AVALIAÇÃO E ANÁLISE DE POTENCIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
"INDICADORES DE PERFORMANCE DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO" Ivan Hecke Pereira 18 de junho.
Advertisements

Então : COMPETÊNCIA OU COMPETÊNCIAS????
Capacidade Qualidade.
TREINAMENTO E PRODUTIVIDADE
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
Função AGREGAR PESSOAS:
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (1ª parte)
COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008)
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
 Faz parte de uma boa Gestão de Pessoas ajudar o Colaborador a alcançar o seu potencial total e a impulsionar os resultados de negócio de alto desempenho.
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS AULA 2
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Nathália Alonso Raemy Rangel
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Assessment Avaliação de Potencial através de Simulações Empresariais
Gestão por Competências
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 2
RMP Consultoria de Negócios
Recrutamento. AÇÕES 1. Decida se VOCÊ tem uma vaga o Qual a vaga e o horário 2. Consulte o pessoal envolvido  Converse com o respectivo supervisor e.
conhecimentos em resultados
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Função da Administração:
Recursos Humanos do Projeto
Gestão por Competências
Planejamento Estratégico
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
Recrutamento e Seleção de Pessoal
Administração de Recursos Humanos II
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
COACHING EDUCATION.
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Sistema de Administração de Carreiras
REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA

Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Seu Agente de Mudança..
Gerente Executivo da UniBB
GESTÃO DE PESSOAS SELEÇÃO DE PESSOAS.
PROCESSO SELETIVO.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
CENÁRIOS FUTUROS 1.
Curso Superior em Produção Gráfica Aula inaugural de Gestão de Pessoas
Sugestão de Vídeo Parte 1
Recrutamento e Seleção Programa Trainee Ethos Luê Ferreira.
Mentoring Coaching.
Prof(a): Patrícia Braz
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
MARKETING PESSOAL MARKETING PESSOAL MARKETING PESSOAL Professor: Sandro Ergang.
Competências básicas para o sucesso profissional..
Daniela Miranda de Oliveira Paludo Katiele Mariana de Aquino Plano de Negócios.
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
NOVAS TENDÊNCIAS NA CAPTAÇÃO E SELEÇÃO DE TALENTOS: do paradigma tradicional ao moderno Em que o tradicional paradigma de recrutamento e seleção de pessoas.
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO E ANÁLISE DE POTENCIAL “Descubra todo o Potencial que existe dentro de você”

Quantas vezes as empresas falham ao realizar promoções? Quantas vezes um profissional, bom em determinada função, se revela insuficiente quando promovido ou transferido?

É incalculável o prejuízo acarretado por estes erros, em termos de tempo, dinheiro e oportunidades perdidas, sem falar no desgaste humano. Todos os que tomam decisões já passaram alguma vez pela experiência de se decepcionar com os resultados.

A Avaliação de Potencial é o que sua empresa precisa. Pois permitirá tomar decisões com a certeza de resultados, já que estará levando em conta todas as variáveis que interferem no desempenho das pessoas.

Avaliação de Potencial Consiste num conjunto de técnicas amplas e personalizadas que mostram o que as pessoas podem desenvolver no futuro, levando em consideração suas habilidades, competências, valores, características, realizações e interesses.

Diferenças entre Avaliação de Desempenho e de Potencial Pretende demonstrar o que o funcionário realizou. É baseada em fatos concretos, portanto objetiva. Avaliação de Potencial Revela o que o profissional poderá realizar no futuro, sendo assim mais subjetiva.

OBJETIVOS GERAIS Criar equipes de alto desempenho Identificar líderes potenciais Formar um banco de talentos e sucessão Direcionar de forma individualizada o investimento em treinamento Detectar necessidade de coaching

Aplicações da Análise de Potencial Plano de Carreira ANÁLISE DE POTENCIAL Plano de Sucessão Treinamento e Desenvolvimento Avaliação de Desempenho Previsão de Mão-de-obra Recrutamento e Seleção Movimentação Interna  Cargos e Salários

