Marketing: o que é isto afinal ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é Marketing. Muitas pessoas pensam que marketing é apenas venda e propaganda. Não é de se admirar, pois todos os dias somos bombardeados por comerciais.
Advertisements

O que é Marketing? Processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca.
CONCEITO DE MARKETING Philip Kotler:
O QUE É MARKETING?.
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Marketing: Introdução
MERCARI Expressão anglo-saxonica derivada da palavra MERCARI do Latim, que significa Comércio ou ato de transacionar.
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Marketing Conceitos Básicos.
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Marketing no Século XXI
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Definições de Marketing
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK
Para Gestão de Marketing
Criando Valor para os Clientes
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
MARKETING em Shopping Centers
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
PUC BETIM ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Administração 4º PERÍODO – noite PROF. LOURIVAL ARRUDA.
Integrações da Logística
Administração de Marketing Aula 4
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
Fundamentos de Marketing
Objetivos do Comportamento do Consumidor
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Administração de Marketing I
Disciplina: Marketing Aula 1
Introdução Ao Marketing
FUNDAMENTOS DO MARKETING
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Administração Mercadológica IV
Definição do Termo Marketing
Definição de marketing para o século XXI
Administração de Marketing
Introdução ao Marketing
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Natureza e características
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
O QUE É MARKETING?.
©2000 South-Western College Publishing
DEFINIÇÃO DE MARKETING
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
Marketing no Século XXI -Kotler
PROMOVENDO PRODUTOS. Introdução A decisão de compra é fruto da interação de três fatores: O que o comprador quer? O que ele sabe? Em quem ele acredita?
Professora: Andréa Trierweiller
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Administração de Marketing
FACULDADE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Prof.: Reofran P. Santos APOSTILA 01.
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Disciplina de marketing
Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Vendas – foco necessidades – vendedor; foco no produto; orientação para vendas e lucros. Já dizia Henry Ford:
Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms. Márcia Sedevitiz Fundamentos do Marketing Composto de Marketing 4 P's vs. 4 C's Bibliografia:
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Administração Mercadológica I
OPERAÇÕES DE CALL CENTER Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral DISCIPLINA.
Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Transcrição da apresentação:

Marketing: o que é isto afinal ? Eles fazem tanto marketing daquele jogador. Meu amigo é que faz um bom marketing! Não perde uma venda. Você viu o marketing que fizeram daquele perfume, ontem, na novela das oito?

Marketing O que é isto afinal?

Marketing: o que é isto afinal ? Market = mercado

Marketing O que você acha que é ?

Ferramentas do Marketing Propaganda Publicidade Venda Promoção no ponto de venda Pré Venda Pós Venda Qualidade no Produto Pesquisa de Mercado Preço Logística Distribuição Treinamento Franquias Internet Marca Layout Atendimento Vitrines Marketing Esportivo Endomarketing Não confundir com Marketing

Túnel do tempo ... Revolução Industrial Século XVIII Depois:Produção em massa, inovações tecnológicas, novas formas de organizar o trabalho. Antes:Fase artesanal, produção por encomenda. No século XX, começaram as concorrências e as necessidades de diferenciação

Anos 50 Mudança na forma de relacionamento das empresas com o mercado As pessoas começaram a ter opções e efetuarem transações. Verificaram que as vendas a qualquer custo não geravam fidelidade

Conceitos clássicos Filme: Uma visão de Marketing Flavio Ferrari

AMA - American Marketing Association - 2005 Conceitos clássicos É uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. AMA - American Marketing Association - 2005

Dicionário Novo Aurélio Conceitos clássicos É o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor Dicionário Novo Aurélio

Conceitos clássicos “Atividade humana dirigida para satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca”. Philip Kotler (1985:31)

Conceitos clássicos “Processo de planejamento e execução desde a execução, apreçamento, promoção e distribuição de idéias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais”. Cobra (1992:33)

Conceitos clássicos Marketing é o processo de atrair e manter cliente (público). (Theodore Levitt) Marketing é o processo através do qual a economia é integrada à sociedade para servir às necessidades humanas. ( Peter Drucker)

