Como Influenciar a Política Pública: Lobby e Advocacia Gratuita John Chamberlin Faculdade de Política Pública Gerald R. Ford Universidade de Michigan
Etapas do Processo de Advocacia Abrindo os Alicerces Conscientização e Informação Desenvolvendo as posições da organização Divulgando para as comunidades profissional e política Ligações com outros grupos Estar Pronto Quando Chegar a Hora Certa Estar preparado com recomendações da política Legislação e/ou regulamentos Estar preparado com uma estratégia política: comunicações, coalizões, plano de mobilização
Tipos de Advocacia Educação Pública Lobby Campanha Eleitoral Litígios
Alvos da Advocacia Funcionários Eleitos Funcionários de Ministério Público em geral Profissionais em políticas comunitárias Partidos políticos Candidatos a cargos eletivos
Campanhas de Educação Pública Aumentar diretamente a conscientização do público Reuniões públicas Eventos que atraiam a atenção da mídia Panfletos Pôsteres Sites, e-mail, blogs
Campanhas de Educação Pública Educação indireta por meio da mídia Reuniões com jornalistas Reuniões com diretorias editoriais Cartas ao editor Ensaios “Op-ed” (texto opinativo) Publicidade Chamadas em programas de rádio
Campanhas de Educação Pública Aumentar a conscientização em grupos de elite Médicos e pessoal de enfermagem Associações profissionais Líderes comunitários Professores Líderes religiosos
Recursos da Advocacia Especialização e informações Informações técnicas e cientificas Estudos de caso Preferências do público Ligações (locais, nacionais, internacionais) Contatos com a imprensa Reputação Reconhecimento do nome Porta-voz de destaque Equipe de voluntários(as) Votos Dinheiro
Lobby Definição: Tentativas deliberadas de influenciar decisões políticas mediante formas de advocacia direcionadas a formadores de políticas, em nome de outra pessoa, organização ou grupo Normalmente a respeito de detalhes específicos da legislação ou regulamentos
Tipos de Lobby Dirigir o lobby pela equipe da ONG e profissionais da política (médicos, administradores, especialistas) Funcionários eleitos (reuniões, testemunho legislativo) Funcionários da agência Lobby indireto Lobby “popular” por membros/clientes da ONG Campanhas de mala direta Consultas Convites a funcionários para comparecerem a reuniões públicas
Campanha eleitoral Apoios Cabos eleitorais Contatos com a imprensa Registro de eleitores Trabalhar em campanhas eleitorais
Litígio Parceiros legais Advogados dativos Estudantes de Direito Consultores médicos e testemunho de especialista Identificar argumentos potencialmente vencedores Identificar fortes queixosos Contatos e estratégias com a imprensa