Marcos Baptista Lopez Dalmau PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, DA UFSC Rafael Pereira Ocampo Moré Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC rafaelmore@hotmail.com Denise Aparecida Bunn denise.eadadm@gmail.com Patrícia Regina da Costa patycos21@hotmail.com João Nilo Linhares jlinhares1@starmedia.com Alexandre Marino Costa marino@cse.ufsc.br Gilberto de Oliveira Moritz gomoritz@cse.ufsc.br Marcos Baptista Lopez Dalmau dalmau@cse.ufsc.br
Objetivo Geral Apresentar o processo de produção do material impresso (Livro) no Curso de Graduação em Administração, na modalidade a distância, da UFSC.
Fundamentação Foram pesquisados autores referências da área de EAD: Moore, Aretio e outros autores nacionais; Foram também analisados materiais de outras instituições de ensino, tais como Senac, Sebrae, Senac, Unisul e os da própria UFSC; Porém, em função dos problemas de gestão, foram consultados autores da referida área no que tange ao mapeamento de processos.
Metodologia Estudo exploratório; Descritivo; Qualitativo; Análise documental.
Apresentação de Resultados - Problemas iniciais: Início sem conhecimento de processos; Início sem uma definição de lay-out, páginas, padrão; Início sem uma definição de equipe para se trabalhar, dentre outros.
Apresentação de Resultados - Primeiras soluções... Determinação de uma comissão técnica para criação do material e determinação de políticas de atuação. - Principais atribuições – conhecer experiências exitosas, determinar um padrão, comunicação e fiscalização do cumprimento do padrão definido para o curso.
Apresentação de Resultados - Primeiras soluções... Determinação de uma comissão editorial para avaliação do material. - Principais atribuições – interagir com os professores conteudistas, determinar padrão de criação do material didático, avaliar e aprovar (qualitativamente) o que fora criado.
Apresentação de Resultados - Primeiras soluções... Contratação de profissionais para criação, adaptação metodológica e auxílio no controle dos processos. - Principais atribuições – auxiliar na interação com os professores conteudistas, adaptação metodológica, capacitar professores, lay-out.
Créditos Carga Horária Nº de Páginas 1 15 h/a 30 2 30 h/a 60 3 45 h/a 90 4 60 h/a 120 5 75 h/a 150 6 90 h/a 180 7 105 h/a 210 8 120 h/a 240
Apresentação de Resultados - Outros problemas... Dificuldade dos professores aceitarem as sugestões propostas pela comissão editorial; Dificuldade dos professores cumprirem os prazos; Resistência em detalhar mais os conteúdos – manutenção de comportamentos presenciais.
Apresentação de Resultados - Outras soluções... Condicionar recebimento financeiro às mudanças; Planejamento com realidades temporais distintas e amarração do cumprimento do prazo ao recebimento financeiro. Sensibilização contínua para fazer com que o professor perceba a importância de se trabalhar da maneira sugerida. Ênfase nos ganhos diretos e indiretos.
Considerações finais A experiência com a produção dos materiais didáticos vem motivando os participantes de todo processo a continuar suas atividades, em virtude dos feedbacks positivos do curso trazidos pelos alunos e também da análise crítica com o acompanhamento constante do curso. Inevitavelmente o curso como um todo obteve e obtém melhorias com a adoção da EAD. Um material impresso de qualidade e que atenda as expectativas dos alunos é um fator que deve ser considerado no momento que se opta em utilizar a EaD e os princípios que levam à qualidade do material didático devem ser constantemente revistos e analisados. Infelizmente, a maioria dos problemas relacionados à criação e produção de materiais didáticos é decorrente de questões humanas, de interação e objetivos pessoais. Deve-se trabalhar para que se amenize os diferentes pontos de vista.
Obrigado! dalmau@cse.ufsc.br