AGRICULTURA FAMILIAR, PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS: RUPTURAS E ACELERAÇÕES.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTIFICO
Metodologia de Pesquisa
CONCEITOS ELEMENTARES
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
HIPÓTESE Enunciado geral de relações entre fatos ou fenômenos
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Iniciação a Pesquisa Científica
Metodologia da Pesquisa
FORMAS DE CONHECIMENTO João Paulo Magna Júnior
O que é Pesquisa Científica?
P ROJETO INTEGRADOR 1 Prof. Doutorando Alan Rodrigo Antunes.
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim A Ciência como construção humana- aula 2.
Ciência e Conhecimento
Metodologia científica
Classificação das Pesquisas
Metodologia de Pesquisa
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Trabalho de conclusão de curso
Metodologia Científica –
O Conhecimento e seus Níveis
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Conhecer Conhecimento.
METODOLOGIA CIENTÍFICA MÉTODOS CIENTÍFICOS E TIPOS DE CONHECIMENTO
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
O conhecimento científico
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA FILIPE S. MARTINS.
Agora... Sobre a aula de hoje!!!
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª. Msc. Silmere Alves Santos de Souza
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
Profa. Dra. Renata Medici Metodologia Científica e Tecnológica (Eng. 2510)
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Prof.ª Chayane C. de Souza
Apostila de Práticas Investigativas
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Conceitos e Modalidades
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Tipos de conhecimento e método científico
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Finalidades da pesquisa científica
CONHECIMENTO Delson Teixeira* *Técnico em Contabilidade, Bacharel em Ciências Econômicas CAIC – Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos Metodologia.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Ms.Márcia Bet Kohls
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 2.
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO SÍNTESE DA UNIDADE 3 Profa
Transcrição da apresentação:

AGRICULTURA FAMILIAR, PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS: RUPTURAS E ACELERAÇÕES. REVOLUÇÃO Base Técnica SOCIEDADE Força de Trabalho Conhecimento muda: PALEOLÍTICA Artesanal Coleta/caça Física Quase Imutável Idade da Pedra Antiga (lascada) é um termo criado no período mais antigo da História do Homem. A duração deste período, o mais longo da História da Humanidade, é de cerca de 2,5 milhões de anos.

REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS: RUPTURAS E ACELERAÇÕES. REVOLUÇÃO Base Técnica SOCIEDADE Força de Trabalho Conhecimento muda: NEOLÍTICA Artesanal Agrícola Físico-mental habitada Lentamente Neolítico ou Idade da Pedra Polida coincidiu com o advento da agricultura e da domesticação de animais, as primeiras intervenções humanas diretas no mundo natural. ( Há 10.000 anos ).

SABER SOCIAL OBJETIVADO O ensino nasceu da aprendizagem CIRANDA DO SABER NESCESSIDADE PRÁTICA SOBREVIVÊNCIA APRENDER SUBJETIVO EXPERIÊNCIA ENSINO OBJETIVADO SABER ACUMULADO ALGUÉM ENSINA E OUTRO APRENDE SABER SOCIAL OBJETIVADO ESCOLA – SOCIEDADE O ensino nasceu da aprendizagem

10.000 a.C. 1400 1800 1900 1950 2000 H. PRIMITIVO CRISTO I. MEDIEVAL R. INDUSTRIAL SÉCULO XXI 10.000 a.C. 1400 1800 1900 1950 2000

10.000 a.C. 1400 1800 1900 1950 2000 1800 1900 Revolução Industrial 1400 1800 1900 1950 2000 Revolução Industrial Tecnologia Máquinas – tratores implementos, agro químicos, adubos sintéticos, entre outros Produção agrícola em escala Agroindústria Competitividade no mercado agrícola 1800 1900

1900 1950

10.000 a.C. 1400 1800 1900 1950 2000 DITADURA MILITAR 1950 1960 1970 1980 1990 2000 Controle da pesquisa Desenvolvimento intelectual suprimido Universidade formou pseudo-teóricos e em conseqüência péssimos práticos

Nova Revolução Industrial - OGN OS “BABY-BOOMERS” SÃO UM TERÇO DA POPULAÇÃO MUNDIAL Qualidade de Vida, Segurança 2000 50 Computador, Celular 1990 40 Casas, Eletrodomésticos 1980 30 1970 20 Carros BMFs CAIs Bancos Agromercantis Holdings Mercado Globalizado Nova Revolução Industrial - OGN 1960 Fast Food Brinquedos 10 1950 Bebê Comida de Bebê 1950 1960 1970 1980 1990 2000

DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA - HOMINÍDEOS MEDO Pré-históricos Não Fenômeno Natureza Medo tempestades MISTICISMO Explicações-pensamentos Mágicos, das crenças Mitos Desgraças CIÊNCIA Busca das respostas Comprovação Ciência Metódica O Desenvolvimento do conhecimento humano está ligado à sua característica de viver em grupo, ou seja, o saber de um indivíduo é transmitido a outro, que, aproveita-se deste saber para somar com o outro. Assim Evolui a Ciência

REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS: RUPTURAS E ACELERAÇÕES. REVOLUÇÃO Base Técnica SOCIEDADE Força de Trabalho Conhecimento muda: INDUSTRIAL Mecânica / eletromecânica Industrial Física desqualificada Rapidamente DIGITAL Eletrônica Informação Mental qualificada Velozmente Séc. XVI Aparecem as 1ª tentativas de construção do conhecimento mais elaborado.

REVOLUÇÃO DA CIÊNCIA Conhecimento muda: 1- Controle da natureza – razão/trevas/dogmas 2- Experimentações Empíricas - Tipos de raciocínio indutivo, dedutivo. 3- Corresponder a verdade - todas as áreas Conhecimento muda: A CIÊNCIA É PROVISÓRIA – não existe verdade absoluta. Descobre/contesta Ex: Câncer é hereditário/psicossomático.

TIPOS DE CONHECIMENTOS NASCE das experiências que acumulamos em nossa vida através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer A Ciência Evolui TIPOS DE CONHECIMENTOS Conhecimento Empírico Conhecimento Filosófico Conhecimento Teológico Conhecimento Científico

CONHECIMENTO EMPÍRICO Conhecimento Empírico (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum)       É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas.      Exemplo:       A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.

CONHECIMENTO FILOSÓFICO Não tem comprovação científica É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.       Exemplo:       "O homem é a ponte entre o animal e o além-homem" (Friedrich Nietzsche)

CONHECIMENTO TEOLÓGICO Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo.       Exemplo:       Acreditar que alguém foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc..

CONHECIMENTO CIENTÍFICO ... É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o Conhecimento Científico:         TRINÔMIO – 1- VERDADE 2- EVIDÊNCIA 3- CERTEZA EX: O HOMEM FAZ 1º EXPERIÊNCIAS EM RATOS, SAPOS DEPOIS NO HOMEM. ( A EVIDÊNCIA DE DETERMINADO FATO VAI TRAZER A CERTEZA. Exemplo:       Descobrir uma vacina que evite uma doença; descobrir a cura da doença de “Halzeimer”

Metodologia Científica IMINENTEMENTE PRÁTICA “estuda os caminhos do saber", SABER/CIÊNCIA através das normas acadêmicas vigentes Trazer para o aluno um conhecimento crítico. Meio buscadas através do rigor científico Professor Aluno aprender fazendo

QUALITATIVA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA QUANTITATIVA

ABORDAGENS METODOLÓGICA QUALITATIVA QUANTITATIVA Reflete o estudo das experiências do homem, em termos não mensuráveis Coleta de dados mediante observação participantes, entrevistas informais ou semi-estruturadas Reflete o estudo dos atributos do homem, em termos mensuráveis Coleta de dados por meio de medidas fisiológicas, psicológicas, sociológicas O pesquisador não interfere na pesquisa O pesquisador participa na descoberta do significado dessas experiências Analisa os dados através de comparações numéricas e inferências estatísticas.

QUANTO À ABORDAGEM DO FENÔMENO QUALITATIVA QUANTITATIVA Emerge de um paradigma humanístico, holístico que vê o homem em interação aberta, mútua e simultânea com os outros homens e com o ambiente Emerge de um paradigma em que o homem é visto como um ser bio-psico-sócio-espiritual, que reage e se readapta ao meio ambiente O homem desenvolve novas formas de relacionar-se com o meio O homem é um organismo cujo comportamento pode ser predito e medido.