Instrumentos Utilizados para Avaliação do Potencial Testes Psicológicos (Inteligência, Personalidade, Aptidão) Avaliação de Desempenho Entrevista Dinâmicas Testes Escritos de Conhecimento Análises Biográficas e Curriculares Inventário de Carreira Exercícios Simulados Testes Situacionais Estudos de Caso Comitês de Avaliação

Esses Instrumentos, permite avaliar: Planejamento e Fixação de Objetivos Resolução de Conflitos Desenvolvimento de Equipe Tomada de Decisões Relacionamento Interpessoal Motivação Empatia Controle Cooperação Gestão de Custos, entre outros

Avaliação de Potencial? Quando devemos fazer a Avaliação de Potencial? A periodicidade será definida conforme as estratégias do RH e/ou as necessidades da empresa. O profissional pode oscilar sua posição na escala,conforme o momento de sua carreira.

D B A C MAPEAMENTO DE RH Desempenho P o t e n c i Recém-formados/ l D Recém-formados/ Recém promovidos B Estrela Mantenedor / Vaca Leiteira A C Problema Desempenho

Profissionais A - Problema Baixo Desempenho, Baixo Potencial Normalmente são trabalhadores que “perderam o gás” ou são “peso morto” desde o início. Devem ser desligados ou podem ser mantidos? A que custo e com que benefício? Existe chance mínima de treinamento e desenvolvimento?

Profissionais A - Problema Características: Condições gerais limitadas, mas, poderia vir a ser um mantenedor competente Riscos: Que permaneçam no quadrante problema Ações: Vão depender do problema diagnosticado

Baixo Desempenho, Alto Potencial Profissionais B Recém-Formados / Recém Promovidos Baixo Desempenho, Alto Potencial Normalmente são profissionais que não tiveram oportunidades de traduzir seu potencial em ações concretas. Podem ser novos funcionários, recém formados ou recém promovidos. Desenvolvem continuamente, podem ser sucessores das “estrelas”

Que permaneçam neste quadrante e se transformem no tipo problema Profissionais B Recém-Formados / Recém Promovidos Características: Tem excelentes condições para migrar para o quadrante das estrelas. Mas ainda estão “verdes” Riscos: Que permaneçam neste quadrante e se transformem no tipo problema Ações: Programa intensivo de formação, “Coaching”, Estágios, Cursos, etc

Mantenedores / Vaca leiteira Alto Desempenho, Baixo Potencial Profissionais C Mantenedores / Vaca leiteira Alto Desempenho, Baixo Potencial Profissionais que ainda trazem contribuição para a empresa, mas não se desenvolverão a médio e longo prazo. São aproveitáveis enquanto duram e por isso são chamados de “vacas leiteiras”

Mantenedores / Vaca leiteira Profissionais C Mantenedores / Vaca leiteira Características: Estáveis, competentes, comprometidos, fiéis, responsáveis Riscos: Migrar para o quadrante problema Ações: Reconhecimento pelos resultados, desafios moderados, enriquecimento da função e treinamento

Alto Desempenho, Alto Potencial Profissionais D Estrelas Alto Desempenho, Alto Potencial São funcionários que efetivamente contribuem para o negócio da empresa e continuarão a faze-lo por um bom tempo. São chamados de estrelas.

Profissionais D Estrelas Características: Agressivos comercialmente, auto-confiantes, flexíveis, criativos, ambiciosos e desejam grandes desafios, reconhecimento e oportunidades. Riscos: Perder para a concorrência, migrar para o quadrante B Ações: Reconhecimento, políticas diferenciadas de gestão

A implantação de um sistema coerente de avaliação de desempenho e estimativa de potencial proporciona à empresa uma visão clara do potencial humano Diante desta, os diretores e gerentes da empresa, apoiados nas estratégias, poderão definir quais os investimentos em Recursos Humanos que devem realizar para manter ou ampliar a competitividade da empresa no mercado.

Indicadores de Alto Potencial Agressividade Comercial Autoconfiança Auto-motivação Comunicação Cooperação Criatividade Equilíbrio Emocional Flexibilidade Humildade Iniciativa Integridade Intuição Julgamento Liderança Negociação Planejamento Estratégico Potencial Energético Relacionamento Interpessoal Resistência a Frustração Sensibilidade Administrativa