AULA 3 Marketing.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
III – ANÁLISE AMBIENTAL
Advertisements

Estudo de Mercados.
Prof. Nelson Vicentini - Uninove
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
MICRO E MACRO AMBIENTES DE MARKETING
MICRO E MACRO AMBIENTES DE MARKETING
Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
O Processo de Gestão Estratégica
GESTÃO DE MARKETING Análise Ambiental
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Análise do ambiente de marketing
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Ambiente externo Organização Variáveis Sociais Variáveis Tecnológicas
DIFERENÇA ENTRE CLIENTE/ CONSUMIDOR
Planejamento Estratégico
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Planejamento de Campanha – A4
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Sessões de hidroginástica
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
MARKETING & EDUCAÇÃO ANDRÉ PUGLIESE PAULA KARINI.
O Ambiente de Marketing
Capítulo 3 Coleta de informações e análise do ambiente de marketing
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
Análises: externa, variáveis ambientais, cenários
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
As empresa não atuam sozinhas no mercado
Planejamento Organizacional Integrado
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
O Ambiente de Marketing
CURSO DEFESA NACIONAL 1998 GLOBALIZAÇÃO, CRISES FINANCEIRAS E REFORMA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS Abel M. Mateus Professor Universidade.
Lavratti.com Análise externa da organização Análise das variáveis ambientais.
AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
Estratégia e o Cenário de Negócios
O Ambiente de Marketing
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios.
Marketing Carlos Freire.
Processos Administrativos Aula 1
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
AMBIENTES DE MARKETING
Origens e bases do mundo global.
Gestão da Tecnologia da Informação Turma 2008 Disciplina Inovação Tecnológica Prof. Ronaldo Barbosa
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
©2000 Prentice Hall Objetivos ä Análise das necessidades e tendências no macroambiente ä Tendências demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas,
Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I PROFª MARA DIOTTO Levantamento e Utilização de um briefing AMBIENTES (MACRO, EXTERNO E INTERNO) RISCOS E OPORTUNIDADES (HISTÓRICO.
07:20 Pensamento do dia “De nada vale um produto que atende às expectativas dos consumidores se ele é muito caro. De nada vale o mesmo produto a um preço.
Análise Macroambiental
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
O Macroambiente de Marketing é formado por forças que estão fora do controle da empresa, e que interferem na sua capacidade de desenvolver e manter bons.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 3 Coleta de informações e previsão de demanda.
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
Planejamento e Processo Decisório Aula 3 Planejamento Estratégico: ambiente externo (micro e macroambiente) Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
AMBIENTES DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços.
Capítulo 3 Coleta de informações e análise do ambiente de marketing
Transcrição da apresentação:

AULA 3 Marketing

DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE - É o processo de monitoração do ambiente organizacional que visa identificar os riscos e oportunidades, tanto presentes como futuros, que possam influenciar a capacidade das empresas de atingir suas metas.

Ambiente das Organizações Ambiente Externo É o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram for a dos limites da organização Ambiente Interno É composto pelos elementos internos da organização: pessoas, cultura organizacional, estrutura organizacional, tecnologias e sistemas de informação, instalações e processos do negócio Ambiente Organizacional Refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto internas como externas à organização, que têm potencial para influenciar o desempenho organizacional

Análise do ambiente Análise das necessidades e tendências no macroambiente Tendências demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e socioculturais

Forças do Macroambiente Aceleração do transporte, das comunicações e das transações financeiras internacionais Poder econômico asiático Ascensão dos blocos econômicos Crises monetárias internacionais Aumento das trocas e negociações Movimento em direção a economias de mercado

Forças do Macroambiente Estilos de vida globalizados Abertura de novos mercados Crescente nº de empresas transnacionais Alianças estratégicas através das fronteiras Conflitos étnicos e religiosos Marcas globais

Fatores que influenciam a estratégia de marketing da empresa 1-7 7

Forças ambientais Demográfica Político-legal Econômica Tecnológica Sociocultural Natural 3-8 8

Crescimento da população Composição etária da população Ambiente demográfico Crescimento da população Composição etária da população Mercados étnicos Graus de instrução Padrões familiares Movimentações geográficas da população 3-9 9

Mercado da Mattel na China 3-10 10

Crianças em idade escolar Grupos de faixa etária da população 65+ 40-65 25-40 Adolescentes Crianças em idade escolar Pré-escolares 3-11 11

Disponibilidade de crédito Ambiente econômico Poder de compra Distribuição de renda Poupança Endividamento Disponibilidade de crédito 3-12 12

Tipos de estrutura industrial Economias industrializadas Economias em fase de industrialização Economias de exportação de matérias-primas Economias de subsistência 3-13 13

Ambiente sociocultural Visões de si mesmas Visões das outras pessoas Visões das organizações Visões da sociedade Visões da natureza Visões do universo 3-14 14

Atividades de lazer mais populares nos EUA Caminhada Jardinagem Natação Fotografia Ciclismo Pesca Boliche Acampamento Corrida Musculação Golfe Educação continuada Excursionismo Passeios de lancha 3-15 15

Ambiente natural Escassez de matérias-primas Aumento do custo da energia Pressões antipoluição Mudança no papel dos governos 3-16 16

Ambiente tecnológico Aceleração do ritmo das mudanças Oportunidades para a inovação Variações nos orçamentos de P&D Regulamentação da mudança tecnológica 3-17 17

Ambiente político-legal Aumento da lesgislação que regulariza os negócios Crescimento de grupos de interesse especiais 3-18 18

Interdisciplinariedade Micro ambiente Interdisciplinariedade A empresa: todas as áreas da empresa Fornecedores: um elo importante Intermediários: complementadores/parceiros Concorrentes: a posição competitiva da empresa Públicos: financeiro, mídia, governo, defesa do consumidor, local, geral e interno