 “No contexto contemporâneo destacam-se cada vez mais, as possibilidades estratégias das ambiências comunicacionais digitais, as quais têm proporcionado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Advertisements

V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
O ambiente organizacional
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
Do networking à construção de redes sociais: um novo desafio.
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba A Gestão do Conhecimento na prática.
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança
QoS para Realidade Virtual
Ana Cristina Ghisleni
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Alex Sandro Souza de Oliveira BOA NOITE 19/02/2010.
Sistemas de Informação Capítulo 1
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
Consultoria em marketing político digital
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
QUANDO É PRECISO UM NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS ?
Sou o que sou pelo que nós somos
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
TAREFA R04 Grupo:1993. Suppply Chain! É todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos.
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Tema Gestão do Conhecimento:.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Prof. Cárbio Almeida Waqued
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
A importância do Planejamento Estratégico
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Princípios de Sistemas de Informação
GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
Aquisição da Linguagem Oral
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Gabriel Bastos Machado
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
Conceito de Informação > SI O Conceito de Informação – Sinais, sistemas de sinais – O processo de comunicação – Níveis dos sinais Estrutura de suporte.
Redes de Conhecimento: uma contribuição para o conceito de informação corporativa Maria Inês Tomaél.
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Fundamentos da Administração Pública
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
GESTÃO DO CONHECIMENTO
O ambiente organizacional
Universidade Corporativa Procenge
Introdução à Administração Análise Ambiental
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Rejane de Oliveira Pozobon
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
10/1/2016 Câmara de Comércio França Brasil – SP, Comissão de Inteligência Estratégica Se a minha Empresa soubesse, o que a minha Empresa sabe...
II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Questionários Tecnologia da Informação Prof.: Edelclayton Ribeiro.
As Relações Públicas no Contexto das Mídias Digitais: Estratégias de WebRP Empreendidas pela Eny Calçados Autores: Jones Machado, Eugenia Mariano da Rocha.
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
1- Como a tecnologia ajuda a descentralizar as ações A crescente popularização de PCs e impressoras, com ingresso nas classes C e D, influenciou na alta.
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
Transcrição da apresentação:

 “No contexto contemporâneo destacam-se cada vez mais, as possibilidades estratégias das ambiências comunicacionais digitais, as quais têm proporcionado a redefinição das bases tecnoculturais nas quais se estruturam as organizações sociais”. (Eugenia Barichello, 2009)

 Para (re)pensar a comunicação organizacional, a autora destaca 4 tópicos devido as possibilidade de utilizar como força produtiva direta, a capacidade de processar símbolos do ser humano na sociedade de caráter informacional diferentemente da sociedade da informação.  Os fenômenos sociais são ações intencionais a efeitos em campos de interação simbólicos, cada vez mais mediados pelas tecnologias de informação e comunicação  Os campos de ação estruturam-se em territórios, porém urge pensar em novas territorialidades ou patamares territoriais  Os entendimentos possíveis são estabelecidos por meio de fluxos de informação e comunicação dispostos em forma de redes  A essência da comunicação organizacional é o estabelecimento de relações interativas com públicos específicos oportunizadas por estratégias de comunicação

 Observa-se, porém, que são crescentes as iniciativas das organizações, seus executivos e gestores, em desenvolver o seu potencial comunicativo, sobretudo como ferramenta de relacionamento com os diferentes públicos, interno e externo. A partir da comunicação organizacional, em toda a extensão do seu significado, este ensaio apresenta reflexões e afirmações sobre o impacto da comunicação na efetividade das estratégias empresariais.

 A tecnologia da informação tornou-se o ingrediente decisivo do processo de trabalho porque dela depende a capacidade de inovação, a correção de erros e a geração de feedbacks durante a execução, fornecendo a infra-estrutura para a flexibilidade e adaptabilidade ao longo do gerenciamento do processo produtivo.  As comunicações por satélites fazem da informação um grande mercado instantâneo e interativo, exigindo novas formas de fazer negócios e afetando a competitividade das empresas e dos países

 Mídia: forma de comunicação que possui como principal característica a utilização de meios técnicos.  Midiatização: uma ambiência que transpõe as características tecnológicas dos meios de comunicar, interferindo intensamente nas formas de sociabilidade. A sociedade de ambiência midiatizada tem possibilidades de interagir, especialmente nos suportes digitais e na internet pois as tecnologias digitais ampliam as respostas pois não se trata apenas de sujeitos receptores mas também capazes de construir seus próprios espaços de atuação.

 As organizações contemporâneas precisam fazer mais do que utilizar estratégias de comunicação mediadas por computador. Elas necessitam, sobretudo, assimilar esses novos patamares espaciotemporais nas suas atividades cotidianas.

 VÍDEO Web A máquina somos nós.wmv

O advento da sociedade em rede traz consigo uma nova lógica organizacional. A organização em rede resulta da cooperação entre diferentes componentes de diversas organizações. Nessa lógica, a comunicação mediada por computadores e as tecnologias de informação e comunicação atuam como possibilitadoras no cumprimento de objetivos comuns e na capacidade das organizações estabelecerem associações colaborativas e produtivas. Fora das redes à sobrevivência é cada vez mais difícil e as redes, cada vez mais, constituem a unidade operacional real.