NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Vídeo Educar – Rubem Alves
Programa aluno pesquisador
ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
Linguagem, alfabetização e letramento
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Ano 2 Unidade 1.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
AVALIAÇÃO.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Docência universitária: repensando a aula
Por que alfabetização tecnológica do professor?
Crítica à concepção de currículo cristalizado
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
São profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e a pesquisa na interface Psicologia e Educação. As.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
A pré história da linguagem escrita
Projetos e Sequências Didáticas
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada? O que é alfabetização e qual o papel da escola neste processo? Como reconhecer as etapas da escrita segundo Emília Ferreiro? Porque o Mobral foi extinto dando origem a Fundação Educar? O que é o Método Natural? Qual sua finalidade e como é possível implantá-la? Como desconstruir o sistema de codificação impregnado nos métodos de alfabetização? Como E. Ferreiro discute a questão da antecipação para a leitura? E. Ferreiro diz que existem 2 concepções de escrita, quais são? Porque o método silábico é tão criticado? Qual a diferença entre Letramento e Alfabetização?

Até onde a modernização auxilia ou atrapalha a alfabetização? Quais os principais fatores contribuem para o alto indice de analfabetismo no Brasil? Qual a importancia da oralidade infantil para alfabetização? Quais são os motivos para reter um aluno na alfabetização? Como trabalhar em uma turma com diferentes níveis de aprendizado? Através de que prática a criança é introduzida na lingua escrita e como se apresenta este objeto no contexto escolar? Como dar início ao método natural? O método natural abrange todos os segmentos da educação? Como se dá o processo de construção da escrita?

REVISANDO QUESTÕES SOBRE O APRENDEA A LER E A ESCREVER O que é a escrita? Sistema de representação que é a manifestação da capacidade humana de simbolizar. O que é o fracasso escolar? Fenômeno complexo (tecido junto) produzido a partir das relações de ensinoaprendizagem mas envolvendo: práticas docentes; organização dos tempos e espaços escolares; relação família-escola-comunidade; concepções de linguagem/metodologias; concepções de cultura; relações de poder etc.

PRÁTICAS DOCENTES Conhecer teorias: do desenvolvimento; da aprendizagem; da linguagem; como os sujeitos aprendem? Conhecer métodos e técnicas de ensino; pluralidade de estratégias e conhecimento crítico sobre elas; como o professor ensina? Desenvolver uma prática investigativa dos processos, percursos, conquistas, de cada sujeito aprendente; “toda criança aprende, mas não em qualquer situação”: investigar situações que facilitam ou dificultam a aprendizagem da criança e criar estratégias para superá-la.

ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES “toda criança aprende”, mas não ao mesmo tempo: cada criança possui uma história, uma experiência simbólica, diferentes percursos de desenvolvimento, essa diferença NÃO É dificuldade, atraso, limitação. A organização escolar em temporalidades fixas e únicas produz o fracasso; A sala de aula é um retrato da concepção de como o conhecimento é compreendido e produzido. Como são nossas salas de aula? Nossas escolas? O que esta organização nos ensina?

RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA-COMUNIDADE Educação: compreende a formação plena do ser humano. Educação Escolar é responsabilidade da “escola”; Criar espaços de diálogos democráticos; Projeto Político Pedagógico compartilhado Respeito aos saberes, culturas, desejos, sonhos, espectativas

CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E METODOLOGIAS De que forma a diferença nos princípios e métodos contribuem ou não para o aprendizado da língua escrita? De que forma os seguintes conceitos influenciam a prática pedagógica da alfabetização: O que é cultura? O que é conhecimento? Como se produz? O que é linguagem? Como se produz? O que é aprendizagem? Como se produz?