PESQUISA EM EaD Florence Brasil Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro com professores
Advertisements

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Universidade Federal De Santa Catarina
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Universidade de Aveiro
1 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário nas Línguas Portuguesa e Libras Djalma G. Silva Jr Esta apresentação irá envolver algum.
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
APROVAÇÃO DE PROJETO IMPLEMENTAÇÃO DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EM TECNOLOGIAS VOLTADAS A INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS O Colégio Técnico Industrial.
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
Curso de Docência Universitária
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Tipos de Tutoria.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
1 PSICOPEDAGOGIA: PROFISSÃO ESSENCIAL Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar.
Formação de Professores na UFMS:
Entenda o Seu Mestre Interior Vinicius Puttini
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Gestão pedagógica em EaD
Elaboração de Artigo Científico
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
DEFINIÇÃO ARBITRAGEM ONLINE é a plataforma online de ensino a distância da Escola Brasileira de Arbitragem de Futebol, em apoio à aprendizagem, executada.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Política Educacional Brasileira
REGISTRO AUDIOVISUAL DOS PROJETOS EM DISCIPLINA 2007 Trabalho de Iniciação Científica: Bolsistas da Revista Laboratório Ciência em Curso Graduação em Com.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Kleber Gomes1 Transdiciplinaridade Ubiratan D’ambrosio Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO

A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Engenharia de Software 68 horas/aula
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO.
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Questionário do Estudante Enade
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
Concepções em Educação Matemática
Software Process Improvement and Capability dEtermination
Reflexão sobre a vida! E o por quê fazer Marketing Multinível! Apoio: FÁBRICA DE DIAMANTE – Grupo de Apoio da Inteligência Financeira Site:
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Editora EditAedi Quem somos A Editora Universitária da Assessoria de Educação a distância – AEDI da UFPA - Editora EditAedi é um órgão suplementar da AEDI.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
EAD em Rede Universidades Associadas Estaduais e Municipais da ABRUEM.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Prof.ª Dr.ª Rosana Louro Ferreira Silva
Transcrição da apresentação:

PESQUISA EM EaD Florence Brasil Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar estes itens de ação durante sua apresentação No modo de apresentação de slides, clique no botão direito do mouse Selecione 'Registro de reunião' Selecione a guia 'Itens de ação' Digite os itens de ação à medida que eles forem surgindo Clique em OK para desconsiderar esta caixa Isso criará automaticamente um slide do item de ação no fim da apresentação contendo os pontos que você forneceu.

Curso: Seminário de Educação a Distância 2010 Atividade: Levantamento de pesquisas sobre EaD Editores: Journal of Science Education and Technology Research in Science Education Investigações em ensino de ciências Ciência e Educação Palavras-Chaves: Formação de Professores e EaD Período: 2005 a 2010

Artigo-destaque SILVA, Ângela Carrancho da and SILVA, Christina Marília Teixeira da. Do diagnóstico às questões avaliativas: um caminho possível via prática de avaliação em educação a distância. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2009, vol.17, n.63, pp ISSN doi: /S RESUMO O artigo apresenta resultados parciais de uma avaliação diagnóstica da Educação Superior a Distância no País. Esse estudo foi desenvolvido na disciplina Prática de Avaliação oferecida no Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio. A partir do levantamento do estado da arte da Educação a Distância, foram elaboradas questões avaliativas que servirão de fio condutor a futuras práticas avaliativas do Curso. Palavras-chave: Avaliação. Educação a distância. Prática de avaliação. Mestrado Profissional em Avaliação.

Destaque Periódico Ciência & Educação é uma publicação do Programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp, Campus de Bauru. Idealizada inicialmente em 1995 com a finalidade de divulgar os artigos elaborados a partir dos seminários proferidos dentro da programação dos Ciclos de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, transformou- se posteriormente em órgão de divulgação dos trabalhos produzidos pelo curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática e pelo curso de Mestrado em Educação para a Ciência, com área de concentração em Ensino de Ciências, iniciados em 1995 e 1997, respectivamente. A partir do volume 5, Ciência & Educação passou a ser publicada em dois números anuais, com corpo editorial, e estendeu-se a todos os pesquisadores do Brasil e do exterior interessados em divulgar resultados de pesquisas em Educação em Ciências, Matemática e áreas afins. Desde seu primeiro número, Ciência & Educação tem sido financiada parcialmente pelas Pró- Reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP) da Unesp. A partir do volume 7, número 2, passou a contar com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Todos os artigos são arbitrados às cegas por pelo menos dois pesquisadores experientes no assunto.

Artigo EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA A DISTÂNCIA PARA A INSERÇÃO DE TEMAS CONTEMPORÂNEOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DO CAOS Distance problem-posing education to insert contemporary themes for teacher training: an introduction to Chaos Theory Paulo Celso Ferrari José André Peres Angotti Marcelo Henrique Romano Tragtenberg

RESUMO Neste artigo descrevemos um estudo de caso envolvendo a elaboração e aplicação de um mini-curso, na modalidade a distância, sobre o tema Caos em Sistemas Dinâmicos, para a formação de professores. O processo de elaboração do mini- curso foi inspirado no conceito de investigação temática, de Freire, o método de execução foi o dos três momentos pedagógicos, de Delizoicov e Angotti. Utilizamos o ambiente virtual Moodle como mediação tecnológica de educação a distância. Concluímos que a inserção de temas contemporâneos na formação de professores mediada por tecnologia pode ter caráter problematizador. Para tanto, depende da colaboração entre especialistas da área específica e pedagógica na escolha do conteúdo científico e metodologias de ensino, da participação dos futuros professores na co- autoria do material didático e de um ambiente virtual de aprendizagem.