“No contexto contemporâneo destacam-se cada vez mais, as possibilidades estratégias das ambiências comunicacionais digitais, as quais têm proporcionado a redefinição das bases tecnoculturais nas quais se estruturam as organizações sociais”. (Eugenia Barichello, 2009)
Para (re)pensar a comunicação organizacional, a autora destaca 4 tópicos devido as possibilidade de utilizar como força produtiva direta, a capacidade de processar símbolos do ser humano na sociedade de caráter informacional diferentemente da sociedade da informação. Os fenômenos sociais são ações intencionais a efeitos em campos de interação simbólicos, cada vez mais mediados pelas tecnologias de informação e comunicação Os campos de ação estruturam-se em territórios, porém urge pensar em novas territorialidades ou patamares territoriais Os entendimentos possíveis são estabelecidos por meio de fluxos de informação e comunicação dispostos em forma de redes A essência da comunicação organizacional é o estabelecimento de relações interativas com públicos específicos oportunizadas por estratégias de comunicação
Observa-se, porém, que são crescentes as iniciativas das organizações, seus executivos e gestores, em desenvolver o seu potencial comunicativo, sobretudo como ferramenta de relacionamento com os diferentes públicos, interno e externo. A partir da comunicação organizacional, em toda a extensão do seu significado, este ensaio apresenta reflexões e afirmações sobre o impacto da comunicação na efetividade das estratégias empresariais.
A tecnologia da informação tornou-se o ingrediente decisivo do processo de trabalho porque dela depende a capacidade de inovação, a correção de erros e a geração de feedbacks durante a execução, fornecendo a infra-estrutura para a flexibilidade e adaptabilidade ao longo do gerenciamento do processo produtivo. As comunicações por satélites fazem da informação um grande mercado instantâneo e interativo, exigindo novas formas de fazer negócios e afetando a competitividade das empresas e dos países
Mídia: forma de comunicação que possui como principal característica a utilização de meios técnicos. Midiatização: uma ambiência que transpõe as características tecnológicas dos meios de comunicar, interferindo intensamente nas formas de sociabilidade. A sociedade de ambiência midiatizada tem possibilidades de interagir, especialmente nos suportes digitais e na internet pois as tecnologias digitais ampliam as respostas pois não se trata apenas de sujeitos receptores mas também capazes de construir seus próprios espaços de atuação.
As organizações contemporâneas precisam fazer mais do que utilizar estratégias de comunicação mediadas por computador. Elas necessitam, sobretudo, assimilar esses novos patamares espaciotemporais nas suas atividades cotidianas.
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O advento da sociedade em rede traz consigo uma nova lógica organizacional. A organização em rede resulta da cooperação entre diferentes componentes de diversas organizações. Nessa lógica, a comunicação mediada por computadores e as tecnologias de informação e comunicação atuam como possibilitadoras no cumprimento de objetivos comuns e na capacidade das organizações estabelecerem associações colaborativas e produtivas. Fora das redes à sobrevivência é cada vez mais difícil e as redes, cada vez mais, constituem a unidade operacional real.