TUTORIA ONLINE: CONSTRUINDO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Uso do Ambiente de Ensino On-line
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
Fundação Roberto Marinho
Pedagogia da pesquisa-ação
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
Instrumentos de Avaliação - MEC
SÉCULO XX.
Construindo uma identidade profissional
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
2006.
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
APRENDIZAGEM COLABORATIVA ON LINE EM MESTRADO ACADÊMICO PRESENCIAL : UM ESTRANHO NO NINHO? Stella Cecília Duarte Segenreich Karina.
Currículo por Competências e Habilidades.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
O Papel do Tutor na EAD on-line
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O papel do conteudista.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
DE PROJETOS E PROCESSOS EDUCATIVOS A DISTÂNCIA
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Formação de Tutores a Distância
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Papel do Tutor em EAD.
FGV ONLINE Profa. Rebecca Villagrán Seoane
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Maria Vitória Ribas de Oliveira Lima Patrícia Smith Cavalcante Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação Avaliação da Aprendizagem no Programa.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Transcrição da apresentação:

TUTORIA ONLINE: CONSTRUINDO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Stella Cecilia Duarte Segenreich Maria Apparecida C. Mamede Neves Janine Dutra UCP-RJ

ORIGEM: PESQUISA INSTITUCIONAL SINAES AVALIAÇÃO INTERNA E EXTERNA EAD: CRITÉRIOS DE QUALIDADE DO MEC IES: MODELOS DE AVALIAÇÃO PDI / PROJETO PEDAGÓGICO TUTORIA PÓLOS DE APOIO PRESENCIAL AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO COM BASE NA NOÇÃO DE REFERENTE (HADJI, 1994)

DÚVIDAS E INTERROGAÇÕES O que significa ser tutor Quais são os alcances de sua tarefa Qual é a especificidade de seu papel Quem é reconhecido como um bom tutor Como se forma um tutor Como se avalia seu trabalho O tutor é imprescindível na EAD Maggio (2001)

LISTA DE DISCUSSÃO DA UNESCO TUTOR E/OU PROFESSOR São figuras diferenciadas Funções são diferentes por questões logísticas Professor = tutor junho de 2007

O RECORTE DA PESQUISA Formação continuada para professores da educação básica – 2005 - 2007 Curso de especialização na PUC-Rio Sujeitos da pesquisa: 54 cursistas de 6 escolas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e 3 tutores Instrumentos: questionários para cursistas e tutores

PROPOSTA DE TUTORIA DO CURSO EM QUESTÃO É uma atividade permanente. Tem por objetivo acompanhar o cursista (até 30). É assessorada pelos professores conteudistas. Coordena os fóruns de discussão assíncrona. Deve estimular a aprendizagem cooperativa. Participa do processo de avaliação.

ATUAÇÃO DO TUTOR Estratégias mais presentes Opções Cursistas N = 36 Estimulou a participação dos cursistas sim, muitas vezes 35 3 sim, poucas vezes 1 - não estimulou Conduziu (mediou) a discussão do grupo 32 Manteve um diálogo constante com o grupo 33 2 Levou a refletir sobre a prática docente Teceu comentários construtivos e de forma agradável 34

Estratégias menos presentes ATUAÇÃO DO TUTOR Estratégias menos presentes Opções Cursistas N = 36 Tutores N = 3 Tirou dúvidas de conteúdo dos textos sim, muitas vezes 30 2 sim, poucas vezes 4 1 não estimulou - Estimulou o aprofundamento dos conteúdos 29 5 1* Mediou equilibradamente a discussão Fez perguntas 6

QUALIDADES / COMPETÊNCIAS MAIS IMPORTANTES QUALIDADES DO TUTOR CONSIDERADAS MAIS IMPORTANTES SEGUNDO CURSISTAS E TUTORES DO MÓDULO 1 QUALIDADES / COMPETÊNCIAS MAIS IMPORTANTES CURSISTAS N = 36 TUTORES N = 3 Dominar o conteúdo da disciplina 19 1 Promover relação entre teoria e prática 17 - Ter experiência docente 16 Manter um diálogo constante com o grupo 15 2 Estimular a participação dos alunos 14 Estabelecer relações empáticas com seus interlocutores Tecer comentários completos e construtivos de maneira agradável 10 3 Ter capacidade de comunicação por escrito com os alunos 08

QUALIDADES DO TUTOR CONSIDERADAS MENOS IMPORTANTES SEGUNDO CURSISTAS E TUTORES DO MÓDULO 1 QUALIDADES / COMPETÊNCIAS MENOS IMPORTANTES CURSISTAS N = 36 TUTORES N = 3 Incentivar a que lhe façam perguntas adicionais 21 1 Proporcionar elo entre aluno e instituição promotora do curso 19 2 Dominar os recursos do ambiente online 15 - Motivar positivamente para a realização de tarefas 10 Dar uma ajuda suplementar para um estudante em dificuldade 9

CONCLUSÕES Consistência do perfil do tutor proposto no projeto do curso, tomado como referente. Convergência de cursistas e tutores sobre a importância do diálogo constante com o grupo. Preocupação dos cursistas em relação à experiência docente e domínio de conteúdo dos tutores. Minimização (?) da importância de qualidades como incentivar a que lhe façam perguntas adicionais. Importância da construção de indicadores institucionais próprios, de forma participativa. Necessidade de comparar indicadores institucionais com padrões de avaliação mais amplos – negociação de referentes.

PERSPECTIVAS DE ESTUDO Estender o estudo da tutoria on line - a outras IES - a outras formas de tutoria Explorar outras dimensões da EAD - ambientes de aprendizagem - pólos de apoio presencial.

stella.segen@terra.com.br apmamede@gmail.com janine.dutra@ucp.br