Atenção para a explicação Exercite seu senso crítico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discurso na sala de aula de Matemática
Advertisements

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL - ANGÉLICA-MS
Regras de ouro da Educação Física
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
As funções da avaliação são potencialmente
ENTREVISTA COM O PROFESSOR
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
O uso dos softwares nas escolas
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Algoritmos Prof. Kelly E. Medeiros.
Apropriação de Resultados
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Concepções de Estatística de um grupo de professores de Matemática da Escola Básica brasileira: um estudo diagnóstico Cileda de Queiroz e Silva Coutinho.
Ajude – me!!.
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
Contrato Pedagógico Introdução à Contabilidade – 3 SIN A/07
Contrato Pedagógico Matemática Financeira – TECNOLÓGICOS
Programa Ler e Escrever
Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Planejamento PNAIC 2014.
Transferência de aprendizagem
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Histórico do Monitor.
Podemos fazer a diferença...
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Aula de leitura – COL Não basta ir às aulas para garantir êxito nas disciplinas, precisa-se ler e ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, tomar.
Indisciplina e Incidentes Críticos na Escola e na Sala de Aula
COMO CRIAR FILHOS COM ATITUDES POSITIVAS
Colocar o dedo no ar, para poder falar
TITULO DA APRESENTAÇÃO ÁREA/DEPTO MÊS/ANO da atualização Nome do responsável pela área/Depto ou apresentação Cargo/Função Tamanho: 28 à 30 Tamanho: 22.
Faculdade de Tecnologia Senac - Goiás
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Contrato Pedagógico – 2013/02
Aula de 10 de Janeiro de 2013 Escola Secundária da Boa Nova 2013
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
RESULTADOS RESULTADOS 2014 AÇÃO INSIGHTS Durante a avaliação Antes da Avaliação Que previsão é necessária fazer quando as pessoas não estão acostumados.
3º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José Josi Paiva - Psicóloga.
Professora Cláudia Abreu Paes
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
ESCOLA ESTADUAL CAMILO BONFIM
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Aula Sobre WebQuest: Tema: Antifairese. Nosso primeiro passo será dividir a sala em dois grupos.
Equipe responsável pela produção
Feira de Ciências E Cultura 2015.
Como elaborar um plano de aula
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
Universidade Estadual de Feira de Santana
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP
Exemplos de atividades por videoconferência
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Análise Experimental do Comportamento FASF – /06/15.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
EE Newton Câmara Leal Barros
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Conscientização sobre a importância do SARESP
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
BEM-VINDOS AO SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DE LÍDERES DE TREINAMENTO 2013.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
COORDENAÇÃO ESTADUAL DO CEARÁ GRUPO DE ORIENTADORES DO CEARÁ.
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
Transcrição da apresentação:

Atenção para a explicação

Exercite seu senso crítico

Troca de ideias

Atividade livre

Boletim de Observação Comportamental Data:____/____/____ A presença de comportamento positivo é assinalada com o sinal (+), enquanto que a presença de comportamento inadequado é assinalada com o sinal (-). Quando o professor assinalar um dos sinais entre parentes pedirá ao aluno que também o faça em seu boletim. Serão feitas em torno de dez intervenções por aula, sendo uma a cada 5 minutos. Ao final de cada bimestre seria possível acompanhar os progressos obtidos por meio de gráficos, em que a cor vermelha será predominante se o comportamento nesse período permaneceu invariavelmente ruim; azul, se tiver predominado o comportamento regular; amarelo se o comportamento predominante tiver sido bom.

