Marcos Baptista Lopez Dalmau

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Advertisements

Certificação Digital: mais uma bugiganga para a EAD ?
A importância da formação docente na mediação em EAD
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
  Ana Carolina Castelli da Silva
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
Prof. Sylvio L. Honório Coordenadoria de Extensão POLÍTICAS DE EXTENSÃO DA UNICAMP: SUBSÍDIOS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO Organização PREAC.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Artemilson Lima Ilane Cavalcante
Uma experiência da Universidade Corporativa Petrobras
Referencias de Qualidade adotados na Adaptação de um Curso a Distância
Sistemas de Informação
A Importância da Educação Continuada
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Tipos de Tutoria.
O papel do conteudista.
Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD
Vinte anos de políticas públicas
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Título – exemplo: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE EAD: A EXPERIÊNCIA DO E-TE Fulano da Silva de Tal - Fulano da Silva.
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Contato: ARQUITETURA PARA CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM SAÚDE BUCAL UTILIZANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
RESISTÊNCIA X ACEITAÇÃO DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DO CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM UMA FACULDADE PARTICULAR NO ESTADO DO CEARÁ Profª. Luciana.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Gestão pedagógica em EaD
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Área: Relações Internacionais Título – O campo de atuação do profissional de Relações Internacionais na região da Grande Florianópolis: características.
A Gestão participativa
1 ÉTICA E GOVERNANÇA: Ouvidoria para a cidadania 1 III Ciclo Etical em Brasília, 2006 Projeto ETICAL – Iniciativa Latino-americana pela Ética “ÉTICA E.
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
CURRÍCULO REFERÊNCIA Prof. Araci Hack Catapan
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Transcrição da apresentação:

Marcos Baptista Lopez Dalmau PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UFSC Rafael Pereira Ocampo Moré Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC rafaelmore@hotmail.com Denise Aparecida Bunn denise.eadadm@gmail.com Patrícia Regina da Costa patycos21@hotmail.com João Nilo Linhares jlinhares1@starmedia.com   Alexandre Marino Costa marino@cse.ufsc.br Gilberto de Oliveira Moritz gomoritz@cse.ufsc.br Marcos Baptista Lopez Dalmau dalmau@cse.ufsc.br

Objetivo Geral Apresentar o processo de produção do material impresso (Livro) no Curso de Graduação em Administração, na modalidade a distância, da UFSC.

Fundamentação Foram pesquisados autores referências da área de EAD: Moore, Aretio e outros autores nacionais; Foram também analisados materiais de outras instituições de ensino, tais como Senac, Sebrae, Senac, Unisul e os da própria UFSC; Porém, em função dos problemas de gestão, foram consultados autores da referida área no que tange ao mapeamento de processos.

Metodologia Estudo exploratório; Descritivo; Qualitativo; Análise documental.

Apresentação de Resultados - Problemas iniciais: Início sem conhecimento de processos; Início sem uma definição de lay-out, páginas, padrão; Início sem uma definição de equipe para se trabalhar, dentre outros.

Apresentação de Resultados - Primeiras soluções... Determinação de uma comissão técnica para criação do material e determinação de políticas de atuação. - Principais atribuições – conhecer experiências exitosas, determinar um padrão, comunicação e fiscalização do cumprimento do padrão definido para o curso.

Apresentação de Resultados - Primeiras soluções... Determinação de uma comissão editorial para avaliação do material. - Principais atribuições – interagir com os professores conteudistas, determinar padrão de criação do material didático, avaliar e aprovar (qualitativamente) o que fora criado.

Apresentação de Resultados - Primeiras soluções... Contratação de profissionais para criação, adaptação metodológica e auxílio no controle dos processos. - Principais atribuições – auxiliar na interação com os professores conteudistas, adaptação metodológica, capacitar professores, lay-out.

Créditos Carga Horária Nº de Páginas 1 15 h/a 30 2 30 h/a 60 3 45 h/a 90 4 60 h/a 120 5 75 h/a 150 6 90 h/a 180 7 105 h/a 210 8 120 h/a 240

Apresentação de Resultados - Outros problemas... Dificuldade dos professores aceitarem as sugestões propostas pela comissão editorial; Dificuldade dos professores cumprirem os prazos; Resistência em detalhar mais os conteúdos – manutenção de comportamentos presenciais.

Apresentação de Resultados - Outras soluções... Condicionar recebimento financeiro às mudanças; Planejamento com realidades temporais distintas e amarração do cumprimento do prazo ao recebimento financeiro. Sensibilização contínua para fazer com que o professor perceba a importância de se trabalhar da maneira sugerida. Ênfase nos ganhos diretos e indiretos.

Considerações finais A experiência com a produção dos materiais didáticos vem motivando os participantes de todo processo a continuar suas atividades, em virtude dos feedbacks positivos do curso trazidos pelos alunos e também da análise crítica com o acompanhamento constante do curso. Inevitavelmente o curso como um todo obteve e obtém melhorias com a adoção da EAD. Um material impresso de qualidade e que atenda as expectativas dos alunos é um fator que deve ser considerado no momento que se opta em utilizar a EaD e os princípios que levam à qualidade do material didático devem ser constantemente revistos e analisados. Infelizmente, a maioria dos problemas relacionados à criação e produção de materiais didáticos é decorrente de questões humanas, de interação e objetivos pessoais. Deve-se trabalhar para que se amenize os diferentes pontos de vista.

Obrigado! dalmau@cse.ufsc.br