Administração de Micro e Pequenas Empresas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

BENCHMARKING.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Projeto - Plano de Negócios
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
SISTEMAS E VIAS DE DISTRIBUIÇÃO - PROF. REINALDO MOREIRA Vamos blogar?
VENDAS Onde a estratégia se materializa
Empreendedorismo AULA 5
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
Estratégia Empresarial
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
POSSÍVEIS ALTERNATIVAS ESTRUTURAIS:
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 03
Estrutura da cadeia logística
Estratégias do agronegócio
FRANQUIA.
FRANQUIA COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
PLANO DE NEGÓCIO.
Iniciando um negócio... Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Gestão de Negócios Aula 6 Haroldo Andrade.
Equipe de Gestão.
SISTEMAS E VIAS DE DISTRIBUIÇÃO - PROF. REINALDO MOREIRA Vamos blogar?
RMP Consultoria de Negócios
MEDITAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DA ÉTICA EMPRESARIAL
conhecimentos em resultados
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Função da Administração:
Estratégia no nível de negócios
Estratégia Organizacional
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Terceirização (Outsourcing): Foco nos Produtos e nos Serviços
O plano de Negócio.
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
Seminário Avançado - Eletiva A
Benchmarking: Parcerias em Busca da Excelência Empresarial
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
Acadêmicas Andrea Silva Aldelina Viana Gabriele Saraiva.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
BENCHMARKING.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
FERRAMENTAS DE MARKETING
CONTRATOS DE COLABORAÇÃO
Plano de negócio.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Administração de Micro e Pequenas Empresas
Anhanguera Educacional S.A. | ADMINISTRAÇÃO 2º Semestre 2009 – 4ª aula Professor Sérgio Ferreira Administração de Micro.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Plano de Negócio Exercício.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
DISTRIBUIÇÃO.
CONCORRÊNCIA.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Franqueador Franqueado Também chamado como “franchising” Sistema: Direito do uso de marca ou patente Produtos e serviços Direito do uso de tecnologia de.
BENCHMARKING.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Abertura e Estruturação Organizacional
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
REDES HORIZONTAIS DE PMEs Conceito Método de aplicação Objetivos,competitividade.
Transcrição da apresentação:

Administração de Micro e Pequenas Empresas Prova dia 10-11

14 mandamentos – Sucesso empresarial PENSE "FORA DA CAIXA" Seja sempre criativo e nunca tenha receio de falhar. APRENDA Trabalhe com os melhores profissionais e absorva seus métodos. ESTEJA PRONTO PARA MUDAR Flexibilidade e disposição para mudanças são essenciais para alcançar o sucesso. NÃO TENHA MEDO DOS COMPETIDORES Estude a fundo os pontos fracos dos rivais.

Carta de recomendação *Fonte_Flying High - Como David Neeleman enfrenta a concorrência, de James Wynbrandt 11 DE SETEMBRO Neeleman já passou por momentos complicados. Ao passar o cargo, escreveu-lhe uma carta e deu dois conselhos. O primeiro: conserve seus bons hábitos - os hábitos ruins podem te destruir. E reze para superar os problemas difíceis.

Ser um processo de investigação que fornece respostas simples; Benchmarking: Parcerias em Busca da Excelência Empresarial – o que não é: Um programa; Um livro de receitas; Um modismo; Ser um evento único; Ser um processo de investigação que fornece respostas simples; Cópia; e Ser fácil ou rápido. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Parcerias em Benchmarking Questões fundamentais: 1) Divisão dos investimentos; 2) Espírito de troca; 3) Recursos requeridos; e 4) Responder algumas perguntas-chave, como: O que o Benchmarking representa para nós/eles (parceiros)? Por que nós/eles (parceiros) deveríamos/deveriam cooperar neste projeto? Nós/eles (parceiros) temos/têm algo para oferecer em retorno? Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Parâmetros do Benchmarking Conhecimento absoluto das operações internas; Conhecimento sobre os líderes da indústria ou sobre os concorrentes; Incorporar o melhor; e Conquistar a superioridade. O Benchmarking precisa ser análogo? Prepare uma estratégia para aplicar Benchmarking com o seu concorrente? Determinação do referencial de comparação Determinar o responsável pelo estudo (organizações especializadas, consultores); Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Ética nas micros e pequenas empresas LIDERANÇA COMO EXERCÍCIO DE PODER FAÇA O QUE DIGO E NÃO O QUE FAÇO Como operar no ambiente empresarial sem suborno UMA VEZ QUE ACEITAMOS QUE É POSSÍVEL GERAR LUCRO COM ÉTICA, O QUE DIZER DA LIDERANÇA. NO PASSADO; LIDERANÇA FORMA DE EXERCÍCIO DO PODER (FORÇA FÍSICA, PODER ECONÔMICO, PODER FORMAL, PODER DA INFORMAÇÃO0. ATUALMENTE LIDERANÇA É UMA FORMA DE SE COMPARTILHAR A MESMA VISÃO. SÓ LIDERA QUEM CONSEGUE TRANSMITIR SUA VISÃO SOBRE OS OBJETIVOS AOS LIDERADOS. MAS TAMBÉM SÓ LIDERA QUEM SABE COMPARTILHAR AS VISÕES DO LIDERADO. ESSE PROCESSO É IMPOSSÍVEL SEM ÉTICA, PORQUE SUA BASE PRIMEIRA É A CREDIBILIDADE. FILÓSOFOS ATUAIS - JOANNE LIDERANÇA COMO “VISÃO COMPARTILHADA” ÉTICA: “CORAÇÃO DA LIDERANÇA”

