Os arquétipos no marketing.

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Transcrição da apresentação:

Os arquétipos no marketing.

Arquétipos Do grego “arqueos” – primeiros Padrões de comportamento que existem não simplesmente no inconsciente pessoal, mas no inconsciente coletivo.

Inconsciente coletivo Segundo Jung, é o conjunto de sonhos e desejos de todo um grupo, ou mesmo de uma raça, ou de toda a humanidade.

O uso estratégico da emoção no consumo. Pessoas vão às compras em busca de “emoção”. A emoção dá significado à decisão de compra.

“Espírito do produto” Elo emocional que estabelece a relação íntima do consumidor com as marcas.

Por falar em marcas… Quando a Philip Morris comprou a Kraft Foods, pagou US$ 1 bilhão por todos os ativos (fábricas e equipamentos) e US$ 10 bilhões pelas marcas.

Por falar em marcas… Marcas bem trabalhadas valem mais do que as empresas propriamente ditas.

Por falar em marcas… Marcas bem trabalhadas tocam “pontos sensíveis” na mente e no coração do consumidor.

Pontos sensíveis? Isso mesmo. Universos emocionais definidos. OU Arquétipos emocionais.

Uma estratégia de comunicação adequada cria um “mundo” para a marca ou o produto que se vende. Esse mundo é formado por maneiras de pensar ou estados emocionais que já existem na psique humana. Quando um esforço de comunicação toca nesse mundo, exerce maior impacto sobre o consumidor.

Arquétipos e apelos emocionais Instinto - Razão - Ego - Espírito

O instinto - Raiz - Instinto de posse - Instinto de sobrevivência - Guerreiro - Socialização

A razão - Cenas do cotidiano - Formalização - O racional - A grande meta

O ego - Auto-estima - O espírito rebelde - O íntimo - “I am a star” - Equilíbrio estético - Exaltação dos sentidos - O jogo do poder

O espírito Expansão - Expressão - O líder visionário - Sentimento tribal - Sentimento cósmico - Sensibilidade