Projetos de Aprendizagem

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Transcrição da apresentação:

Projetos de Aprendizagem

Projeto de Aprendizagem Projeto Político Pedagógico Projeto de Aprendizagem Tem uma dimensão menor - está voltado para o aluno. Este é o centro do projeto. Também é uma ação coletiva, mas tem como essência o aluno. Não é um documento único. A escola pode e deve ter vários projetos de aprendizagem. Concentra-se exclusivamente na parte pedagógica da escola, especificamente no tocante a aprendizagem discente. - É macro (engloba toda a escola (área administrativa e área pedagógica). É uma ação coletiva e está ligado a funcionários, equipe diretiva da escola, discentes e comunidade. Expressa a concepção que a escola tem mundo, homem e sociedade. Traduz as inter-relações da instituição (setores).

Por onde andamos e onde estamos? Planejamento das ações da escola através de projetos pontuais, estanques, isolados e paralelos ao processo de ensino e aprendizado. PDE P.P.P aqui é o lugar da escola Plano de ações na área da gestão Revisado em 2007 Projetos de Aprendizagem- Este foi elaborado em 2007

São as dimensões do Projeto Político Pedagógico que nos permite crescer e ampliar nossa forma de oferecer o ensino, passando por várias técnicas de ensino e aprendizagem – entre elas os Projetos de Aprendizagem.

NÃO SE TRATA DE SUBSTITUIÇÃO NÃO ESTAMOS ABRINDO MÃO DO P.P.P NÃO SE TRATA DE SUBSTITUIÇÃO MAS, DE AMPLIAÇÃO.

Alguns pontos da Instrução Normativa nº013/2006 CAPÍTULO II DAS CATEGORIAS DAS LINHAS DE FINANCIAMENTO Art. 3º Os Projetos de Aprendizagem terão como foco: I - Língua Portuguesa (área de códigos e linguagens); II - Matemática (área de ciências da natureza). Parágrafo único. Os projetos apresentados deverão ter como propósito fortalecer a prática pedagógica, de acordo com demandas anuais e alcance das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico da Secretaria.

... contendo a seguinte estrutura: CAPÍTULO III DOS CRITÉRIOS DE ADESÃO DAS UNIDADES ESCOLARES, DA APROVAÇÃO E DA INABILITAÇÃO Inciso II – ... contendo a seguinte estrutura: a) Identificação do Projeto de Aprendizagem; b) Justificativa; c) Diagnóstico; d) Objetivos e Metas; e) Plano de Ação com descrição: das ações, período de realização, responsáveis, resultados esperados, custos e possíveis parcerias; f) Monitoramento e Avaliação.

No site da Seduc – www.seduc.to.gv.br Tem a relação de escolas com projetos aprovados e com valores a receber.

Fazendo a Diferença: Monitoramento – acompanhamento sistemático e contínuo do que foi planejado, durante a execução através de informações ágeis e oportunas. Avaliação – analisar em termos de eficiência, eficácia e efetividade com o objetivo de fundamentar a tomada de decisões e direcionar os próximos passos.

Parecem ser a mesma coisa, mas não são! Eficácia – é a obtenção dos resultados esperados com a execução das ações. Eficiência – é a obtenção do resultado esperado no menor espaço de tempo e menores custos. Efetividade – é a capacidade de desencadear mudanças a partir dos resultados alcançados.

Na avaliação do P.A deve constar: O que foi realizado cumpre os compromissos assumidos sobre os objetivos e as metas? Quais as causas do êxito ou do fracasso da ação realizada? Há necessidade de ações corretivas visando alcançar os resultados esperados? Qual o impacto dos resultados alcançados no contexto atual? (nível de leitura, capacidade interpretativa, domínio das equações matemáticas, a produção textual com coesão e coerência,etc.)

Para monitorar e avaliar são necessários: Indicadores – são formas de representar por mensuração resultados, processos ou impactos frutos de uma execução – seja de ação ou do projeto em sua totalidade.

Três categorias de indicadores: 1º Indicadores de Eficácia – medem o grau de alcance das metas e das ações em um determinado período de tempo. Expressam em percentual o quantitativo alcançado. 2º Indicadores de Eficiência – medem a proporção entre recursos utilizados e resultados obtidos – é o chamado custo/benefício. 3º Indicadores de Efetividade – Mede o grau de modificação da situação-problema que deu origem à meta ou ação. É a superação do Desafio.

Mas não é só isso! Para se ter uma avaliação fundamentada, além dos indicadores é preciso estabelecer Parâmetros! É levar em conta: Desempenho anterior Metas definidas internamente/escola Padrões de referência regionais Padrões de referência estaduais Padrões de referência nacionais

O que é necessário para começar o Monitoramento e a Avaliação do P.A? Definir quais instrumentos de registros serão utilizados – Fichas, Relatórios, Atas,Auto-Avaliação,Registro de Observação Direta, Diários de Classe, etc. Definir com que frequência serão os instrumentos serão preenchidos (ter como base a especificidade da meta/ação) Definir os encontros ordinários para a equipe gestora analisar, discutir e tomar decisões. Definir estratégias de divulgação dos resultados alcançados, proposições feitas e decisões tomadas. Depois.........

Agir! Sempre Juntos!

O desafio do monitoramento e avaliação... As coisas são o que parecem ser; Ou não são e nem parecem ser; Ou não são e não parecem ser; Ou não são e mesmo assim parecem ser; Identificar esses casos É a tarefa do homem sábio. (Epictetus, apud Fletcher – 1989)