DO 2º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS OUTUBRO/NOVEMBRO- 2009

EXPANSÃO DE MODO ACELERADO E ABRANGENTE EM TODAS AS ATIVIDADES HUMANAS MERCADO ELETRÔNICO FENÔMEMO DA INTERNET EXPANSÃO DE MODO ACELERADO E ABRANGENTE EM TODAS AS ATIVIDADES HUMANAS

MERCADO ELETRÔNICO WEB PRIMEIRO USO PÚBLICO EM JANEIRO DE 1992 WEB PESQUISADORES (SITE DO CONSELHO EUROPEU DE PESQUISAS NUCLEARES CERN) World Wide Web UM ANO E MEIO DEPOIS (1993) JÁ HAVIA SESSENTA SERVIDORES DA WEB SENDO QUE EM 1999 JÁ TOTALIZAVAM MAIS DE 1 MILHÃO ATENDENDO A MAIS DE 150 MILHÕES DE USUÁRIOS

MERCADO ELETRÔNICO OS IMPACTOS DA INTERNET NA ECONOMIA DIFICILMENTE PODERIA SER SUPERESTIMADO ESSA TECNOLOGIA E FORMA DE COMUNICAÇÃO PENETRA EM TODAS AS ATIVIDADES HUMANAS FÁBRICAS MÍDIA TRANSPORTADORAS PROFISSIONAIS LIBERAIS GLOBALIZAÇÃO ATACADO/VAREJO DISTRIBUIDORAS ARMAZÉNS TELECOMUNICAÇÕES HOSPITAIS SERVIÇOS

E AMEAÇAS PARA AQUELAS QUE NÃO O UTILIZAREM. MERCADO ELETRÔNICO O MERCADO ELETRÔNICO OBTIDO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO INTENSIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO MERCADO TRADICIONAL. É CONSIDERADO UMA REALIDADE QUE TRARÁ GRANDES BENEFÍCIOS PARA AS ORGANIZAÇÕES QUE CONSIDERAREM NAS SUAS ESTRATÉGIAS. E AMEAÇAS PARA AQUELAS QUE NÃO O UTILIZAREM.

A ECONOMIA PARA A ERA DA INTELIGÊNCIA EM REDE É UMA ECONOMIA DIGITAL. MERCADO ELETRÔNICO ECONOMIA TRADICIONAL - O FLUXO ERA FÍSICO Dinheiro Chegue Fatura Nota de Expedição Relatórios Reuniões Face a Face Mapas Fotografias NOVA ECONOMIA - INFORMAÇÃO E SUAS FORMAS TORNA-SE DIGITAL bits armazenados em computadores Grande velocidade através das redes A ECONOMIA PARA A ERA DA INTELIGÊNCIA EM REDE É UMA ECONOMIA DIGITAL.

MERCADO ELETRÔNICO EXIGINDO QUE AS ORGANIZAÇÕES REPENSEM SUAS MISSÕES ESTÁ CRIANDO AMBIENTE CONFLITANTES NOVA ECONOMIA O AMBIENTE VIRTUAL E VÁRIOS OUTROS FATORES ESTÃO PRESSIONANDO A ESTRUTURA DE CUSTO DE GRANDES EMPRESAS QUANDO OS PRODUTOS TÊM UMA VIDA COMPETITIVA O TEMPO PARA ALCANÇAR O MERCADO É CRÍTICO PRODUTOS FINANCEIROS Um ano Um mês Uma semana Algumas horas

CRIANDO EXPECTATIVAS PARA AS EMPRESAS MERCADO ELETRÔNICO MAIS QUE O ACESSO A RECURSOS OU CAPITAIS TEM SE TORNADO CRÍTICA INOVAÇÃO OS CLIENTES TÊM MUDADO CRIANDO EXPECTATIVAS PARA AS EMPRESAS Melhor Qualidade Produtos Adequados Rapidez Menor Preço Melhor Serviço Garantia de Responsabilidade Social

MERCADO ELETRÔNICO ELEMENTO DA ESTRATEGIA COMPETITIVA MUNDO COMPETITIVO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) AS ORGANIZAÇÕES TÊM USADO TI PARA SUSTENTAR NOVOS RELACIONAMENTOS VANTAGENS PARA AS EMPRESAS Melhor Relacionamento com Fornecedores e Clientes Aumento da participação no mercado Expansão para novos mercados

BEM COMO TRANSAÇÕES EXTERNAS ENTRE DIFERENTES INDIVÍDUOS E EMPRESAS MERCADO ELETRÔNICO ENTRE FORNECEDORES E FORÇAS DE DEMANDA FLUXO DE MATERIAIS E SERVIÇOS COORDENA BEM COMO TRANSAÇÕES EXTERNAS ENTRE DIFERENTES INDIVÍDUOS E EMPRESAS

MERCADO ELETRÔNICO Projeto FORÇAS DE Preço MERCADO Quantidade Cronograma de entrega para um dado produto COMPRADOR Compara as muitas possíveis fontes e faz sua escolha baseado na melhor combinação desses atributos.

