Gestão Territorial Integrada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS
PLANO DE GESTÃO.
Projeto CadastroGEO Coordenador: Hélcio Nascimento 25 de março de 2017.
IguatuIguatu Significa Água Boa Orçamento Municipal 2013: ,00 População estimada População Área da unidade territorial.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Aplicação de SIG no Planejamento Urbano Palmeira/PR
Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ct&I Vitória-ES, 08/03/2013.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Educação Permanente em Saúde :
Ministério da Educação
A integração das informações a partir do
Fabiano André Vergani
Quem somos O que fazemos Slide 1
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
O IPTU e a Geomática Vanize Melim Eng. Civil.
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
Gestão Estratégica na Política Pública
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Secretaria de Gestão Pública Unidade Central de Recursos Humanos Secretaria de Estado da Fazenda Departamento de Despesa de Pessoal do Estado Sistema de.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Proposta discutida pelas principais instituições públicas executoras e detentoras da cartografia estadual em 08 e 09 de julho de 2010 e aprovada pelo Conselho.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Laboratório de Ensino a Distância
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
ABRIL 2010.
Apresentação Diagnóstico Social
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Câmara Municipal de Roseira Audiência Pública Projeto de Lei nº 09/2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Escritório de Projetos
MAIO 2010.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
Secretaria Municipal de Planejamento Governamental e Orçamento Secretária Geral Diretoria de Planejamento e Orçamento Gerência de Convênios Gerência de.
A Lei nº14.881, de 27/01/2011, criou o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI) com o propósito de apoiar e desenvolver.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH Comissão de Hospitais.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Campo Grande - Cidade Morena. 12ª REUNIÃO DO 01 e 02 de Junho de 2016.
Transcrição da apresentação:

Gestão Territorial Integrada de São José dos Campos

HISTÓRICO: A PMSJC dedica esforços desde 2002 para implantar o Cadastro Multifinalitário; Diversidade de acervo de informações textuais, cartográficas e geográficas de forma descontinuada; Necessidade de uma base estruturada, padronizada e única; Necessidade de atualização das informações para acompanhar a dinâmica da cidade.

MOTIVADORES: Prover a PMSJC de um Sistema de Gestão Territorial Geográfico, que auxilie nas tomadas de decisões; Transformar a informação geográfica em insumo indispensável nos processos de gestão do município.

OBJETIVO: Incorporar o Uso da Geotecnologia na Gestão Territorial do Município de São José dos Campos. Otimizar os investimentos municipais, utilizando a gestão geográfica como fator determinante na tomada de decisão; Unificar as informações geográficas do município; Dar transparência na apresentação das legislações que regem o território de forma geográfica;

O PROJETO: * Gestão do Projeto  Consórcio Constituição do NGT - Núcleo de Gestão Territorial da Prefeitura; Detalhamento das especificações técnicas do projeto; Estruturação de Editais; Acompanhamento dos serviços contratados; Auditoria e Homologação dos produtos e serviços entregues. (recursos próprios) * Serviços Contratados pela PMSJC através de Processos Licitatórios (recursos BID)

O CONSÓRCIO SJCDigital Visando a implantação do Projeto “...a união de três organizações que detém um amplo acervo sistematizado do conhecimento existente sobre o município de São José dos Campos é fundamental para um correto dimensionamento dos serviços a serem contratados no âmbito do projeto SJCDigital”. Apoio:

O CONSÓRCIO SJCDigital “...organizações com características distintas que se completam em suas especialidades, é um fator relevante para um projeto de tamanha grandeza”. “...a formação de um consórcio com três organizações sem fins lucrativos, com fortes raízes e histórico na cidade de São José dos Campos, reafirma o compromisso com a transparência do processo de execução do projeto”. Apoio:

Entidade de direito privado, sem fins lucrativos há 30 anos em São José dos Campos Objetivos Estatutários: Promover, incentivar e executar atividades que empreguem processos ou produtos provenientes das áreas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. tem gerenciado acordos, convênios e contratos com uma movimentação financeira de cerca de 100 milhões/ano; possui equipe multidisciplinar com experiência comprovada há mais de 20 anos no seguimento de geoprocessamento; tem implantado geotecnologia em cidades com população de até um milhão de habitantes; conhecimento da cidade de São José dos Campos, através de projetos firmados desde 1999.

Associação Civil, de direito privado, sem fins lucrativos, sem cunho político ou partidário, que visa contribuir para a governança pública e social das localidades em que atua. Foi idealizado a partir da constatação da necessidade de uma organização que pudesse trabalhar a eficiência da máquina pública, o planejamento e a pesquisa como fonte para a elaboração de projetos de longo prazo, que fossem apropriados pela população. ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO PESQUISA

Instituição de ensino, pesquisa e extensão, mantida pela FVE - Fundação Valeparaibana de Ensino estabelecida como instituição jurídica de direito privado, comunitária e sem finalidade lucrativa, sediada em São José dos Campos desde 1963. Atualmente, a Instituição possui mais de 5 mil alunos nos cursos de graduação, em diferentes áreas do conhecimento; Excelência em cursos de pós-gradução (doutorado e mestrado), extensão universitária e cursos de curta duração; No último ranking de Universidades da Folha de São Paulo (RUF), a UNIVAP foi classificada como a terceira melhor instituição de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo, e entre as dez melhores particulares do País.

