PENSADORES DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Advertisements

PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POR UMA “PALAVRAÇÃO”
CRITICAL LITERACY.
Correntes Pedagógicas
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
ESCOLA E DEMOCRACIA A TEORIA DA CURVATURA DA VARA
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente; Produzido pelas universitárias:
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente;
Educação e Práticas Pedagógicas
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Essa é minha escola.
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
Prof. Esp. Marcelo Valente
Inovadores e Conservadores
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Metodologia: Piaget e Vygotsky
O campo da educação EDUCAÇÃO INFANTIL PÓS-GRADUAÇÃO 2013
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Metodologia de Projetos na Ação Pedagógica
A relação Professor/ Aluno
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Organização do Trabalho pedagógico na formação docente Parte 3
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE ANÍSIO TEIXEIRA À CIBERCULTURA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ONTEM, HOJE E AMANHÃ. MARCO SILVA.
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
A proposta de um pensamento positivo
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Tendência Progressista Libertadora
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O sentimento da infância
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Revisão de Filosofia.
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Grécia - Cultura.
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
FACULDADE NOSSA CIDADE
INTRODUÇÃO ..
Metodologia de projetos
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
As Concepções Pedagógicas.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Utilizar o teatro como meio de ação social e ensino da sociologia na Escola Estadual Anísio Teixeira foi um desafio. Até então para.
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Características da pesquisa qualitativa: (godoy apud Neves, 1996) Estudo de caso História de vida Pesquisa-ação Pesquisa.
“O que dava tranqüilidade ao ensino... era não estar comprometido com o futuro, mas com o passado. Hoje a situação é polarmente oposta: todo saber foi.
Transcrição da apresentação:

PENSADORES DA EDUCAÇÃO Jan Amos Komensky (1552-1670 ) clérigo moraviano e educador. Adotou o método empírico de explorar o mundo, em contraposição às verdades impostas pelo ensino medieval. Pela experimentação, ele acreditava que todos poderiam vir a enxergar a harmonia do universo sob o caos aparente.

PENSADORES DA EDUCAÇÃO Antonio Gramsci (1891- 1936) Criou alguns conceitos que hoje são de uso corrente em várias partes do mundo. Um deles é o de cidadania. Foi ele quem trouxe à discussão pedagógica a conquista da cidadania como um objetivo da escola.

PENSADORES DA EDUCAÇÃO Lev Semenovitch Vygotsky(1896-1934), Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. É na troca com outros sujeitos que o conhecimento e as funções sociais são assimilados.

PENSADORES DA EDUCAÇÃO John Dewey (1859-1952), filósofo e psicólogo norte- americano, foi o criador da chamada Escola Nova. Acreditava na educação pela ação e criticava a educação tradicional, o intelectualismo e a memorização. Para ele, a experiência pessoal era fundamental.

PENSADORES DA EDUCAÇÃO Anísio Spínola Teixeira (1900-1971) advogado, filósofo e educador brasileiro. É considerado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20.