ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comer bem quer dizer: Comer de tudo mas não em demasia; Comer várias vezes por dia; Comer devagar; Mastigar bem os alimentos; Fazer as refeições.
Advertisements

Dieta Mediterrânica.
Alimentação Infantil Márcia Regina Garcia.
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Alimentação Equilibrada
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010
Componentes: Mariane, Maria Luísa,
A importância dos alimentos
C I Ê N C I A S Cap. 1 – Os alimentos Por que comer?
COMBATE A FOME 6°B.
Alimentação.
Internet nas escolas do 1º Ciclo
Professor Cristofer A. Masetti
Alimentação saudável.
Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Azeredo Perdigão Abraveses
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentação Equilibrada
CURSO ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA CRIANÇAS
O MILAGRE DOS ALIMENTOS VERDES
VOLTA ÀS AULAS- SNACKS SAUDÁVEIS
A influência da mídia na alimentação
Cuidando do coração.
E. M. JOSÉ DORILÊO DE PINA. PROFª: MARTA SCHIAVI EDUCAÇÃO FÍSICA
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
Delícia, Delícia... assim a sua cozinha me mata!
SAÚDE NUTRICIONAL DA MULHER
Alimentação.
Trabalho realizado por: José Mota, nº14 do 6ºD.
A Alimentação.
Formação Pessoal e Social
O VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Fígado e metabolismo de gorduras
Comer bem, para viver melhor!
Alimentação saudável Por Radamés Manosso.
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
Trabalho: “Nutrição e saúde”
Alimentação saudável – completa, equilibrada e variada.
Escola EB 2,3 Amadeu Gaudêncio - Nazaré
Alimentação Saudável.
Trabalho elaborado por: Henrique Araújo nº7 Sebastião Pereira nº16 Escola Secundária Dr. António Granjo Educação para a Saúde Ano lectivo:2010/2011.
Alimentação Equilibrada
Alimentação Saudável e Combate ao Tabagismo
Higiene Alimentar.
Profª Letícia Lazarini de Abreu
Ementa da cantina do IVS
Vida Saudável Alimentação Saudável.
Desporto e alimentação saudável
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
Alimentos Saudáveis.
Comer bem, para viver melhor!
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
A Alimentação.
Dia Mundial da Alimentação 16 Outubro 2015
COMER BEM… VIVER MELHOR….
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO AULA 3
Alimentação e prevenção
Seminário “A Importância do Kiwi na Alimentação e na Saúde”
Características de boa alimentação:
A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos:   •Grupo I: Leite e derivados •Grupo II: Carne, peixe, ovos e marisco •Grupo.
Alimentos onde se encontram Principais funções no organismo
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
Componente Curricular: Educação Física Hidratação Professor Irapuan Medeiros de Lucena.
Alimentação Saudável Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo Elsa Feliciano.
Atividade física Alimentação saudável, Vida sem tabaco e álcool e outras substâncias nocivas para a saúde Constituem a base de um estilo de vida saudável.
Transcrição da apresentação:

ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!! Está na Hora de Começar… Nome Nº Ano/Turma Ana Cristina 1 8ºA Renata Domingues 14 Sara Madaleno 16 Sara Brandão 17 Sofia Lucas 19

INTRODUÇÃO O nosso grupo de trabalho está a desenvolver um projecto sobre a alimentação não saudável e sobre as ementas a evitar. A nossa ementa tem várias opções e está organizada com o formato de um menu de um restaurante. O nosso projecto consiste em ensinar à sociedade que a alimentação é muito importante e que comer bem não significa comer muito. Outro objectivo do nosso trabalho é mostrar as consequências de uma alimentação incorrecta e referir os alimentos mais calóricos que nos prejudicam mais na saúde. Falamos também de algumas doenças problemáticas.