SERVIÇOS EXECUTADOS PELO CONSÓRCIO CONTRATADOS PELA PMSJC GESTÃO DO CONHECIMENTO SERVIÇOS EXECUTADOS PELO CONSÓRCIO GESTÃO DE PROCESSOS COM ENVOLVIMENTO GEOESPACIAL MAPEAMENTO URBANO BÁSICO NGT GESTÃO DO PROJETO FUNCATE IPPLAN FVE - P.M.S.J.C. - recursos próprios recursos BID MAPEAMENTO DO CADASTRO TÉCNICO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS AQUISIÇÃO DE IMAGENS SERVIÇOS CONTRATADOS PELA PMSJC

NGT – Núcleo de Gestão Territorial Estrutura Mínima Representante do Consórcio Representante da Prefeitura (Fazenda/Informática/....) COMITE NGT – Núcleo de Gestão Territorial Mantido após a finalização do contrato, visando a manutenção de todos os benefícios alcançados Representante Técnico do Consórcio GESTOR CONSÓRCIO Representante Técnico da Prefeitura GESTOR PREFEITURA Representante Técnico do Consórcio MUB Representante Técnico do Consórcio CONH PROC Representante Técnico da Pref. (Secretaria A) Representante Técnico da Pref. (Secretaria B) Representante Técnico da Pref. (Secretaria C)

GESTÃO DO PROJETO P.M.S.J.C. Transferência do Conhecimento à Prefeitura, possibilitando a Gestão Integrada do Território de forma continuada; Detalhamento das especificações técnicas do projeto; Estruturação de Editais; Acompanhamento dos serviços contratados; Auditoria e Homologação dos produtos e serviços entregues. Apoio:

MAPEAMENTO URBANO BÁSICO Organização do acervo existente na Prefeitura e participantes do Consórcio; Unificação deste acervo em uma base de dados geográfica; Implantação do Banco de Dados Geográfico do acervo (tecnologias abertas); Incorporação de Dados do IBGE; Implementação de Solução GEOWeb (tecnologias abertas). MAPEAMENTO URBANO BÁSICO Consórcio

GESTÃO DE PROCESSOS COM ENVOLVIMENTO GEOESPACIAL Constituição do NGT - Núcleo de Gestão Territorial da Prefeitura; Institucionalização do Geoprocessamento na Prefeitura; Análise de processos de trabalho entre Secretarias (WorkFlow); Análise de infraestrutura para o uso de geotecnologias; Implantação do processo de multiplicadores. GESTÃO DE PROCESSOS COM ENVOLVIMENTO GEOESPACIAL Consórcio

GESTÃO DO CONHECIMENTO Capacitação continuada (Aculturação e Inclusão do geoprocessamento e geotecnologias); Plano de comunicação do programa; Alinhamento entre as Secretarias; Formação de Instrutores para orientação dos multiplicadores; Formação de extensão universitária (especialização). GESTÃO DO CONHECIMENTO Consórcio

AQUISIÇÃO DE IMAGENS Aquisição de Imagem por Aerolevantamento (escala de voo 1:8.000 e final 1:2.000); Aquisição de Imagem por Satélite GeoEye (escala da imagem 1:25.000 e final 1:10.000); Aquisição de Imagem por Satélite World View (escala da imagem 1:25.000 e final 1:10.000); Modelo Digital de Terreno e Mosaico. AQUISIÇÃO DE IMAGENS Contratados

MAPEAMENTO DO CADASTRO TÉCNICO Higienização dos dados tabulares do Cadastro Imobiliário e Mobiliário; Mapa Atualizado e Geocodificado Quadras; Mapa Atualizado e Geocodificado de Face de Quadras; Mapa Atualizado e Geocodificado de Lote; Mapa Atualizado e Geocodificado de Edificação; Reambulação para Lotes e Edificações; Mapa Atualizado de Foto Frontal; Cálculo das discrepâncias de edificações para fins fiscais. MAPEAMENTO DO CADASTRO TÉCNICO Contratados

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Desenvolvimento de Solução para Gestão Territorial Integrada – aderentes aos padrões de interoperabilidade e-PING adotadas pelo Governo Federal Módulo Imobiliário; Módulo Mobiliário; Módulo de Mobilidade Urbana; Módulo Saúde; Módulo Educação; Módulo Assistência Social; Módulo Planejamento Urbano e Regional. SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS Contratados

CRONOGRAMA FASE CONSÓRCIO Início de contratação dos Serviços Entrega do MUB pelo Site Criação do NGT

CRONOGRAMA FASE CONTRATAÇÕES Entrega do aerolevantamento Entrega da restituição

ESTIMATIVA DE ARRECADAÇÃO E RETORNO Obs. Os demais tributos não foram incluídos pois não há dados para efetuar a projeção da receita * Considerando-se somente o aumento referente ao ISS do “Habite-se” Fonte: Departamento de Receita da PMSJC

ESTIMATIVA DE ARRECADAÇÃO E RETORNO Fonte: Departamento de Receita da PMSJC

ESTIMATIVA DE CUSTOS: Gestão do Projeto

OBRIGADO !