JORNAL A NOTÍCIA AS LIÇÕES DA MUDANÇA DO FORMATO NILSON VARGAS EDITOR-CHEFE DO DIÁRIO CATARINENSE EX EDITOR-CHEFE DE A NOTÍCIA, ONDE COMANDOU O PROCESSO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ESTADO DO MARANHÃO LÍDER ABSOLUTO
Advertisements

Setembro de 2007 / São Paulo - Brasil CONTRUÇÃO DE PARCERIAS Bruno Thys Diretor de Redação.
Seminário Jovens Leitores ANJ – 27/03/2006 COMO GANHAR E CATIVAR JOVENS LEITORES EDUARDO TESSLER INNOVATION/BRASIL INNOVATION.
LANCE! Caso especial entre os jornais
EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais
A importância do planejamento
Iniciando Um Pequeno Grande Negócio – IPGN SEBRAE
Jornalismo e Assessoria de Imprensa
Aula 01 Profissão!.
Palestrante: Maria Luiza Borges Editora-executiva
Veículo de Comunicação: Jornal
JORNALISMO CORPORATIVO
? O que é. É o portal com o mais evoluído conceito editorial: Conteúdo Premium para uma Audiência Premium MotorDream introduz na imprensa brasileira uma.
MELHORES & MAIORES CAPA INTERATIVA.
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Assessoria de Imprensa História
Moda, beleza e estilo são os grandes assuntos da revista ESTILO
Proposta para: BOLETIM BIOCOMBUSTÍVEIS IICA. OBJETO DA PROPOSTA Publicação digital e mensal que ofereça aos estudiosos e investidores da cadeia produtiva.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Aula 3 Práticas em Mídia II.
DESAFIOS BRASILEIROS ESPECIAIS Um projeto inédito dos dois
Professora: Rosana Santos
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares.
O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Editorias Roteiro de pesquisa
CRôNICA.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares.
O que é o ListLoc.net? Com o aumento da profissionalização no mercado de Locação de Equipamentos, devido ao desempenho e atuação de grandes empresas nacionais.
Soluções em Comunicação Social
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Uma realização dos Sínodos da IPB no Espírito Santo: SCE, SME e SER.
Tema Enunciação jornalistica contemporânea no jornal impresso.
Estratégias de Comunicação nas etapas das necessidades
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Convergência Jornalística COM 126 – Oficina Jornalismo Digital.
Como funciona a imprensa
Com a rápida adesão da mídia on line como um dos principais meio de informação mundial, a mídia impressa se preocupa. Quando dizemos mídia impressa, nos.
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
O que é Assessoria de Imprensa
MELHORES & MAIORES A edição de 2012 de Melhores & Maiores apresenta uma ação inédita e jamais produzida em uma revista brasileira! apresentamos Realidade.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Mídia Impressa.
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Redigindo a opinião do grupo.
EDITORIAL.
Etapas de produção da revista
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
Técnica de Redação em AI Nossa saga continua......
Estrutura da Reportagem
PORTIFÓLIO COMERCIAL.
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
Prof. MSc. Cláudio Cabral Gestão de Produto.  O PDP é um Plano que visa minimizar incertezas para se desenvolver um produto desde a identificação da.
TEXTO PARA JORNAL.
RECEITAS EXTRA.
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
Desenvolvimento de novos produtos
MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES. A cada minuto OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO veiculam milhares de notícias.
Como canalizar a notícia de empresa sem identidade jornalística.
Dicas para entrevistas
Camila Alves dos Santos; Cinthia Moreira Fonseca; Diná Aguiar da Silva; Rodrigo V. L. Martins. AGÊNCIA:
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi.
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Mapa Conceitual – Um Ambiente  Trabalho Colaborativo, Mídias Digitais Multimodalidade, Web 3.0 e o.
Projetos Editorial e Gráfico Parâmetros para elaboração Publicação Empresarial - Jornal Impresso.
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
Relatório Anual de Imprensa e Atividades Janeiro a Novembro / 2014 Ribeirão Preto / SP Dezembro / 2014.
Parar de estudar? Jamais! Cenários digitais na academia Cenários digitais no mercado Práticas.
REUNIÃO PLENARIA DEZEMBRO 2014 REVISTA CFMV Ricardo Junqueira Del Carlo - Editor.
Transcrição da apresentação:

JORNAL A NOTÍCIA AS LIÇÕES DA MUDANÇA DO FORMATO NILSON VARGAS EDITOR-CHEFE DO DIÁRIO CATARINENSE EX EDITOR-CHEFE DE A NOTÍCIA, ONDE COMANDOU O PROCESSO DE MUDANÇA GRÁFICA, DE FORMATO E EDITORIAL

UMA QUESTÃO QUE VAI ALÉM DA REDAÇÃO Compactar para quê? Compactar para quê? A serviço de que estratégia? A serviço de que estratégia? Apenas para economizar? Apenas para economizar? Para buscar novos leitores? Para buscar novos leitores? Para estancar queda de circulação? Para estancar queda de circulação? Praticidade? Praticidade? Ação ancorada em pesquisa de opinião? Ação ancorada em pesquisa de opinião? (O ideal é que haja um objetivo editorial, ainda que existam outros motivos econômicos fortes)

COMPACTAR Impõe reduzir o volume de conteúdo Impõe reduzir o volume de conteúdo É uma mudança conceitual no tratamento, tamanho, hierarquia dos assuntos É uma mudança conceitual no tratamento, tamanho, hierarquia dos assuntos Requer máxima adesão da redação Requer máxima adesão da redação Exige avaliação de o que sobrevive do modelo anterior Exige avaliação de o que sobrevive do modelo anterior Ação que deve ser acompanhada de novo projeto gráfico e novo conceito editorial Ação que deve ser acompanhada de novo projeto gráfico e novo conceito editorial Pode ser uma chance de aprofundar a parceria com o site Pode ser uma chance de aprofundar a parceria com o site Obriga uma releitura de fotos e infografias Obriga uma releitura de fotos e infografias Convida ao lançamento de novidades editorais (cadernos, colunas...) Convida ao lançamento de novidades editorais (cadernos, colunas...) Desafia o veículo a mostrar que ele não se apequenou Desafia o veículo a mostrar que ele não se apequenou

CASE A NOTÍCIA Rejuvenescimento do produto Rejuvenescimento do produto Necessidade de dar uma resposta modernizadora do produto ao mercado Necessidade de dar uma resposta modernizadora do produto ao mercado Adaptação à família de jornais da rede Adaptação à família de jornais da rede Insight de mercado, a partir de pesquisa de opinião Insight de mercado, a partir de pesquisa de opinião

PROJETO GRÁFICO E EDITORIAL - O NOVO A NOTÍCIA Mais cor, mais moderno, mais informal, mais gráfico e mais ousado Mais cor, mais moderno, mais informal, mais gráfico e mais ousado Aposta na cadernização para garantir mais consistência Aposta na cadernização para garantir mais consistência Inovações como o grampo Inovações como o grampo Forte sintonia com o novo site Forte sintonia com o novo site Regionalização da pauta (a serviço da estratégia global) Regionalização da pauta (a serviço da estratégia global)

PRIMEIROS RESULTADOS

Mar/08 Novo posicionamento da marca PRIMEIROS RESULTADOS

Mar/08 Novo posicionamento da marca Abr/08 Relançamento do produto PRIMEIROS RESULTADOS

FIM OBRIGADO