Os Sistemas de Informação Empresariais

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Transcrição da apresentação:

Os Sistemas de Informação Empresariais Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães

Decisões gerenciais x Informações Os executivos das empresas, sobretudo os profissionais de marketing, deparam frequentemente com situações adversas em um ambiente altamente competitivo, no qual precisam tomar suas decisões rapidamente, e, na maioria das vezes, são obrigados a decidir com base em sua própria experiência. Isso decorre especialmente por não disporem de informações adequadas e pontuais, como também às vezes não estão amparados por uma metodologia específica para coletá-las e processá-las de forma confiável. (CHIUSOLI e IKEDA, 2010) Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Competitividade x Informações Cenário atual e futuro  intensa competição Ambiente de marketing em processos de mudanças profundas e rápidas; Aumento da exigência do mercado consumidor; Aumento do fluxo de informações; Intensa competição Valorização do conhecimento e da informação  vantagens competitivas Antecipar-se ao quadro de mudanças. (CHIUSOLI e IKEDA, 2010) Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Competitividade x Informações Para sobreviverem nesse ambiente competitivo, as empresas devem almejar o desenvolvimento dos processos de sistematização e a organização do fluxo de informações internas e externas a organização, para que os gerentes de marketing possam mais habilmente tomar suas decisões. Controle do fluxo de informações  decisões em tempo real (CHIUSOLI e IKEDA, 2010) Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Informações disponíveis (?) Existem no mercado inúmeras fontes de dados e informações disponíveis ao gestor de marketing, derivadas de livros técnicos e acadêmicos, relatórios anuais, mídia impressa, equipe de vendas, associações, equipe de assistência técnica, assessoria jurídica, funcionário, amigo, consultores, pesquisa de marketing, "boatos" e outras fontes Coleta constante, padronizada, relatórios de rotina. (CHIUSOLI e IKEDA, 2010) Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Informações necessárias Informações indispensáveis para um planejamento de marketing: Desejos e necessidades do consumidor Ações dos concorrentes Evolução do mercado Capacitações e recursos disponíveis da empresa Evolução das vendas e lucros da empresa Comportamento das variáveis ambientais e outros. Somente com base em informações sólidas desse tipo é possível avaliar corretamente os riscos e as consequências das inúmeras linhas de ação e assim escolher aquela que melhor se molda as condições da empresa na ocasião. (CHIUSOLI e IKEDA, 2010) Tema da Apresentação 24 de março de 2017

SIM – Sistema de Informação de Marketing Evidencia-se assim a importância do sistema de informação de marketing, que faz parte do sistema de informação gerencial da empresa, considerado como um subsistema, que tem a atribuição de avaliar as necessidades de informação da gerencia, obter as informações necessárias e distribuir essas informações de maneira oportuna para melhorar a eficácia da tomada de decisão. (CHIUSOLI e IKEDA, 2010) Tema da Apresentação 24 de março de 2017

SIM – Sistema de Informação de Marketing Um Sistema de Informação de Marketing é uma forma organizada e planejada de proporcionar informações embasadas e frequentes para que possam ser tomadas as providências necessárias para solucionar possíveis problemas ou aproveitar oportunidades de mercado. O SIM e a pesquisa de mercado são meios eficientes para alcançar sucesso nas decisões a serem tomadas. Junção dos dois métodos. (LAS CASAS & GARCIA, 2007) Tema da Apresentação 24 de março de 2017

SIM – Sistema de Informação de Marketing (LAS CASAS & GARCIA, 2007) Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Gestão da Informação e do Conhecimento Compreende o uso de um conjunto de ferramentas para transformar a informação em conhecimento/inteligência. É o processo do entendimento da informação no seu contexto específico, de modo que ela seja organizada de tal forma que possa adquirir valor agregado para seu uso por aqueles que dela precisam no seu respectivo e específico contexto. (AMARAL, 2007) Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Gestão da Informação e do Conhecimento Inteligência É a propriedade emergente da informação e do conhecimento, obtidos a partir de sua observação, análise e entendimento. Inteligência competitiva Programa sistemático e ético de reunir, analisar e gerenciar informação externa, que pode afetar os planos, as decisões e as operações de uma organização. (AMARAL, 2007) Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Gestão da Informação e do Conhecimento Inteligência competitiva Ciclo de inteligência Processo de gestão de informação e do conhecimento Sistema útil às organizações e ao país, interado em sua cultura e em seus cenários voltados ao futuro (AMARAL, 2007) Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Gestão da Informação e do Conhecimento A gestão da informação e do conhecimento orientada para marketing aliada à aplicação de diversas técnicas de análise ambiental, fatores críticos de sucesso e outras podem contribuir para alcançar a inteligência organizacional e competitiva. (AMARAL, 2007) Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Gestão da Informação e do Conhecimento Inteligência de mercado Conjunto de conhecimentos que as organizações armazenam e nos quais se baseiam para entender a lógica pela qual o mercado se movimenta, de modo a tomar partido destes conhecimentos na conquista do mercado. Só é considerada inteligência de mercado se for um diferencial de informação em relação aos concorrentes. Deve ser utilizada no momento apropriado – senso de oportunidade. Transformar em ação efetiva as informações (AMARAL, 2007) Tema da Apresentação 24 de março de 2017

Referências AMARAL, Sueli Angelica do (org.). Marketing na Ciência da Informação. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007. CHIUSOLI, Cláudio Luiz; IKEDA, Ana Akemi. Sistema de informação de marketing (SIM): ferramenta de apoio com aplicações à gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 2010. LAS CASAS, Alexandre Luzzi; GARCIA, Maia Tereza (orgs.). Informação em marketing: utilização da tecnologia de informação como diferencial em estratégias de marketing. São Paulo: Novatec Editora, 2007. Tema da Apresentação 24 de março de 2017