Então ... “ Processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e de que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros”

Conceitos básicos de Marketing Necessidades Mercados Desejos Marketing Transações Demanda Troca Produto Público

O que são as Necessidades e desejos???? Resultam de situações de privação por itens básicos. (Pirâmide de Maslow) Desejos: Formas que as necessidades humana assumem quando são particularizadas por determinada cultura e pela personalidade individual. Homen: Desejo Ilimitado X Recursos Limitado

Pirâmide de Maslow... Realização pessoal Reconhecimento, prestigio (Desenvolvimento pessoal e conquista) Reconhecimento, prestigio (Status) Aceitação social, afeto Moradia, amor, relacionamentos) Segurança (defesa, proteção) Básicas (Comer, respirar, dormir)

Troca = Alguma coisa dada X Algo recebido O que são Trocas ? Troca: “É o ato de obter um objeto desejado dando alguma coisa em retribuição.” É um processo típico do Marketing. Troca = Alguma coisa dada X Algo recebido Característica: Haja no mínimo 2 partes envolvidas. Cada parte tenha algo de valor para a outra parte. Cada parte seja capaz de comunicar e entregar. Cada parte esteja livre para aceitar ou rejeitar o produto. Cada parte acredite ser desejável realizar o negocio com a outra parte.

O que são Transações ???? Transações: “Consiste em uma troca de valores entre duas partes”. Se a troca é o conceito central do Marketing, transação é uma unidade de medida. “Troca de valores”

O que são as Demandas e Mercado ???? “Grupo de compradores reais e potenciais de um produto. É o local onde se efetiva as trocas.” Demanda: “São quando os desejos podem ser comprados.” Os consumidores vêem os produtos/serviços como um pacote de benefícios e escolhem os que proporcionam maior beneficio conforme seus desejos e recursos financeiros.

O que irá atender as Necessidades e Desejos dos consumidores???? Produtos Qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Informação Pessoas Lugares Organização Experiências Idéias Serviços Atividades ou benefícios (Intangíveis) ofericidos para venda.

Sistema de Marketing Simples Comunicação Indústria (conjunto de vendedores) Produtos / Serviço Mercado Consumidor Final Dinheiro Informações

Sistema Moderno de Marketing Fornecedores Empresa (Profissionais de Marketing) Intermediários de Marketing Mercado Consumidor final Concorrentes

Marketing não é enganação!!!! É uma maneira sistemazida de estudo de mercado com o objetivo de reconhecer as melhores formas de colocar os produtos e serviços em determinado mercado.

Quatro Pilares de Marketing Para que o Marketing e suas atividades possam existir, é necessário a ocorrência de alguns elementos básicos que comporão seu mix. Porém 4 deles são essenciais e sem eles não haverá Marketing. São pilares que o sustentam, dão a sua configuração e determinam seu composto.

OS FAMOSOS 4 P’s ... Produto: combinação de bens ou serviços oferecidos aos mercados-alvos com o objetivo de satisfazer as necessidades destes. Preço : soma em dinheiro q o cliente irá pagar para receber o produto Mercado Alvo Promoção: Refere-se às atividades que comunicam os méritos do serviço e convencem os mercados –alvos a adquiri-los. Praça: Inclui tudo o que a organização faz para colocar seus serviços à disposição do cliente-alvo. (Ponto de Venda)

Resumindo ... É um processo de atividades organizadas com o objetivo de buscar, manter e satisfazer com um produto ou serviço necessidades e desejos de seus consumidores.

Você está exposto ao Marketing em praticamente tudo o que faz Você está exposto ao Marketing em praticamente tudo o que faz. Contudo, há muito mais sobre o Marketing do que os olhos dos consumidores conseguem ver. Por trás deles, há uma maciça rede de pessoas e atividades que disputam sua atenção e seu dinheiro.

Marketing: o que é isto afinal ? Conhecimento do produto Desenvolvimento de Marcas Desenvolvimento de estratégias Flexibilidade Organização Apresentação do produto Responsabilidade Social Capacidade de improviso Criatividade Agregação de valor