Ética na micro e pequena empresa ÉTICA COMO O MAIS IMPORTANTE CRITÉRIO CONTRATAÇÃO, REMUNERAÇÃO, PROMOÇÃO, TRANSFERÊNCIA TREINAMENTO, DESLIGAMENTO. DISCRIMINAÇÃO – RAÇA - ORIGEM IDADE - SEXO OU ORIENTAÇÃO SEXUAL DOENÇA OU DEFICIÊNCIA FÍSICA – ASSÉDIO SEXUAL ABUSO DE PODER - ARROGÂNCIA, MAU TRATAMENTO E/OU OFENSAS PESSOAIS, FALTA DE CORTESIA, OUTRAS FORMAS.

Ética nas micros e pequenas empresas A ética empresarial trata de questões sobre práticas empresariais aceitas ou não nas organizações. Cada Empresa, no seu ramo de negócios, deve agir dentro de padrões, os quais são determinados em geral pelos seus investidores, clientes, grupos de interesses, funcionários, bem como pelo sistema jurídico vigente e a comunidade onde está estabelecida. O mundo capitalista e a sociedade consumista, nos empurram para a desonestidade.

Questões do conhecimento para administrar Micro e Pequenas Empresas Visão compartilhada e pessoal Questões de atitudes Modelos mentais Propósito Noção de conflitos Criar ambientes Violar valores - Medo e aspiração

Franquia ou franchising como alternativa de Micro e Pequenas Empresas Sistema pelo qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. O franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo empregatício.  

Franquia ou franchising Vantagens É uma sistemática de negócio, formalizada por um contrato Franqueado: iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado. Apoio do franqueador (interesse em zelar pelo seu nome/marca). Utilizar a tecnologia de produção, comercialização, marketing... Franqueador: aumentar a divulgação de seu nome/marca, global. Aumentar seu faturamento pelo uso nome/marca, tecnologia ou pela venda de produtos...não investir capital em instalações, equipamentos e recursos humanos (com exceção de algumas despesas operacionais de controle das franquias realizadas), para obter os benefícios descritos anteriormente. 

Adquirir uma franquia Medir suas chances de sucesso no mundo empresarial  Diferenças entre um negócio independente e uma franquia.  Informar-se sobre o funcionamento de um franchising Escolha do segmento e ramo.  Obter as informações do negócio e a Circular de Oferta de Franquia (COF) Visitar os franqueados da rede para certificar-se...do sucesso.  Antes de assinar o contrato, fazer uma comparação com o que está escrito na COF (Circular de Oferta de Franquia)

Central de Compras para Micro e Pequena Empresa baixo poder de barganha – Preço e prazo grandes fornecedores não aceitam pedidos de pequenas quantidades compromete a competitividade e a produtividade – compras em conjunto Funciona como atacadista e não visa lucros Mesmo setor = mesmas dificuldades No início poucos e atrair novos entrantes Não há um padrão

Central de Compras para Micro e Pequena Empresa - constituição Inicialmente informal Adequação entre os participantes Grau de confiança Potencial de compras e não quantidades Levantamento e análise dos produtos Estabelecer regras de compras Criação de uma lista de compras comum Reuniões efetivas Cumprir compromissos financeiros e morais Possuir credibilidade com os fornecedores e grupos

Central de Compras para Micro e Pequena Empresa - Tratar com representantes e gerentes regionais Evitar uma imagem de “leilão” Pedido único, nota fiscal e entrega individual Marketing coletivo Criar compras especiais – software – equipamentos Avaliação das vantagens pelo grupo Formalizar os grupos – contador e advogado Criar uma estrutura simples – sem taxas

Temas em duplas para pesquisa 1. O QUE CHAMAMOS DE RUA TEMÁTICA CITAR PELO MENOS 1EXEMPLO 2. PESQUISAR SOBRE O MERCADO INFANTIL o que o Micro e o Pequeno Empresário pode explorar? 3. PESQUISAR SOBRE MERCADOS DE LUXO, existe possibilidade de uma Micro ou Pequena explorar o mercado? 4. AS MELHORES OPÇÕES DE FRANQUIAS PARA A PEQUENA EMPRESA 5. O que podemos classificar como Empreendedor Individual? Quais os benefícios? Aponte as vantagens e as desvantagens: 6. Elabore um plano de negócios para uma Micro e Pequena Empresa...crie um produto novo ou inove um já existente (nesse caso aponte a etapa vigente) atual do produto e explique a razão do mesmo ter entrado em declínio) em seguida analise o ambiente externo, perfil do produto, quantifique os objetivos, prepare a divulgação e finalização do plano.