OS DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Federação Portuguesa de Atletismo
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
PSICOLOGIA.
O Início da Comunicação
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
A APRENDIZAGEM EFETIVA
Professor Marcelo Rocha Contin
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
ELEMENTOS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Ciberinfante criativo
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
SISTEMA CONSTRUTIVISTA
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
A PRÁTICA DO COACHING Por HomeroReis.
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
ACADÊMICA: SABRINA KELLER ORIENTADORA: CLARA MARIA FURTADO
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
JOGOS E BRINCADEIRAS NA PRÉ-ESCOLA
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
OUTRAS TIPOLOGIAS DE JOGOS Profa. Rita de Cassia Fernandes
DESCOBRINDO O RPG.
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
A importância do jogo/brinquedo no desenvolvimento da criança
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROJETO BRINCANDO DE JOGAR
Desenvolvimento Cognitivo e Social na Segunda Infância
Transcrição da apresentação:

OS DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa OS DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa. RITA DE CASSIA FERNANDES ACADEMIA DE ENSINO SUPERIOR

A pintura "Jogos Infantis", do pintor Pieter Brueghel, de 1560, mostra 84 jogos.

O JOGO ALGUNS AUTORES: LEIBNIZ, SCHILLER, CHATEAU, CALLOIS, PIAGET, VYGOTSKY. PRECISAMOS RECONHECER O CARÁTER PEDAGÓGICO E A IMPORTÂNCIA DO JOGO. O JOGO DEVE SER VISTO COMO FENÔMENO SOCIAL.

O JOGO... NÃO BASTA CONHECER E APLICAR ALGUNS JOGOS. O JOGO NÃO SEPARA O SUJEITO DO OBJETO. PELO JOGO A CRIANÇA DESENVOLVE SUAS POTENCIALIDADES.

O JOGO O JOGO É INTENSO, CRIATIVO, AGRADÁVEL, INCERTO. MOTIVAÇÃO E PRAZER. NÃO ESQUECER O QUE APRENDEMOS. MANTER E APERFEIÇOAR A APRENDIZAGEM. A IMPORTÂNCIA DOS NOVOS DESAFIOS. JOGAR PARA CRIAR E SE DESCOBRIR.

O jogo e sua pluralidade: diferentes áreas do conhecimento. Representa uma grande família. Situações de relação e interdependência O jogo visto como sistema complexo e dinâmico. JOGO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM

PIAGET DESCREVE QUATRO ESTRUTURAS BÁSICAS DOS JOGOS INFANTIS: JOGOS DE EXERCÍCIO JOGOS SIMBÓLICOS. JOGOS DE CONSTRUÇÃO. JOGOS DE REGRAS.

JOGOS DE EXERCÍCIO - REPETIR GESTOS JÁ APRENDIDOS. PRAZER NO SABER-FAZER. REPETIR GESTOS EM SITUAÇÕES QUE ELES NÃO SÃO NECESSÁRIOS (EXERCITAR). ÚNICA FORMA DE JOGO POSSÍVEL PARA AS CRIANÇAS DO PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR.

JOGOS SIMBÓLICOS FAZ DE CONTA/ FANTASIA (ALGO QUE NÃO É POSSÍVEL NA REALIDADE). RESOLVER CONFLITOS E REALIZAR DESEJOS. DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO. NA PRÉ-ESCOLA, O RACIOCÍNIO LÓGICO AINDA NÃO É SUFICIENTE PARA EXPLICAÇÕES COERENTES SOBRE A REALIDADE.

O PODER DE FANTASIAR PREPONDERA SOBRE AS EXPLICAÇÕES. JOGOS SIMBÓLICOS O PODER DE FANTASIAR PREPONDERA SOBRE AS EXPLICAÇÕES.   A CRIANÇA EXERCITA SUA CAPACIDADE DE PENSAR (REPRESENTAR SIMBOLICAMENTE SUAS AÇÕES) E AS HABILIDADES MOTORAS.

JOGOS DE CONSTRUÇÃO CONSTRUÇÃO DOS MATERIAIS DOS JOGOS. AJUSTAMENTO CADA VEZ MAIOR À REALIDADE. REPRODUÇÃO COM MATERIAIS DAS COISAS IMAGINADAS.

TRANSIÇÃO ENTRE O JOGO SIMBÓLICO E O DE REGRAS. JOGOS DE CONSTRUÇÃO DISPOR DE UMA VARIEDADE DE MATERIAIS , CORES, FORMAS, PESO, TEXTURAS (ENRIQUECE O TRABALHO). TRANSIÇÃO ENTRE O JOGO SIMBÓLICO E O DE REGRAS. É MUITO IMPORTANTE CONVERSAR COM AS CRIANÇAS ANTES, DURANTE E DEPOIS SOBRE AS SUAS TAREFAS (TOMADA DE CONSCIÊNCIA).

JOGOS DE REGRAS TAMBÉM CHAMADO DE JOGO SOCIAL. MARCADO PELA ATIVIDADE COLETIVA E A PRESENÇA DAS REGRAS. A CADA CONFLITO UMA REGRA PODE SER CRIADA. UMA NOVA FORMA DE JOGO NÃO EXCLUI AS DEMAIS.

Na faixa etária de 7- 8 anos a 11 - 12 anos ocorre o declínio do simbolismo e progresso do jogo de regras.

ALGUNS EXEMPLOS BRINCAR DE CIRCO – JOGO SIMBÓLICO. BRINCAR DE TRÂNSITO – JOGO SIMBÓLICO. CONSTRUÇÕES LIVRES DE CIDADES, FAZENDAS -JOGOS DE CONSTRUÇÃO. PASSA 10. PEGA-PEGA. MÃE-DA-RUA. AMARELINHA

JOGOS COPERATIVOS Fábio Brotto em seu livros Jogos Cooperativos,nos explana: Coisas semelhantes e/ ou diferentes são reunidas em condições especiais de convivência: RESPEITO MÚTUO HARMONIA OBJETOS COMUNS e LIBERDADE Jogar – e viver – é uma OPORTUNIDADE criativa para ENCONTRAR: Com a gente mesmo. Com os outros. Com o TODO.