Mantém-se em silêncio 1)__ 2)__ 3)__ 4)__ 5)__ 6)__ 7)__ 8)__ 9)__ 10)__ Fica atento às explicações 1)__ 2)__ 3)__ 4)__ 5)__ 6)__ 7)__ 8)__ 9)__ 10)__ Tenta terminar as atividades no tempo proposto 1)__ 2)__ 3)__ 4)__ 5)__ 6)__ 7)__ 8)__ 9)__ 10)__ Participa das discussões em grupo atendo-se à tarefa apresentada 1)__ 2)__ 3)__ 4)__ 5)__ 6)__ 7)__ 8)__ 9)__ 10)__ Respeita os colegas 1)__ 2)__ 3)__ 4)__ 5)__ 6)__ 7)__ 8)__ 9)__ 10)__

Simulação de Evolução do Comportamento com o Uso de Gráficos das Cores Aluno: Pedro Pedroso Rocha Período de observação: __/__/__ à __ /__/__ de 2010 Cor vermelha: ruim. Seis ou mais intervenções mediante comportamento inadequado feitas em uma aula. Cor azul: regular. Até quatro intervenções feitas em comportamentos inadequados em uma aula. Cor amarela: bom. Três intervenções ou menos realizadas após comportamento inadequado em uma aula.

Comportamento medido por meio de gráficos no mês de Fevereiro:

Comportamento medido por gráficos no mês de março:

Estrutura de Aula No início da aula os alunos tomam conhecimento do modo como a mesma será estruturada, o que é importante para o aluno que apresenta o transtorno, já que uma das dificuldades é manter a atenção e o comprometimento das funções executivas. Por isso o professor mostra a sequência dos conteúdos e as atividades que serão apresentadas. Ouvir a explicação do professor (15 minutos); Ler atentamente as questões propostas e respondê-las (15 minutos); Correção das questões e discussão feita pela professora com os alunos (15 minutos); Atividade livre para os que já tiverem concluído as atividades (5 minutos).

As Funções do Aluno Tutor O aluno tutor é requisitado da própria sala em que estuda o aluno com TDAH. Sua função é lembrá-lo dos comportamentos esperados, chamando sua atenção para os mesmos quando não estiverem sendo cumpridos. Tais comportamentos podem ser divididos em relacionais e acadêmicos.

Relacionais Manter-se em silêncio durante a realização das atividades; Pedir ao professor que repita a instrução quando não tiver compreendido; Ficar atento às explicações; Tentar concluir as atividades dentro do tempo proposto. Metacognitivos Realizar a leitura atentamente; Tomar notas durante as explicações; Organizar o próprio trabalho; Realizar a autocorreção.

A Participação dos Pais A participação dos responsáveis consiste em observar o boletim enviado com as anotações diárias dos professores, acompanhando os progressos do aluno e auxiliando no reforço ou intervenção mediante os comportamentos apresentados. Para isso os responsáveis deverão ter uma lista de premiações ou castigos para acompanhamento adequado. Para premiação do bom comportamento ou intervenção no comportamento inadequado, o aluno poderá receber ou ser impedido de usufruir de: –Programas preferidos de TV; –Passeios a lugares de que goste; –Ida ao clube ou a casa de amigos; –Viagens. –Etc.

Materiais Usados pelo Professor durante as Aulas Cartaz ilustrado contendo os dizeres: “Atenção para a explicação”. Cartaz ilustrado contendo a afirmação: “Exercite seu senso crítico”. Outro cartaz com enunciado: “Troca de idéias”. Um outro cartaz: “Atividade livre”. Fichas para oferecer ao aluno e depois ser trocada por prêmios. Uso de adesivos com frases encorajadoras: “Bom trabalho”. Cartaz de aluno se aproximando progressivamente de uma meta, aos poucos, como a ida a um cinema. Boletim para o controle do número de intervenções realizadas durante a aula, a ser enviado aos pais diariamente.

Procedimentos de Reforço a Serem Utilizados pelo Professor durante a Aula Reforço positivo, seguido de feedback. Comentários sobre os comportamentos inadequados, seguidos de feedback. Oferta de tempo extra para a realização das atividades quando for necessário. Variação de atividades oferecidas. Mudanças necessárias no ambiente da sala de aula, como mudança de lugares, por exemplo. Intervenções feitas em períodos de tempo regulares no comportamento do aluno. Uso de um cavalete ou outro recurso que permita que o aluno acompanhe visualmente as orientações verbais dadas pelo professor. Apresentação das atividades em pequenos pacotes, não todas de uma vez, o que pode dificultar o desempenho do aluno com TDAH.

Fábio Alexandre Pereira Psicopedagogo