LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA

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Transcrição da apresentação:

LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA EDUCAÇÃO INFANTIL PROFª Ms. GIANE MOTA

LINGUAGEM ORAL Presente no cotidiano; Consideram que seu aprendizado é: Processo natural ( maturação biológica); Fruto da intervenção direta; A aprendizagem fruto da maturação biológica prescinde de ações educativas planejadas com a intenção de favorecer essa aprendizagem, já a que é fruto da intervenção direta crê que para aprender a linguagem oral, basta ensinar listas de palavras em situações de silêncio. Outro recurso é o da imitação da fala da criança buscando estabelecer proximidade

LINGUAGEM ORAL Mas convém não esquecer que: “Muito antes de se expressarem pela linguagem oral as crianças podem se fazer compreender e compreender os outros, pois a competência lingüística abrange tanto a capacidade das crianças compreenderem a linguagem quanto sua capacidade para se fazerem entender.”(RFNEI, 1998:126)

Não é um processo linear e ocorre por meio de aproximações sucessivas com a fala do outro( pais, professores, amigos, televisão, rádio, etc.) - Não consiste também em memorizar sons e palavras, pois a aprendizagem da fala pela crianças não se dá de forma desarticulada com a reflexão, o pensamento, a explicitação de seus atos, sentimentos,sensações e desejos;

Muitos dos fenômenos relacionados com o discurso e a fala, como os sons expressivos, alterações de volume e ritmo, ou o funcionamento dialógico das conversas nas situações de comunicação, são utilizados pelas crianças mesmo antes que saibam falar

Crianças ativas A linguagem oral possibilita: Comunicar idéias, pensamentos e intenções diversas; Influenciar o outro por meio de relações interpessoais; Seu aprendizado acontece dentro de um contexto As palavras só tem sentido em enunciados e textos que significam e são significados por situações dialógicas e não por meio de listas de palavras ou sentenças.

Importante não esquecer A linguagem não é homogênea; Aprender a falar é mais do que memorizar sons e palavras, pois envolve a explicitação dos atos, sentimentos, sensações e desejos As crianças tem ritmos próprios e a conquista de suas capacidades lingüísticas se dá em tempos diferenciados, sendo que a condição de falar com fluência, de produzir frases completas e inteiras provém da participação em atos de linguagem A linguagem não é homogênea- o que significa que há variedades de falas, diferenças nos graus de formalidade em as convenções do que se pode e deve falar em determinadas situações comunicativas. Qto mais a criança puder falra, dar recados, contar histórias, contar o que aconteceu em casa, mais se poderá desenvolver a sua capacidade comunicativa de maneira significativa

Em grupo, imagine a seguinte situação: Exercício Em grupo, imagine a seguinte situação: - Você é educadora em uma creche; - Precisa realizar atividades de estímulo a linguagem oral - Faixa etária da sua turma : 1 ano O que fará? Por que esta atividade é importante a esta faixa etária? Como se desenvolverá a atividade?