Gestão & Marketing na Educação Física e Esporte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autonomia e Gestão Novos Desafios
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
ÁREAS FUNCIONAIS BÁSICAS DE UMA EMPRESA (Sistemas de Informações – Prof. Sérgio) 1/8 Atividades.
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
Economia da Informação
Bacharelado em Sistemas de Informação
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
MARKETING SOCIAL Prof. Patrick Nunes (org. ) Colaboradores: Prof
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE MARKETING SOCIAL
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
História do Marketing EUA técnicas de comercialização = mercadologia;
Cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis e Tecnologia Ano Letivo º Semestre Copyright © 2014 Laury A. Bueno • Labconsult™
Gestão Competente da Escola Pública
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
Local: Espaço dos Auditórios da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo Av. Arlindo Bettio, 1000 Ermelino Matarazzo - São Paulo.
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
1 Teoria Geral da Administração Prof. Mauri Cesar Soares
Modelos de Gestão Educacional
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Consultoria e Projetos
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
CURSO DE PSICOLOGIA DA FAEF - GARÇA/SP
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis e Tecnologia Ano Letivo º Semestre Copyright © 2015 Laury A. Bueno Labconsult™
Prof. Eloisa Paula de Oliveira
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. José Oliveira da Silva Engenharia de Produção/CCT/UDESC.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Planejamento Operacional da Produção
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
  Bem vindos à Belas Artes  Bem vindos ao curso de Comunicação  Bem vindos ao 4º semestre  Bem vindos à disciplina  Administração em Publicidade.
Comprometimento do docente com projeto político pedagógico
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
Empresa Junior.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Técnico em Administração
Tópicos Especiais em Saúde
Carlos Freire Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia
Professor: José Medina
Aula Inicial Carlos Freire.
10 anos atuando com trabalho e dedicação!
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
COMO? vamos nos organizar QUANDO? O QUE? – qual o objetivo, o que queremos conhecer / observar ONDE VAMOS? – setor de atividade EEFEUSP - Departamento.
ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Reunião de Planejamento Estratégico Escola de Educação Física e Esporte AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA USP Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz 2012.
Prof. Msc. Marielen A. C. da Silva Comercialização e Logística.
PRÁTICAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO OBSERVATÓRIO DE MARINGÁ PROF. DR. Marcílio Hubner de Miranda Neto.
Bruna Ferreira (Administradora) - R1 Carolina Cardoso (Administradora) - R2 Helder Pereira (Administrador) – R1 Rafaela Landim (Administradora) - R2.
Competências Profissionais
Prof. Msc. Bruno H. Fiorin Faculdade Católica Salesiana Doutorando em Cardiologia- UNIFESP Enfermeiro, Mestre em Saúde Coletiva- UFES Especialista em Gerenciamento.
Revisão Fundamentos da Gestão, do Esporte e do Lazer
Plano estratégico de comunicação organizacional: princípios, processos e formulação Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Universidade de São Paulo.
Gestão da Qualidade Aula 0 - Apresentação Aula 1
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Empreendedorismo Prof. Sedenilso Machado. Mestre em Organizações e Desenvolvimento – Unifae; Especialista em Marketing Empresarial – UFPR; Formado em.
Termo de Terminalidade
PROJETO NÚCLEO DE EMPREENDEDORISMO Projeto de Extensão ANO 3/2009.
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DO ESPECIALISTA
Transcrição da apresentação:

Gestão & Marketing na Educação Física e Esporte Prof. Dr. Marcelo Saldanha Aoki ACH0508 Gestão & Marketing na Educação Física e Esporte

Gestão & Marketing na Educação Física e Esporte ACH0508 Gestão & Marketing na Educação Física e Esporte Objetivos…

Prof. Dr. Marcelo Saldanha Aoki Oferecer ao aluno oportunidade de compreender os conceitos de administração e marketing como ferramenta de atuação profissional nas áreas de educação física e esporte. Oferecer ao aluno oportunidade de relacionar conceitos, teorias e técnicas de administração, economia e marketing na análise e desenvolvimento de programas de atividades físicas e esportes. Oferecer oportunidade de conhecer e analisar a estrutura administrativa da Educação Física e do Esporte no Brasil. Analisar situações e questões pertinentes a organização da educação fisica e do esporte no Brasil apresentando alternativas de solução.

Conteúdo Prof. Dr. Marcelo Saldanha Aoki 1. Conceitos e aspectos gerais de administração, economia e marketing. 2. Conceitos e aspectos gerais da administração e marketing esportivo. 3. A indústria do esporte. 4. Princípios gerais: filosofia e administração, tipos de administradores, planejamento, organização, liderança e controle. 5. Qualidade total em programas de atividade física e esporte. 6. Marketing esportivo estratégico - etapas. 7. Conceito de promoção, produto, praça e preço em marketing esportivo. 8. Marketing e organização de eventos esportivos. 9. Administração e marketing em programas de clubes, escolas, academias, organizações sociais, no setor público e em entidades de administração do esporte.

20/08 Presencial Apresentação 27/08 Livre Leitura – MKT 03/09 10/09 Prof. Dr. Marcelo Saldanha Aoki 20/08 Presencial Apresentação 27/08 Livre Leitura – MKT 03/09 10/09 MKT no esporte 17/09 Modelos de Gestão 24/09 Segmentação Empreendedorismo Trabalho

Elaboração do Trabalho 05/11 Apresentação Prof. Dr. Marcelo Saldanha Aoki 01/10 Presencial Academia vitual 08/10 Eventos 15/10 Projetos 22/10 Gestão CEPEUSP 29/10 Livre Elaboração do Trabalho 05/11 Apresentação

12/11 Presencial Apresentação 19/11 26/11 TCC Prof. Dr. Marcelo Saldanha Aoki 12/11 Presencial Apresentação 19/11 26/11 TCC

Estudos avançados em Fisiologia do Exercício Composição da nota Trabalho escrito – Peso 2 Apresentação – Peso 1 Participação Peso 0.5 (TE x 2)+(A x 1)+(P x 0.5) = Σ/3.5

Prof. Dr. Marcelo Saldanha Aoki email: saldanha. caf@usp. br www Prof. Dr. Marcelo Saldanha Aoki email: saldanha.caf@usp.br www.uspleste.usp.br Escola de Artes, Ciências e Humanidades, USP Bloco I1 Sala 267-F Av. Arlindo Béttio, 1000 Ermelino Matarazzo CEP: 03828-000 São Paulo – SP