POTENCIAL ESTRATÉGICO MERCADO ELETRÔNICO POTENCIAL ESTRATÉGICO 1 Redução de custo dos clientes com a obtenção de informações sobre o preço e produtos oferecidos por fornecedores alternativos. 2 Os benefícios percebidos por participantes individuais aumenta à medida que organizações se juntam ao sistema. 3 Podem impor mudanças significativas de custos para seus participantes. 4 Requerem grandes investimentos de capital e oferecem substanciais economias de escala e escopo.

MERCADO ELETRÔNICO CARACTERÍSTICAS Facilidade de acesso as informações Baixo custo de transação.

COMÉRCIO ELETRÔNICO DEFINIÇÃO Pode ser definido como sendo a compra e a venda de informações, produtos e serviços através das redes de computadores.

COMÉRCIO ELETRÔNICO INCLUI TODOS OS TIPOS DE ESFORÇOS DE PRÉ-VENDAS E PÓS-VENDAS Novos enfoques para pesquisa de mercado. Qualificação de Vendas. Anúncios. Compras. Distribuição de Produtos. Suporte a cliente. Recrutamento. Relações Públicas. Operações de Negócios. Administração da Produção. Distribuição de Conhecimento. Transação Financeira. ATIVIDADES AUXILIARES ESTAS ATIVIDADES AFETAM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, OPORTUNIDADES EMPREENDEDORAS, PROJETO E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL, LEIS DE NEGÓCIO

US$ COMÉRCIO ELETRÔNICO IMPACTO ECONÔMICO APENAS DO “COMÉRCIO ELETRÔNICO”* 3 TRILHÕES US$ 400 BILHÕES 80 BILHÕES * NO MUNDO

IMPACTO ECONÔMICO APENAS DO “COMÉRCIO ELETRÔNICO” 3,9 BI R$ 2,5 BI 1,75 BI 1,2 BI 850 MIL 549 MIL FONTE: Fonte: Grupo de pesquisas e-bit – Situação do Comércio Eletrônico no Mercado Brasileiro

CYBERSPACE DEFINIÇÃO É onde as pessoas podem ser comunicar interativamente É onde as pessoas podem pedir produtos e serviços É onde as empresas podem realizar transações de negócios com seus fornecedores e instituições financeiras

TIPOS DE SERVIÇOS OFERECIDOS NAS REDES CYBERSPACE TIPOS DE SERVIÇOS OFERECIDOS NAS REDES Produtos padronizados e homogêneos como discos de computadores ou papel para impressoras. Produtos customizados, como máquinas para fins especiais ou Sistemas de Software especializados.

APLICAÇÕES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO AS APLICAÇÕES NOS DIVERSOS SETORES ECONÔMICOS, APESAR DE CRESCENTES, AINDA OBEDECEM UMA UTILIZAÇÃO NÃO-INTENSIVA, QUE PODE SER CONSIDERADA EXPLORATÓRIA. AINDA EM UM NÍVEL DE DEFINIÇÕES E ANÁLISE DE POTENCIAL ESTRATÉGICO E OPERACIONAL.

APLICAÇÕES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO PARA DESENVOLVIMENTO DE NOVOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS EXISTENTES NÍVEL DE MATURIDADE TECNOLÓGICA MUDANÇA DE PARADIGMA VÁRIOS SETORES TÊM DESPENDIDO GRANDE ESFORÇO NA DIREÇÃO DE UMA UTILIZAÇÃO CONSISTENTE DE APLICAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR

BENEFÍCIOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO PROMOÇÃO DE PRODUTOS Através de um contato direto, rico em informação e interativo com os clientes. NOVO CANAL DE VENDAS Graças ao seu alcance direto aos clientes e poder de comunicação. ECONOMIA DIRETA Utilizando uma infra-estrutura pública compartilhada, tal como a Internet, é possível reduzir custos de entrega de informações a clientes e integração eletrônica

BENEFÍCIOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO INOVAÇÃO DE PRODUTOS Criação de produtos específicos para cada cliente Projetos de Desenvolvimento de produtos com a participação do cliente. TEMPO PARA COMERCIALIZAR Permite reduzir o ciclo de vida de produção e entrega das informações e serviços. NOVOS NEGÓCIOS Ampla disponibilidade de informações.

ASPECTOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO ADOÇÃO EM MASSA A chave para o sucesso é adoção deste tipo de tecnologia pelos clientes. A RESISTÊNCIA A MUDANÇA DAS PESSOAS É UM DOS FATORES CHAVES NA ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS, ASSIM COMO A DISPONIBILIDADE DE PLATAFORMA TECNOLÓGICA EM TODAS AS RESIDÊNCIAS

ASPECTOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO SISTEMAS DE PAGAMENTO O sistema de pagamento eletrônico para consumidores DÉCADA DE 40 1ª Aplicação: Cartões de Crédito INÍCIO DA DÉCADA DE 70 Pagamento Eletrônico Transferência Eletrônica de Fundos (Eletronic Funds Transfer – EFT)

ASPECTOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO INSTRUMENTOS FINACEIROS Sinais eletrônicos na forma de dinheiro ou cheque eletrônicos SINAIS ELETRÔNICOS São projetos com a analogia eletrônicas com várias formas de pagamento que têm por trás um banco ou uma instituição financeira

ASPECTOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO TIPOS DE SINAIS ELETRÔNICOS DINHEIRO OU TEMPO REAL As transações são estabelecidas com a troca de moeda eletrônica Exemplo: Dinheiro Eletrônico (e-cash)

ASPECTOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO TIPOS DE SINAIS ELETRÔNICOS DÉBITO OU PRÉ-PAGAMENTO Os usuários pagam adiantado pelo privilégio de obter informação. Exemplo: Cartões inteligentes que armazenam dinheiro eletrônico

ASPECTOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO TIPOS DE SINAIS ELETRÔNICOS CARTÕES PRÉ-PAGOS Os compradores podem comprar cartões pré-pagos que são aceitos por vendedores especiais. Exemplo: Cartão telefônico (restrito pois não se podem comprar mercadorias com eles)

ASPECTOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO TIPOS DE SINAIS ELETRÔNICOS SISTEMAS GENUINAMENTE ELETRÔNICOS O dinheiro digital genuinamente eletrônico seria isento de forma física explícita, tornando-se útil para transações em redes e internet. A atual transferência de dinheiro digital é usualmente criptografada de forma que somente o vendedor possa utilizar o dinheiro recebido na transação.

PRIVACIDADE E SEGURANÇA FONTE POTENCIAL DE PROBLEMAS Preocupação dos clientes com a privacidade e segurança Não utilização por parte do cliente

PRIVACIDADE E SEGURANÇA TRATAMENTO AO CLIENTE Conscientização dos clientes em relação aos benefícios em fornecer voluntariamente seus dados. Recebimento de informações de produtos mais aderentes a sua necessidade. Redução de mensagens inúteis através de uma maior coerência entre as ofertas comerciais e suas reais necessidades.

PRIVACIDADE E SEGURANÇA PROBLEMAS DE SEGURANÇA NA INTERNET Bisbilhotice. Descoberta de Senha Alheia. Modificação de dados. Fraude. Não reconhecimento de transações e etc.

PRIVACIDADE E SEGURANÇA SOLUÇÃO DE SEGURANÇA PARA TRANSAÇÕES Sistemas de processamento de Transações confiáveis. Sistemas com autenticação. Integridade de Dados. Impossibilidade de não reconhecimento. Aplicação seletiva de serviços.

ASPECTOS DE IMPLEMENTAÇÃO UMA TECNOLOGIA SOZINHA NÃO GERA VANTAGENS A tecnologia precisa ser integrada a uma organização Com aspectos de gerenciamento de mudanças. Relacionado com a resistência das pessoas. Novos conceitos e idéias.

ASPECTOS DE IMPLEMENTAÇÃO A importância da aplicação da tecnologia nas estratégias de negócio Nível de serviço oferecido Necessidade de redefinir alguns processos após a introdução e aplicações do Comércio Eletrônico de modo que essas transações se tornem totalmente integradas. Utilizar a tecnologia para permitir um redesenho dos processos, reduzindo custos, tempo e o número de erros associados com o processo, enquanto se eleva o nível de serviço

ASPECTOS DE IMPLEMENTAÇÃO Comprometimento Organizacional para utilização de uma aplicação de Comércio Eletrônico TECNOLOGIA E HABILIDADES Projetos profissional bem definidos. Integração de Sistemas. Integração de Processos.

ASPECTOS DE IMPLEMENTAÇÃO As organizações devem elaborar suas estratégias e operacionalização considerando o Comércio Eletrônico, buscando assim obter o máximo valor que este possa trazer para o negócio Bem como todos os benefícios de sua utilização