O QUE É A ALIMENTAÇÃO? Conjunto de hábitos e substâncias usadas para as funções vitais. Elemento de cultura e que permite uma saúde melhor. Uma acção que permite o bom funcionamento do corpo e ausência de doenças: equilíbrio dos nutrientes. Alimentos - 3 Grupos: Energéticos (fornecem energia, exs: manteiga, bacon, açúcar) Construtores (constroem e desenvolvem os ossos e todas as partes do corpo, exs: carne, produtos lácteos, feijão) Reguladores (regulam o funcionamento do organismo, contêm as vitaminas A, B, C, D, E, K, e minerais, exs: frutas, legumes, verduras).

MÁ ALIMENTAÇÃO INFANTIL Alimentação inapropriada. Alimentação em que não existe um alimento de cada sector da Roda dos Alimentos. Geralmente nos países em Desenvolvimento – Alimentos escassos, sendo estes pouco nutritivos. Devida a maus hábitos alimentares; ao consumo de fast foods; falta de exercício. MÁ ALIMENTAÇÃO INFANTIL Culpa dos pais: maus hábitos. Devida ao consumo de álcool, drogas e tabaco, sanduíches, refrigerantes, batatas fritas, doces… Vício da comida industrializada: dependência da fast food.

ANOREXIA Disfunção alimentar, devido a uma insuficiência alimentar e stress físico. Envolve componentes: psicológicos; físicos; sociais. Afecta principalmente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres. Causada nos jovens devido à difícil aceitação do grupo e aos problemas com a auto imagem. Alguém anoréxico pode ser também bulímico (que emagrece através do vómito), pois devido a uma má alimentação ficará com um peso demasiado baixo para a estrutura, em qualquer das doenças.

OBESIDADE Doença em que a reserva da gordura aumenta até causar problemas de saúde e uma maior taxa de mortalidade. Excesso de peso: doenças do organismo como a diabetes e problemas de coração.

INCONVENIENTES DA EMENTA PEQUENO - ALMOÇO Elevado teor de açúcar e elevado teor de gordura. Elevado teor de gordura. Aumenta a produção de acne; provoca cárie dentária; pode provocar hiperactividade. Contem sódio e sal que prejudicam a saúde. Pode causar alergia alimentar; intoxicação por salmonelas, se não forem bem cozinhados; e tem elevado teor de colesterol. Elevado teor de gordura.

ALMOÇO/JANTAR ENTRADAS Ricos em gorduras saturadas e calorias. Tem um teor de sódio elevado, devido a ser curado, para conservar. Aumentam o risco de colesterol. Aumentam o risco de ataques cardíacos. A sua gordura é responsável por 70% das calorias; elevado teor de sal; elevado teor de aditivos; contêm colesterol. Ricos em sal, açúcar e gordura.

SOBREMESAS PRATOS PRINCIPAIS Elevado teor calórico; os ovos crus podem conter risco de salmonelas na maionese fresca; elevado teor de colesterol. Elevado teor de açúcar e uma grande quantidade de ovos. Curada tem elevado teor de sódio e nitritos. Facilitam o aumento do colesterol. Verdes e grelhadas podem ter substâncias tóxicas Rica em gorduras e pobre em proteínas; rica em sódio; os seus recheios aumentam o teor de gordura e duplicam o nível de sal. Em demasia aumenta o risco do cancro do cólon; em excesso pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Muitas calorias e gorduras saturadas; colesterol devido aos ovos, à manteiga e às natas; ricos em açúcar e hidratos de carbono.

LANCHE BEBIDAS Ricas em calorias; contém ácidos gordos que podem ser nocivos; As mais duras são ricas em gorduras saturadas. Muito açúcar que contribui para a cárie dentária; podem afectar o esmalte dos dentes; algumas têm cafeína em excesso. Se tiverem açúcar, podem causar cáries; Muitas são ricas em gorduras; Pobres em nutrientes. É prejudicial na gravidez; aumenta o risco de cancro, de pancreatite ou de ataque cardíaco; pode afectar o fígado. Elevado teor de açúcar. Risco de doença cardíaca e de colesterol; pode provocar enxaquecas; risco de osteoporose.

TEM UMA BOA ALIMENTAÇÃO CUIDA DO TEU CORAÇÃO!! NÃO VIVAS P’RA COMER, COME P’RA VIVER!!