1 CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC CAMPUS ÁGUAS DE SÃO PEDRO Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria 3º período – 1º semestre 2011 Disciplina Infra-estrutura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Stavros P. Xanthopoylos
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
“Um Software de Qualidade deve encantar o consumidor, e não apenas funcionar direito e não ter erros.”
Avaliação da Qualidade dos Serviços
Qualidade Total.
Sistemas de Gestão Integrada
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
Qualidade e Produtividade
Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
Qualidade – ISO 9000.
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
GESTÃO DE ESTOQUES NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA – SUPPLY CHAIN
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
LOGÍSTICA Disciplina do curso de Métodos de Melhoria da Produtividade - Engenharia de Produção 30 horas Dayse Regina Batistus Profa. da UTFPR Dra . Eng.
A Organização ISO International Organization for Standardization Organização não-governamental Fundada em 23/02/1947 Sede em Genebra/Suíça Razão de Existência:
Qualidade de Software Aula de Revisão
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI BACHARELADO EM HUMANIDADES AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ISO Alcione Rodrigues Milagres.
Conceitos e Perfil do Profissional
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR Sandra Chaveiro Ano Lectivo 2011/2012 INSTRUMENTOS DE APOIO À GESTÃO.
Infraestrutura de tecnologia da informação
A Qualidade e a Avaliação dos Serviços de Saúde e de Enfermagem
ADMINISTRAÇÃO DOS MEIOS DE HOSPEDAGEM
QUALIDADE NA GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
NOVAS CONFIGURAÇÕES e FILOSOFIAS ORGANIZACIONAIS
Introdução à Qualidade
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
DIMENSÕES DA QUALIDADE
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
Gestão da Qualidade.
AULA I O Curso, Importância, Histórico e Fundamentos Básicos JOSÉ RICARDO RIGONI.
Sistema de Gestão da Qualidade
Especialização em Gestão de Pessoas
GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação.
Introdução Inicialmente, o conceito de Logística estava relacionado com estratégia de guerra. O termo foi evoluindo até o que é conhecido hoje como ‘’Supply.
CIA DO CALÇADO LTDA. COMÉRCIO VAREGISTA VISÃO SER A MAIOR REDE DE LOJAS DO RAMO NA REGIÃO SUL DO BRASIL ATÉ 2020.
CERTIFICAÇÕES ..
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais
INTERNATION ORGANIZATION FOR STANDARZATION
GRUPO: Andreza Antonelli Katya Ribeiro Luis Henrique Maria das Graças
EBEP – 2011 Introdução - GSI “SGI” Gestão de Sistemas Integrados
Definições.
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Definições.
ISO 9000.
Gerenciamento de Projetos CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS – 2015/1 15, 16, 22, 23 e 30/05/2015 Prof. Leandro Piva, MBA.
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
Gestão da Produção e Logística
Qualidade e a ISO 9001.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI
Conteúdo programático
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Avaliação da qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
QUALIDADE NA MANUTENÇÃO
Curso de Administração Disciplina: TGA
Gestão da Qualidade Conceitos básicos Maria Antónia Gonçalves.
GESTÃO DA QUALIDADE DEFINIÇÃO E CONCEITO Prof. Vagner Olegário.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Teoria dos Sistemas.
Conteúdo da seção I. Seção I  Definindo o Marketing  Definindo os conceitos fundamentais em marketing  Marketing como uma função da empresa  A evolução.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Fundamentos do Marketing Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
CMMI Capability Maturity Model Integration
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
ISO 9001/2008. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidadepara organizações em geral, qualquer.
Transcrição da apresentação:

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC CAMPUS ÁGUAS DE SÃO PEDRO Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria 3º período – 1º semestre 2011 Disciplina Infra-estrutura e Conservação Patrimonial Prof. Celso Guerra

2 Conceitos de Qualidade A palavra qualidade tem uma variedade de conceitos e definições na literatura especializada e em outras áreas do conhecimento. Podemos citar algumas, aplicadas ao ramo da hospitalidade: -Baseada no usuário: Qualidade consiste na capacidade de satisfazer desejos. (Edwards,1968, p.37 apud MARSHALL JR, 2003, p.28). Na análise final de mercado, a qualidade de um produto depende de até que ponto ele se ajusta aos padrões das preferências do consumidor. (Kuehn & Day,1962,p.101 apud MARSHALL JR, 2003, p.28)

3 -Baseada no valor: Qualidade é o grau de excelência a um preço aceitável e o controle da variabilidade a um custo aceitável. (Broh,1982,p.3 apud MARSHALL JR, 2003, p.28) Qualidade quer dizer o melhor para certas condições do cliente. Essas condições são: a) o verdadeiro uso e b) o preço de venda do produto. (Feigenbaum,1961,p.1 apud MARSHALL JR, 2003, p.28) Conceitos de Qualidade

4 A norma ISO define a qualidade como : (...) “conjunto das características de uma entidade que lhe conferem a aptidão para satisfazer necessidades exprimidas e implícitas”. (PILLOU, 2004) A norma ISO 9000:2000 é definida como uma “aptidão de um conjunto de características intrínsecas para satisfazer exigências”. (PILLOU, 2004) Conceitos de Qualidade

5 A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão de qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standartization,, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, Suíça, e presente atualmente em cerca de 157 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. Sistema ISO 9000

6 Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos,processos e serviços. Sistema ISO 9000

7 ISO 9000:1987 ISO 9000:1994 ISO 9001:1994 ISO 9001:2000 A principal mudança foi a introdução da visão de foco no cliente. Anteriormente, o cliente era visto como externo à organização, e doravante passa a ser percebido como integrante do sistema da organização. A qualidade, desse modo, passa a ser considerada como uma variável de múltiplas dimensões, definida pelo cliente, por suas necessidades e desejos. Além disso, não eram considerados como clientes apenas os consumidores finais do produto, mas todos os envolvidos na cadeia de produção. ISO 9000:2005 ISO 9001:2008 As normas foram elaboradas por meio de um consenso internacional acerca das práticas que uma empresa deve tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade total. A ISO 9000 não fixa metas a serem atingidas pelas organizações a serem certificadas; as próprias organizações é quem estabelecem essas metas. Evolução das Normas ISO 9000

8 Referências Bibliográficas LINZMAYER, E. Guia Básico para administração da manutenção hoteleira. 3 ed. São Paulo: Senac, 2004.