ROBERTA LENOTTI DO CARMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
V semana do Serviço social – TEÓFILO OTONI -MG
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Situação 1: pais ao serem chamados à escola afirmam que o(a) filho(a) não leva jeito para os estudos, nasceu assim como os demais membros da família. “Um.
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
Economia Solidária: Outra Economia Acontece
Curso Direito à Memória e à Verdade
SEJAM BEM-VINDOS! PROFESSORES: LÚCIA HELENA ANASTÁCIO NOECI CARVALHO MESSIAS LUIZ GUSTAVO SANTANA.
SERVIÇO SOCIAL E PROJETO ÉTICO-POLÍTICO
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Curso Direito à Memória e à Verdade
Lei de bases da actividade física e desportiva
Instrumentais técnicos
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
GÊNERO.
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O SERVIÇO SOCIAL COMO PROFISSÃO INTERVENTIVA NA REALIDADE SOCIAL: ASPECTOS CENTRAIS.
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Universidade Federal de Uberlândia
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
X Semana Acadêmica do Curso de Serviço Social da FAMA Profª Drª
Apresentação do Livro da Maria Lúcia Barroco
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Cidadania.
Introdução ao Serviço Social
Histórico do SS no MPPR A CF/88, deu nova conformação ao Ministério Público definindo-o em seu artigo 127 como: “uma instituição permanente, essencial.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
GESTÃO DEMOCRÁTICA: avanços e limites.
QUESTÃO SOCIAL Processo Histórico Status emergência = 1830
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Encontro Nacional com os Trabalhadores do SUAS 30 de março de 2011.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
DIMENSÃO ÉTICA DO TRABALHO PROFISSIONAL
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Matriz Teórico-Metodológica do Serviço Social
CRITÉRIOS DE JUSTIÇA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reconhecimento, redistribuição, representação e realização. José Henrique de Faria.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
PAINEL: O MUNDO DO TRABALHO: TENSÕES, IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DO SUAS CNAS – 30 de março de 2011.
Ética Profissional Módulo 11 – Aula 06
Transcrição da apresentação:

ROBERTA LENOTTI DO CARMO OS FUNDAMENTOS ONTOLÓLIGOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSONAL ROBERTA LENOTTI DO CARMO

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL O debate ético, teve início em 1991, culminando em 1993 com a aprovação do novo Código de Ética Profissional do Assistente Social. Tratou-se de um esforço coletivo que visava redimensionar o significado dos valores e compromissos ético-profissionais, na perspectiva de lhes assegurar um respaldo efetivo na operacionalização cotidiana do Código.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Dentro desse percurso histórico, cabe regatar a contribuição teórico-política e o giro prático-profissional representado pela elaboração do Código de 1986, e, também, o porquê da necessidade de sua revisão a qual deu lugar ao atual Código (1993)

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL O Código de 1986 representa um marco com a ruptura ética e ideopolítica do neotomismo e com o funcionalismo. O Código de 1986 mostrou-se, em certos aspectos, insuficiente do ponto de vista teórico e filosófico e também apresentou fragilidades quanto à sua operacionalização no cotidiano profissional.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL A revisão do Código de 1986 teve como pressuposto a consolidação do projeto profissional nele evidenciado, numa perspectiva superadora, ou seja, de garantir suas conquistas e ao mesmo tempo superar suas debilidades.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL A ontologia do ser social permitiu decodificar eticamente o compromisso com as classes trabalhadoras, compromisso com valores ético-políticos emancipadores referidos à conquista da liberdade.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Ao indicar a centralidade do trabalho na (re)produção da vida social, o Código revela a base objetiva de constituição das ações ético-morais. Em função dessas capacidades objetivas, a equidade e justiça social, articulando-se à democracia, à cidadania.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL No momento em que os trabalhadores tomam consciência dos limites objetivos à liberdade, ela passa a se configurar como valor ético-político central.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL O Código, coerente com sua fundamentação, explicitou sua diferencialidade em face do discurso liberal, ao afirmar a equidade e a democracia como valores ético-políticos.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL A democracia é tratada como padrão de organização política capaz de favorecer a ultrapassagem das limitações reais que a ordem burguesa impõe ao desenvolvimento pleno da cidadania, dos direitos e garantias individuais e sociais e das tedências à autonomia e à autogestão social, resgatando a concepção marxiana presente no pensamento socialista revolucionário.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Coerente com seus fundamentos, o Código trata de dimensão prático-operativa, tendo por eixo a defesa e a universalização dos direitos sociais e de mecanismos democráticos de regulação social. São precisamente estes os elementos centrais da ofensiva conservadora.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL A partir de 1993, o Código de Ética passa a ser uma das referências dos encaminhamentos práticos e do posicionamento político dos assistentes sociais em face da política neoliberal e de seus desdobramentos para o conjunto dos trabalhadores.

Conhecendo melhor o Código de Ética de 1993 OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Conhecendo melhor o Código de Ética de 1993 Duas preocupações nortearam a análise e a produção do novo Código de Ética, a saber: 1- torná-lo um instrumento efetivo no processo de amadurecimento político da categoria bem como um aliado na mobilização e qualificação dos assistentes sociais diante dos enormes desafios e demandas da sociedade brasileira;

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL constituí-lo como um mecanismo eficaz de defesa do nosso exercício profissional, por meio da garantia da legalidade de seus preceitos, fornecendo respaldo jurídico à profissão.

