PLANO DE AULA Turma: 8ª Série/9º Ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Advertisements

“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Matemática para todos Educação Básica
THE SUBJECT MATTER PREPARATION OF PROSPECTIVE MATHEMATICS TEACHERS: CHALLENGING THE MYTHS Deborah Ball Objetivo do texto: Discutir a questão do conhecimento.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Escola Superior de Educação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Unidade 1: Do espaço ao plano. Figuras semelhantes.
Discutindo práticas em Matemática
2º encontro – Professores Maio de 2012
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
SARESP ª série/7º ano H29 Resolver situações-problema que envolva grandezas direta ou inversamente proporcionais. Observe a tabela que Laís fez.
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
SÉCULO XX.
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
Não considere nenhuma prática como imutável
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Currículo por competências: da teoria à prática
Curso de Matemática Básica Online
Parâmetros Curriculares Nacionais
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
Currículo oficial de São Paulo
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Introdução ao conceito de Multiplicação
Webquest.
III Encontro de Boas Práticas
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
MÓDULO 12 A Construção do numero.
Perguntas de Modelação
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Matemática em Ambiente Computacional
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Conceitos e Procedimentos
Situação de Aprendizagem
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
NÚMEROS REAIS.
Registro do jogo de TRILHA
Como elaborar um plano de aula
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADO PELAS WEBTECNOLOGIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA ORIENTANDO: JULIANA CEOBANIUC.
Professora: Mariane Krull Turma: 9º ano
Ensino e aprendizagem matemática no quarto ciclo.
INTRODUÇÃO SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS E RAZÃO EM ÁLGEBRA
MAPEAMENTO DE PERCURSO
Autor: Marcelio Adriano Diogo
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Teorias Educacionais.
Razões e Proporções Razão, Proporção, Grandezas Direta e Inversamente Proporcionais e Regras de três Simples e Compostas.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

PLANO DE AULA Turma: 8ª Série/9º Ano Conteúdo Geral: Grandezas e Medidas Conteúdo Especifico: Razão Proporção/Semelhanças de triângulos/Grandezas Justificativa: Envolver diversos conteúdos (alguns já trabalhados) através de uma situação problema especifica, em prol da interpretação lógico/matemático do Educando de forma contextualizada.

CONTEÚDOS ENVOLVIDOS Conteúdos : Razão e Proporção; Grandezas e Semelhanças. Bloco Temático: Grandezas e Medidas Ano/Série: 8ª/9º Ano Habilidades: Saber identificar as semelhanças , resolver situações problema envolvendo semelhanças de triângulos, compreender que quanto mais casas decimais utilizamos, mais preciso será o resultado.

Razão e Proporção Semelhança de Triângulos Grandeza Sistema de numeração Conj. Números Inteiros, Naturais, Racionais e Irracionais Conjunto Números Reais Grandezas e Medidas Razão e Proporção Semelhança de Triângulos Grandeza Regra de Três Simples Interpretação de Figura Uso de Incógnitas Lógica Grandezas Proporcionais

Precisão nas casas decimais é que levaram a divergência nos resultados. Frações: Saber se utilizasse as frações tal diferença não existiria

Metodologia/Procedimentos: Investigar (interagir o Educando na situação problema apresentada, inserindo-o no apresentado, verificando assim seus pré requisitos. Formular hipóteses. (Fazer tentativas, simulações) Comparar resultados (Uso da calculadora) Validar seus procedimentos (uso da calculadora) Introdução a significação dos conceitos. (Data Show/Internet como meio de pesquisas) Retomar conteúdo, Estabelecer conexões com a realidade (livro didático e paradidático) Auxiliar na descoberta de estratégias e pesquisas de resolução de problemas (trabalho em grupo com ajuda de livros didáticos e paradidáticos) Estimular a tomada de decisões. Interação entre pares e o conhecimento da própria forma de pensar (auto avaliação).

Recursos Materiais e Tecnológicos: Livro didático; Livro paradidático; Calculadora; Data Show; Notebook; Internet...

Avaliação: Diagnostica - verificação dos conteúdos aprendidos Formativa – Recolher informação de aprendizagem, fazendo as devidas ponderações (caso a caso), através de diversos instrumentos, provas, trabalhos, registros, interação com o grupo, auto-avaliação. Avaliação de Contínua – Processo contínuo da verificação do conteúdo abordado e aprendido, durante todo o processo.