DIFERENÇAS QUALITATIVA QUANTITATIVA Procura entender o fenômeno com um todo Assume que o todo é maior que a somas das partes O desenho da pesquisa é aberto As estratégias são indutivas Procura entender o fenômeno em suas partes Estuda as partes para chegar ao todo O desenho da pesquisa é fechado Requer a definição de variáveis e hipóteses antes da coleta dos dados. Não impõe expectativas pré-existentes Análise – observação O pesquisador deve decidir quais as variáveis e a relação esperada.

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA       PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: VISA EXPLICAR UM PROBLEMA A PARTIR DAS REFERÊNCIAS TEÓRICAS PUBLICADAS. CONHECER AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS EXISTENTES SOBRE DETERMINADO ASSUNTO COMPREENDER E INTERPRETAR O PASSADO – ORIENTEM INVESTIGAÇÕES PRESENTES E FUTURAS FUNDAMENTAR OUTRAS PESQUISAS E EMBASAR O REFERENCIAL TEÓRICO.

INTERPRETATIVAS Gera teoria Verifica teoria QUALITATIVA QUANTITATIVA Descreve as experiências vividas Gera proposições hipotéticas através de abstrações lógicas Prediz relações Testa e valida hipóteses com probabilidade estatísticas Gera teoria Verifica teoria

PESQUISA HISTÓRICA: COLETA DE DADOS Visa reconstruir o passado, verificando evidências e delineando conclusões; Compreender o passado e retirar princípios gerais que orientem os homens no presente e no futuro; O interesse está voltado para “o que foi” É similar às revisões bibliográficas, que precedem outros tipos de pesquisas, sendo, no entanto, exaustiva, investigando um conjunto mais amplo de informações. COLETA DE DADOS Primárias – Quando o investigador foi o observador direto Secundários – Quando os eventos foram observados e reportados por outras pessoas ou outras fontes.

PESQUISA DESCRITIVA: Delineia “ o que é” Estudar as relações entre duas ou mias variáveis de um fenômeno, sem manipulá-los Descrever sistematicamente fatos ou condições presentes em determinada situação. COLETA DE DADOS: Utiliza todas as técnicas, dependendo do tipo de estudo. - Formula o problema, planeja a coleta de dados, escolhe a amostra, analisa os dados, apresenta os resultados.

PESQUISA EXPERIMENTAL: Procura analisar um problema manipulando as variáveis que se referem ao fenômeno observado. Verificar a relação de causalidade que se estabelece entre as variáveis. Processo: controle rigoroso das variáveis Resultado: demonstrar se existe dependência significativa entre as variáveis estudadas. Vantagens: Oferece grande rigor no controle tornando confiáveis os seus resultados Desvantagens: Perda de espontaneidade, naturalidade e grau de generalização.

Quando Trabalhamos com a Pesquisa Qualitativa/Quantitativa VARIÁVEIS – SÃO ASPECTOS INDIVIDUAIS, PROPRIEDADES OU FATORES QUE PODEM ASSUMIR VALORES DISTINTOS E SEREM MENSURADOS (QUE SE PODE MEDIR) PARA TESTAR A RELAÇÃO ENTRE DOIS FATOS. QUALITATIVA – Categorias de análises – participação/comunicação/organização QUANTITATIVA – pesquisar sobre o perfil de alunos da especialização: idade, estado civil etc...

ESTUDO DE CASO FINALIDADE: destina-se a estudos intensivos do passado, presente e de interações ambientais de uma unidade social ( Indivíduo, grupo, instituição, comunidade). ENFOQUE – Estudo longitudinal com aprofundamento no número de variáveis AMOSTRA: Um caso ou um número reduzido de casos DESVANTAGENS: Pouca representatividade, e extrapolação dos resultados.

PESQUISA EXPLORATÓRIA OBJETIVO EXPLORAR É utilizada no estudo de problemas em que o conhecimento é reduzido. Finalidade: aumentar o conhecimento do pesquisador a respeito de um fato, fenômeno ou problema.

Endereço da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT Av. Treze de Maio, 13 - 28° andar - Centro Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20003-900 Tel.: (21) 2210-3122 R.: 127/131/133 - FAX: (21) 2532-2143 www.abnt.org.br - e- mail: abnt@embratel.net.br

Apresentação desenvolvida por: José Mesquita Júnior MJ Solutions - Design - Web - Tecnologia (65) 9281-7260 e-mail: mesquitajr@yahoo.com