O Código de Ética vigente foi instituído pela Resolução CFESS 273/93 OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL O Código de Ética vigente foi instituído pela Resolução CFESS 273/93 A lógica de exposição do Código: Introdução; Os onze princípios fundamentais;

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Título I – disposições gerais – o que compete ao CFESS e aos CRESS (dentro de suas áreas jurisdicionais), no que se refere ao Código; Título II – fala dos direitos e responsabilidades gerais do assistente social;

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Título III – Seis capítulos que trazem artigos que falam dos direitos, deveres e vedações do assistente social em suas relações profissionais com o usuário, demais profissionais, entidades da categoria, instituições empregadoras e outras;

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL O Título IV – fala dos deveres do assistente social em relação à observância aos preceitos do Código; relaciona as infrações disciplinares, bem como as penalidades a que o profissional está sujeito, caso cometa infrações as Código de Ética.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Comentários sobre os princípios do Código de Ética Os onze princípios não podem ser analisados e tratados isoladamente, porque foram elaborados dentro de uma lógica que os articula. Isto porque os princípios possuem coerência e encadeamento internos, complementando-se entre si, o que acrescenta dialeticamente a cada um novos sentidos e proposições.

A necessidade da liberdade não pode suplantar o ideal da igualdade; OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Primeiro princípio: Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas a ele inerentes: autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais. A necessidade da liberdade não pode suplantar o ideal da igualdade;

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL A plena realização da liberdade de cada um requer a plena realização de todos; Para isso é necessário a garantia das demandas que a ela se vinculam, ou seja, autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Segundo princípio: Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo Esse princípio foi formulado nestes termos pela primeira vez num Código de Ética dos Assistente Sociais;

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Os assistente sociais vêm se posicionando contra todo tipo de abuso de autoridade torturas, violência doméstica, grupos de extermínio; isto é, vêm demonstrando historicamente a sua firme vinculação à luta em favor dos direitos humanos.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Terceiro princípio: Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda a sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, políticos e sociais das classes trabalhadoras.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Este é um princípio de presença vital no projeto ético-político do Serviço Social, na medida em que temos a particularidade de atuar no espaço de viabilização de direitos; A categoria deve lutar pela contemplação integral dos direitos sociais;

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Quarto Princípio: Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL A democracia que queremos reclama igualdade de acesso e oportunidades ; No âmbito da relação que se estabelece entre o assistente social e o usuário, ser democrático significa romper com as práticas tradicionais de controlem tutela e subalternização;

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Quinto Princípio: Posicionamento em favor da equidade e justiça social, de modo a ssegurar a universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL É necessário insistir na questão da universalidade, porque os assistentes sociais precisam fortalecer cada vez mais, junto aos usuários, o entendimento de que eles têm direito ao pleno acesso aos programas e às políticas.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Sexto princípio : Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL O assistente social trabalha numa esfera onde o confronto de valores culturais e sociais está muito presente; É dever do assistente social incentivar o respeito à diversidade, a participação dos grupos discriminados e a explicitação e o debate das diferenças

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Sétimo Princípio: Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e do compromisso com o constante aprimoramento intelectual.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Defendemos uma concepção do pluralismo com hegemonia, o que é diferente de supremacia: quando a predominância de determinada posição teórico-prática não admite controvérsias nem fluxo da polêmica, enfim, não admite o debate;

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL O oitavo princípio: Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação-exploração de classe, etnia e gênero.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Este princípio amplia a visão socio-política e ontológica sobre o ser social que comparece no Código de 1986, procurando, agora, estender o olhar do profissional para outras determinações, como as de gênero e de etnia, trazendo consigo, ao mesmo tempo, a concepção de classe.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Após a vivência e a avaliação do Código de 1986, chegou-se, enfim, à conclusão da necessidade de assegurar o compromisso com a classe trabalhadora, mas traduzindo de uma maneira ampla e articulada com a particularidade dos desafios da prática profissional.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL O Nono Princípio: Articulação com os movimentos sociais de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios desse Código e com a luta geral dos trabalhadores.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL A compreensão da importância da presença atuante do assistente social nas lutas em favor dos trabalhadores e da transformação da sociedade, bem como o fortalecimento da dimensão política da prática profissional, são resultados do amadurecimento da categoria.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Décimo Princípio: Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual na perspectiva da competência profissional.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Isto significa que vem se efetivando uma aposta cada vez maior na relação entre técnica, política e ética, como condição mesma da proficiência;

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Décimo Primeiro Princípio: Exercício do Serviço Social, sem ser discriminado, nem discriminar por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Esse princípio assegura direitos para os assistente sociais e, também, exige o respeito para com as diferenças dos usuários e outros profissionais. Contempla as preocupações anteriores no que diz respeito à experiência particular e subjetiva da liberdade, tanto pertinente a grupos e atores sociais quanto aliada às diversas inflexões e explicitações das singularidades que determinam os indivíduos, cultural e socialmente.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL Questão FUMARC: Tendo por base o texto Os fundamentos ontológicos do código de 1993, analise as seguintes afirmativas:

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL I- O novo Código de Ética (1993) enfrenta o dogmatismo, ao defender a tolerância concebida como respeito à diversidade. II- O novo Código de Ética (1993) representa uma reatualização da histórica “neutralidade”. III- O novo Código de Ética (1993) afirma a não-discriminação e nega o pluralismo.

OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DO CÓDIGO DE 1993 E A NOVA ÉTICA PROFISSIONAL A opção CORRETA é: a) Todas são verdadeiras. b) Somente a I é verdadeira. c) Somente a II é verdadeira. d) Somente a III é verdadeira